2024 e o setor de seguros, quais os principais pontos

22/11/2023

À medida que nos aproximamos de 2024, o futuro do setor de seguros se delineia com perspectivas inovadoras e desafios dinâmicos. A revolução tecnológica, as mudanças nas necessidades dos consumidores e a crescente conscientização sobre riscos emergentes estão moldando uma nova era para as seguradoras.  

Neste cenário, antecipamos uma transformação significativa, marcada por avanços em inteligência artificial, seguros personalizados e uma abordagem mais proativa na gestão de riscos. Os próximos anos prometem ser desafiadores para o mercado, com uma possível alta da inflação, aumento da taxa de juros e principalmente as mudanças climáticas. 

Entenda os principais pontos: 

  • Impacto da mudança climática no setor de transporte: no ano de 2022, o relatório de riscos globais divulgado pelo Fórum Econômico Mundial aponta a principal preocupação das mudanças climáticas que podem ser um grande prejudicial a longo prazo. Em vista destes problemas, o tema ganha importância no setor de seguros, o aumento da frequência e da intensidade de eventos extremos amplia o risco. Além disso, a mudança climática pode alterar padrões de sinistros, aumentando a complexidade do tema para as seguradoras. 
  • Negócio personalizado ao cliente: a personalização específica para cada cliente vem se tornando de suma importância, a utilização de dados individuais para avaliar o risco de cada cliente, comunicação especializada que abordam diretamente suas dores. Estas características são importantes para fortalecer relações entre seguradora e usuário, processo que contribui para a fidelização dos próprios. 
  • Telemetria: vem se mostrando uma ferramenta valiosa para o mercado. Essa tecnologia envolve a coleta de dados em tempo real sobre o comportamento do segurado, permitindo uma análise mais detalhada de hábitos de condução. A telemetria traz benefícios importantes como precificação personalizada. Possibilitando a precificação individual, além deste ponto a prevenção de fraudes por meio da comparação de dados dos veículos, permitindo identificar inconstâncias. 

O que se pode esperar?

Evidentemente o período pode ser visto por transformações e oportunidades inovadoras. A convergência de avanços tecnológicos, mudanças nas expectativas dos consumidores e desafios dinâmicos, como os impactos das mudanças climáticas, delineia um panorama complexo. A maior interação de tecnologias como a Inteligência Artificial e a telemetria promete uma adaptação específica para cada cliente. 

A busca por sustentabilidade e resiliência diante de eventos climáticos extremos é outra fronteira crítica. As seguradoras são desafiadas a inovar em produtos que abordem os crescentes riscos ambientais, ao mesmo tempo, em que desempenham um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis. 

LinkedInFacebookTwitter
Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato