As escolhas corretas durante o trajeto são a maior garantia de chegar com segurança ao seu destino.
Acidentes no trânsito, mesmo quando menores, causam transtornos no tráfego, na operação e impactam toda a sociedade. Segundo a OMS, mais de 90% dos acidentes viários são causados por falha humana, ou seja, o comportamento do condutor pode criar ou evitar ocorrências desse tipo.
Você sabe quais são as maiores causas desses acidentes envolvendo caminhões? Conheça as 5 principais razões e saiba como sua empresa pode se precaver.
1- Grandes distâncias percorridas em uma mesma viagem
Nosso país possui um território muito extenso e muitas vezes o veículo acaba ficando exposto aos riscos por muito tempo.
Essa distância elevada somada à pressão por cumprir prazos, acaba contribuindo para o aumento de acidentes envolvendo veículos de carga. E isso está inteiramente ligado ao próximo tópico do texto.
2 – Descumprimento da Lei do Caminhoneiro
Em geral, o repouso semanal, intervalos para descanso, paradas para almoço e jornada máxima de trabalho são as regras mais desrespeitadas. A ideia da legislação era dar mais qualidade de vida aos caminhoneiros, mas alguns a enxergam como uma limitação à sua produtividade.
No entanto, percebemos que o sono, a fome e a fadiga acabam gerando uma perda de reflexos significativa, comprometendo a segurança do motorista e de todos que cruzam seu caminho. Portanto, exija que a lei seja cumprida.
3 – Caminhões com excesso de carga
Apesar da fiscalização exercida pelos órgãos governamentais, não é raro encontrarmos caminhões trafegando com peso acima do limite permitido. Esse tipo de situação, além de prejudicar a infraestrutura das estradas, é um fator de risco e contribui para a ocorrência de acidentes.
Lembre-se de que caminhões pesados demais acabam perdendo sua eficiência, especialmente em curvas e ultrapassagem. Isso quer dizer que, por mais que o condutor seja prudente e experiente, não terá sua máquina em perfeito funcionamento e pode se envolver em acidentes.
Assim sendo, a indicação é jamais trafegar com carga acima do permitido, deixando claro para seus clientes os danos e problemas que isso pode trazer.
4 – Imprudência dos motoristas
Infelizmente, uma parte dos caminhoneiros ainda não percebeu que o tamanho e robustez dos veículos que conduzem exige que tenham ainda mais cuidado nas estradas. Ou seja, o comportamento do condutor é um fator decisivo para os acidentes envolvendo caminhão: uma realidade que precisa ser mudada.
E os problemas são muitos, indo desde as ultrapassagens em locais proibidos até a direção em alta velocidade. Tudo isso aumenta a insegurança nas rodovias e causa inúmeros sinistros, muitas vezes fatais.
5 – Rotas mal planejadas
Sem dúvidas, a má conservação de nossas estradas e rodovias é um dos maiores desencadeadores de acidentes de trânsito nas estradas, seja em decorrência de buracos, má sinalização ou lombadas.
É imprescindível que sempre que uma operação for iniciada as rotas sejam planejadas levando em consideração todas as adversidades e obstáculos que as estradas apresentam.
Como você viu, as maiores causas dos acidentes de trânsito envolvendo caminhões podem ser minimizadas com a aplicação de boas práticas e estratégias defensivas.
Existem disponíveis no mercado serviços que oferecem suporte e o monitoramento 24 horas para capacitação, gestão e assistência à sua operação, auxiliando os condutores quanto às regras de segurança, locais de risco, direção e distância percorrida, onde são encaminhados ao cliente alertas com relatórios eletrônicos que descrevem quando as situações fogem dos conformes.
Saiba aqui como obter maior controle na sua operação e contribuir para estradas mais seguras.

Inteligência e tecnologia unidas para evitar perdas
Institucional
QUEM SOMOS
TRABALHE CONOSCO
BLOG
FALE CONOSCO
Serviços e Soluções
CADASTRO E CONSULTA
MONITORAMENTO 24 HORAS
GESTÃO DE FROTA E ENTREGA
PROJETOS ESPECIAIS
55 11 5079.2500 / 55 11 3443.2500
55 31 3653.6317
55 41 3015.7109
55 51 3072.1375
55 62 3645.3400
55 71 3271.4680
56 2 3251.1125
CNPJ: 06.326.025/0001-66 | IE: Isenta | Alameda dos Guatás, 191 – Jd. da Saúde – São Paulo / SP – CEP 04053-040