A falta de atenção durante algumas etapas da logística pode comprometer a qualidade da sua operação

A logística é extremamente importante para driblar dificuldades e conseguir a satisfação plena do cliente, a realização de todas as etapas com a atenção devida pode ser a garantia de um serviço eficiente.

Quando se entrega um pedido no prazo correto e sem danos na carga, ganha-se a confiança do cliente. Sabendo disso, separamos as 6 principais dificuldades enfrentadas durante as  entregas e maneiras simples de evitá-las.

1. Falta de controle do tempo de retenção dos veículos

O veículo ficou parado mais tempo que o previsto? A retenção em posto fiscal é uma das maiores preocupações das transportadoras, mas seu veículo não precisa ficar retido mais tempo do que o necessário, tendo um rastreamento eficiente, fica mais fácil controlar a duração dessas paradas e agilizar os processos.

2. Perda do prazo nas entregas

O principal motivo de queixa dos clientes são os atrasos nas entregas, além disso é muito comum esses clientes possuírem a chamada “janela de entrega”, um tempo de atendimento que se for desrespeitado compromete toda a operação.

As demoras podem ter relação com o processo anterior ao carregamento do veículo ou com a equipe responsável pelo transporte. Supondo-se que estas dificuldades aconteçam durante a fase de transporte, algumas ações podem ser planejadas. O motorista está desviando da rota? Houve problema mecânico no caminho? Uma série de questões podem ser levantadas, e nessa hora um sistema de rastreamento das entregas pode munir o gestor de informações indispensáveis para repensar as operações.

4. Rotas mal traçadas

Os custos referentes às rotas mal traçadas são inúmeros, desde gasto com combustível e manutenção até as horas perdidas na estrada. Se um veículo passa pelo mesmo local de outra entrega, sendo que elas poderiam ser feitas na sequência pelo mesmo veículo, mas não foram, esse é considerado um problema com a rota. Um roteirizador é capaz de sanar essas dificuldades e traçar os caminhos de maneira mais eficiente, respeitando é claro, condições como data e horário.

5. Divergências: mercadorias erradas

Essas dificuldades nas entregas podem estar relacionadas à falta de treinamento dos colaboradores para separar os produtos no estoque e nas entregas. Se for identificado que a conferência na hora do despacho dos produtos é a causa da divergência, recomendamos um treinamento mais intenso com os profissionais responsáveis por essa etapa. Outro motivo comum nesses casos é a falta de integração entre os sistemas, que além de gerar erros de informação, pode gerar retrabalho.

6. Falta de comunicação entre frota e central

Sem comunicação entre frota e central, informações essenciais para uma gestão eficiente ficam restritas a equipe de entregas até que ela volte à central com os resultados. Dificuldades e problemas que surjam no caminho também precisam ser detectados em tempo real para que haja tempo hábil para tomada de decisão mais assertiva. A comunicação pode ser feita via telefone celular ou por meio de um sistema de gestão de entregas. Há sistemas que possibilitam acompanhar em tempo real as atividades realizadas pela frota, localizar os veículos e acompanhar o status de entrega.

Não enxergar essas dificuldades durante as operações ou mesmo não fazer nada para diminuí-las, certamente irá reduzir o nível de qualidade da entrega, o que resultará em um cliente insatisfeito e na perda de competitividade.

Quer ajuda para planejar as suas entregas? Resolva todos esses principais problemas com o aplicativo de gestão de frotas da maior gerenciadora de riscos do mercado. Conheça o sistema logístico da Buonny.

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