Carga fracionada: quais cuidados ter nesse tipo de transporte

GESTÃO 14/06/2022

Afinal, você sabe quais cuidados ter quando o assunto é transporte de carga fracionada?

Para entender o que é esse tipo de transporte de carga, imagine que você precisa enviar um produto de pequeno porte, mas só tem aquela demanda. Não seria viável pagar o frete de um caminhão inteiro somente para esta entrega, não é mesmo?

Pois bem, é disso que se trata a carga fracionada. Nesse tipo de frete, mais de uma empresa contratante divide o espaço de um mesmo caminhão. Com isso, é possível garantir agilidade, segurança e economia nas operações. 

Porém, antes de escolher este tipo de transporte para contratação ou iniciar na modalidade de transporte de carga fracionada, é preciso tomar alguns cuidados. 

Neste artigo, você vai entender mais sobre carga fracionada, suas vantagens e como fazer o gerenciamento de riscos quando se trata desse tipo de transporte. Acompanhe!

Entenda o que é a carga fracionada 

Se você anda analisando se a carga fracionada é viável, entenda que este tipo de transporte é possível para empresas que desejam enviar pequenos pacotes ou mercadorias.

Isto porque nessa modalidade, o embarcador paga apenas pelo espaço que irá utilizar para mandar a sua mercadoria, dividindo o custo do transporte com outras empresas.

Para quem é indicado esse tipo de carga 

Esse tipo de carga é indicado para negócios que precisam enviar pedidos pequenos para distâncias longas, ou seja, para todo o país, por exemplo, não tendo a necessidade de arcar com o frete total de um veículo. 

Dessa maneira, além da economia, o contratante do frete garante uma entrega ágil e segura para seus produtos.

Saiba como funciona o transporte da carga fracionada

Embora na explicação seja prática e fácil a lógica de uso desse tipo de transporte, existem alguns pontos importantes que é preciso estar atento antes de contratar ou oferecer este serviço. Confira:

  • Cobertura geográfica: é preciso definir quais regiões serão atendidas e a necessidade de fazer parcerias com outras companhias do ramo.
  • Tamanho da demanda: entender qual a necessidade de certa região e qual o segmento que será atendido. 
  • Controle das entregas: quais as rotas estabelecidas para análise de riscos de perda ou roubo.
  • Agilidade, confiabilidade e comprometimento com prazos: quais são os prazos estabelecidos pela empresa e se batem com os prazos que os setores exigem.  

Quais as vantagens de usar esse tipo de carga 

A principal vantagem de utilizar a carga fracionada é a economia. Afinal, como o espaço do veículo é dividido por diferentes empresas contratantes, não é necessário pagar o frete total.

Isso torna o custo do frete bem menor, ao mesmo tempo em que aumenta a competitividade das operações de logística.

Outro benefício que pode ser percebido ao usar esse tipo de carga é a otimização e a agilidade na entrega. Além da segurança de contar com uma empresa que já possui credibilidade no mercado.

Entenda quais cuidados ter no transporte da carga fracionada

O transporte da carga fracionada carece de alguns cuidados. Esses são muito importantes para que a entrega seja feita de forma ágil, segura e confiável.

Acompanhe, a seguir, quais são as principais ações que devem ser tomadas para a excelência do trabalho envolvendo a carga fracionada!

Manutenção dos veículos 

O primeiro passo é realizar, periodicamente, a revisão e manutenção dos veículos. 

Afinal, são eles os responsáveis pelo serviço de transporte, e devem estar em boas condições para que não haja riscos, tanto para o motorista, quanto para os produtos transportados.

Pense que o valor gasto para isso é um investimento que garante a saúde dos colaboradores, contribui para a segurança nas estradas e minimiza as chances de danos à carga transportada.

Planejamento de rota

O segundo cuidado é o planejamento estratégico da rota. É preciso planejar a rota e procurar por caminhos mais ágeis, seguros e sincronizados com os endereços das cargas que serão entregues. 

Ou seja, é necessário começar pelos destinos mais próximos e evoluir para os mais distantes.

Com isso, otimiza-se o tempo do prazo de entrega e também o custo da própria transportadora que poderá atuar com tranquilidade, segurança e também pontualidade.

Monitoramento da carga 

O monitoramento da carga é um cuidado essencial nesse tipo de transporte. Afinal, por haver muitos produtos de empresas distintas, de diferentes custos, é preciso encontrar meios de garantir mais segurança para a entrega dessas mercadorias.

Por isso, sistemas de monitoramento em tempo real são essenciais para conferir e monitorar a carga transportada no caminhão.

Treinamento de motoristas

Outro cuidado que faz toda a diferença é o treinamento de motoristas. Isso se explica pelo fato de que não basta apenas dirigir, é necessário ter responsabilidade no trânsito e expertise para lidar com as condições da pista, do tempo e situações adversas.

Portanto, não deixe de investir em um bom processo de recrutamento, seleção e treinamento para ter uma equipe de condutores acima da média.

Seguro de carga

Por fim, invista no seguro de carga. Imprevistos podem acontecer e, mesmo com todo o cuidado, eventualmente algum produto pode ser danificado no transporte.

Neste caso, para garantir que não haja prejuízos exacerbados e uma má experiência do cliente, você pode optar pelo seguro da carga.

Tomando esses cuidados, os riscos de acidentes, perda ou atraso da entrega da carga são minimizados, garantindo o contentamento e fidelidade dos clientes e parceiros.

Viu como a carga fracionada é uma alternativa para as empresas que possuem produtos e mercadorias de pequeno porte para transportar?

Dessa forma, é possível economizar recursos, ao mesmo tempo em que você garante a agilidade e segurança para fazer a entrega da carga. 

Se você está procurando um sistema de monitoramento para dar mais segurança e eficiência à operação da sua transportadora, clique aqui e conheça nosso sistema Buonny Sat.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato