Como evitar a entrega da carga para clonadores de documentos

O roubo de cargas voltou a crescer no Brasil, principalmente com as ações dos clonadores de documentos.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) indica um aumento de 1,7% nas ocorrências em 2021: um total de 14,4 mil ações criminosas e um prejuízo de R$ 1,27 bilhão.

À medida que os sistemas de segurança e gestão de risco se aprimoram, as quadrilhas também modernizam suas táticas e criam novos golpes. A clonagem de documentos, por exemplo, vem se tornando cada vez mais comum.

Ter um documento clonado é, com certeza, uma dor de cabeça. Agora imagine o problema quando, utilizando esse recurso, criminosos se passam por motoristas e conseguem roubar cargas inteiras. O roubo de cargas é um dos maiores desafios do setor logístico.

A cada 15 segundos, ocorre uma tentativa de fraude

Um levantamento da Serasa Experian revela que a cada 15 segundos ocorre uma tentativa de fraude com documentos falsos no Brasil. O CPF é o principal alvo dos clonadores de documentos, já que permite acesso a outras informações da vítima.

O setor financeiro é o principal alvo, seguido pelo segmento de serviços, varejo e telefonia. O maior número de tentativas, segundo o Serasa Experian, ocorre no Sudeste, com mais da metade dos casos. Em seguida estão o Nordeste e o Sul.

Mas, diante da ousadia das quadrilhas, como evitar a entrega da carga para clonadores de documentos? É isso o que veremos neste artigo, que mostra a importância de tecnologias como a inteligência artificial e o reconhecimento facial no combate ao roubo de cargas. Confira!

Clonagem de documentos é crime

A clonagem de documentos é feita por meios digitais. Ao ter acesso aos documentos da vítima, os criminosos digitalizam e recriam o documento. Muitas vezes, alteram dados utilizando programas de manipulação de imagens.

Com recursos de edição, as quadrilhas acrescentam ao documento informações que serão necessárias para a aplicação do golpe e, a partir daí, fazem compras em nome da vítima ou se passam por ela para enganar embarcadores e transportadores e conseguir acesso à carga, por exemplo.

O Código Penal define como crime o uso de qualquer documento falsificado, alterado ou usado para a obtenção de vantagens que causem danos a outra pessoa ou empresa. Quem falsifica um documento particular está sujeito à pena de reclusão e multa.

Como os clonadores de documentos agem no roubo de cargas

No caso do transporte de cargas, os clonadores de documentos tentam assumir a identidade dos caminhoneiros e, assim, ter acesso às mercadorias que pretendem desviar.

O crescente número de falsos motoristas que se apropriam de documentos perdidos, furtados ou roubados na tentativa de se passar por um profissional idôneo vêm aumentando e preocupando embarcadores, transportadores, seguradoras e autoridades.

Normalmente, as vítimas dos clonadores são motoristas que perderam, extraviaram ou tiveram seus documentos furtados. Nesses casos, a primeira providência é registrar a perda ou furto na delegacia de polícia e comunicar a empresa para a qual trabalha, evitando que cargas sejam entregues às quadrilhas.

É fundamental que, ao tomar conhecimento do caso, embarcadores e transportadoras também comuniquem a gerenciadora de risco.

Planilha de Ponto de Equilíbrio Financeiro

Medidas de segurança contra clonadores de documentos no transporte de cargas

Para evitar que criminosos tenham acesso às cargas como se fossem motoristas idôneos, é fundamental redobrar as estratégias de segurança e investir em tecnologia. Confira algumas dicas para reduzir os riscos de sua empresa ser alvo de clonadores:

  1. Utilize bons serviços de cadastro e consulta de motoristas. Garanta que sua gerenciadora de riscos seja rigorosa na pesquisa sobre o histórico do profissional, seja ele funcionário, agregado ou autônomo.
  2. Valorize os caminhoneiros que você conhece e confia. Dê preferência aos profissionais que já prestaram serviços para sua empresa ou peça referências.
  3. Certifique-se de que as agências e plataformas online para contratação de fretes sejam confiáveis.
  4. Conte com gerenciadoras de risco que utilizem tecnologia e tenham ampla experiência na confirmação da identidade do caminhoneiro.
  5. Aposte em tecnologia e em softwares de reconhecimento facial para identificar clonadores de documentos.
  6. Mantenha programas de compliance que indiquem, de forma clara, o papel dos responsáveis pela gestão de riscos, quais regras e princípios devem ser seguidos e quais medidas devem ser tomadas se uma tentativa de fraude for identificada.
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Cadastro: efetividade contra o roubo de cargas

O uso de tecnologia é fundamental para combater o roubo de cargas e a Buonny conta com soluções inovadoras, como o CheckID, para identificar clonadores de documentos.

O sistema de reconhecimento facial incorporado à solução Cadastro compara a CNH apresentada à empresa com as fotos do banco de dados e, assim, confirma se o indivíduo em questão se trata da mesma pessoa, evitando que um criminoso tenha acesso à carga.

Utilizado desde 2019, o CheckID se tornou líder absoluto em resultados, com centenas de clonadores identificados, mais de 1,4 mil tentativas de roubo de cargas impedidas e mais de R$ 230 milhões em prejuízos evitados. No Brasil, o recurso tem sido o mais eficiente na prevenção de desvios e roubo de cargas.

Biometria facial

A tecnologia CheckID utiliza a técnica biométrica para codificar cerca de 80 pontos do rosto humano, incluindo o tamanho do queixo, a distância entre os olhos, marcas de nascença e cicatrizes. Esses pontos são comparados a partir de algoritmos matemáticos que dividem as imagens em pixels e, os pixels, em pontos de dados.

É assim que surge a assinatura facial. Com base nela é possível comparar os documentos com as fotos do banco de dados. O sistema consegue, inclusive, avaliar a imagem em diferentes ângulos, poses, iluminações e também simular musculatura facial tensa e relaxada.

Pioneira no uso dessa ferramenta, a Buonny soma esses recursos a outras formas de determinar o perfil do profissional pesquisado, como tipos de carga e valores transportados, origem e destino, dados do veículo, referências pessoais, experiências anteriores junto a empresas nas quais carrega com frequência, situação do CPF, da CNH, distribuidor forense e histórico de sinistros.

Outra novidade para evitar o roubo de cargas

Além do CheckID, implementado em 2019, a Buonny fez melhorias no seu serviço de cadastro e consulta: o Cadastro. Agora o serviço é 100% online, o que aumenta a praticidade e a agilidade em novos cadastros de motoristas.

Com a novidade, o transportador pode fazer a consulta do profissional de forma remota e instantânea pela internet. Nas consultas, o sistema inteligente de Cadastro acessa fontes de pesquisa por meio de Inteligência Artificial (AI) e verifica a biometria facial (CheckID).

Se as informações estiverem ok, o status é liberado. Em caso de divergência nos dados, um analista verifica as informações e faz a análise crítica do resultado.

Com tantas inovações e tecnologias avançadas de automação, o Cadastro – maior banco de dados com mais de 1,8 milhão de profissionais cadastrados – representa a evolução no serviço de cadastro e consulta e é a segurança que sua operação.

Quer saber mais e evitar que clonadores de documentos tenham acesso a sua carga? Fale com um dos nossos especialistas e conheça a tecnologia CheckID.

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