O atraso na entrega é a principal queixa do consumidor e o maior motivo para perda de clientes.

As queixas por demora ou não entrega de produtos comprados vêm crescendo. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as consultas sobre entrega, feitas aos Procons no primeiro semestre de 2017, já chegaram a 60% do total realizado no ano passado, superando 296 mil. Quando demoras muito grandes acontecem na sua entrega, não importa o quão incrível o seu produto seja, provavelmente você já perdeu aquele cliente.

Atrasos no setor de transportes são, infelizmente, mais comuns do que gostaríamos e, muitas vezes, um produto entregue em uma data errada ou problemas no decorrer do frete não são culpa do embarcador e nem mesmo do transportador, mas sim devido a muitos fatores externos como:

  • Greves e paralisações.
  • Fiscalizações e retenções de produtos.
  • Acidentes e sinistros.
  • Trânsito e problemas de tráfego em rodovias.

Ainda assim existe uma maneira de conseguir ter mais controle sobre a logística e conseguir saber de antemão tudo que está acontecendo, somente assim é possível criar novas estratégias e contornar os erros mais rapidamente, estabelecendo uma melhor comunicação entre as partes envolvidas sobre o status da mercadoria para garantir maior tranquilidade ao cliente.

O rastreamento veicular em tempo real é o serviço de acompanhamento da localização de um veículo, ele utiliza a rede de GPS e de celulares para enviar dados a uma central. Outro item que compõe esse sistema é um software, que produz relatórios e gráficos para visualização do posicionamento geográfico de veículos parados ou em deslocamento.

De forma resumida, as funções do rastreamento e monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização de veículos.
  • Registro do endereço e data de cada entrega.
  • Acompanhamento de eventos (entregas, paradas para abastecimento, desvios de rotas, furtos).
  • Controle da distância percorrida.
  • Acompanhamento de excesso de velocidade.
  • Configuração de alertas.
  • Personalização de relatórios, com indicadores para gestão de desempenho.

Esse tipo de monitoramento une o rastreio, a geração de relatórios e a emissão de alertas de eventos, que são programados para acionamento caso alguma situação indesejada seja identificada.

Não espere os problemas começarem para apenas tentar remediar as situações, saiba como se precaver e assim economizar, aumentando sua produtividade e a satisfação dos seus clientes. Seja esperto!

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