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Como combater as atividades do clonador de documentos

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Infrator representa os clonadores de documentos

O roubo de cargas voltou a crescer no Brasil, principalmente com as atividades do clonador de documentos.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) indica um aumento de 1,7% nas ocorrências em 2021: um total de 14,4 mil ações criminosas e um prejuízo de R$ 1,27 bilhão.

À medida que os sistemas de segurança e gestão de risco se aprimoram, as quadrilhas também modernizam suas táticas e criam novos golpes. A clonagem de documentos, por exemplo, vem se tornando cada vez mais comum.

Ter um documento clonado é, com certeza, uma dor de cabeça. Agora imagine o problema quando, utilizando esse recurso, criminosos se passam por motoristas e conseguem roubar cargas inteiras. O roubo de cargas é um dos maiores desafios do setor logístico.

A cada 15 segundos, ocorre uma tentativa de fraude

Um levantamento da Serasa Experian revela que a cada 15 segundos ocorre uma tentativa de fraude com documentos falsos no Brasil. O CPF é o principal alvo do clonador de documentos, já que permite acesso a outras informações da vítima.

O setor financeiro é o principal alvo, seguido pelo segmento de serviços, varejo e telefonia. O maior número de tentativas, segundo o Serasa Experian, ocorre no Sudeste, com mais da metade dos casos. Em seguida estão o Nordeste e o Sul.

Mas, diante da ousadia das quadrilhas, como evitar a entrega da carga para o clonador de documentos? É isso o que veremos neste artigo, que mostra a importância de tecnologias como a inteligência artificial e o reconhecimento facial no combate ao roubo de cargas. Confira!

Ações do clonador de documentos é crime

A clonagem de documentos é feita por meios digitais. Ao ter acesso aos documentos da vítima, os criminosos digitalizam e recriam o documento. Muitas vezes, alteram dados utilizando programas de manipulação de imagens.

Com recursos de edição, as quadrilhas acrescentam ao documento informações que serão necessárias para a aplicação do golpe e, a partir daí, fazem compras em nome da vítima ou se passam por ela para enganar embarcadores e transportadores e conseguir acesso à carga, por exemplo.

O Código Penal define como crime o uso de qualquer documento falsificado, alterado ou usado para a obtenção de vantagens que causem danos a outra pessoa ou empresa. Quem falsifica um documento particular está sujeito à pena de reclusão e multa.

Cálculo de consumo de combustível

Como o clonador de documentos atua nos crimes contra as cargas

No caso do transporte de cargas, o clonador de documentos tenta assumir a identidade dos caminhoneiros e, assim, ter acesso às mercadorias que pretendem desviar.

O crescente número de falsos motoristas que se apropriam de documentos perdidos, furtados ou roubados na tentativa de se passar por um profissional idôneo vêm aumentando e preocupando embarcadores, transportadores, seguradoras e autoridades.

Normalmente, as vítimas do clonador são motoristas que perderam, extraviaram ou tiveram seus documentos furtados. Nesses casos, a primeira providência é registrar a perda ou furto na delegacia de polícia e comunicar a empresa para a qual trabalha, evitando que cargas sejam entregues às quadrilhas.

É fundamental que, ao tomar conhecimento do caso, embarcadores e transportadoras também comuniquem a gerenciadora de risco.

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Medidas de segurança contra o clonador de documentos no transporte de cargas

Para evitar que criminosos tenham acesso às cargas como se fossem motoristas idôneos, é fundamental redobrar as estratégias de segurança e investir em tecnologia. Confira algumas dicas para reduzir os riscos de sua empresa ser alvo do clonador:

  1. Utilize o Cadastro da Buonny, que evoluiu para proporcionar mais eficiência e segurança para as operações. Com características avançadas e tecnologia de ponta, nosso serviço oferece benefícios incomparáveis para otimizar o transporte de cargas.
  2. Valorize os caminhoneiros que você conhece e confia. Dê preferência aos profissionais que já prestaram serviços para sua empresa ou peça referências.
  3. Certifique-se de que as agências e plataformas online para contratação de fretes sejam confiáveis.
  4. Conte com gerenciadoras de risco que utilizem tecnologia e tenham ampla experiência na confirmação da identidade do caminhoneiro.
  5. Aposte em tecnologia e em softwares de reconhecimento facial para identificar o clonador de documentos.
  6. Mantenha programas de compliance que indiquem, de forma clara, o papel dos responsáveis pela gestão de riscos, quais regras e princípios devem ser seguidos e quais medidas devem ser tomadas se uma tentativa de fraude for identificada.
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Por meio de workflows automatizados, que reduzem a interferência humana e garantem mais velocidade na validação dos dados, concluímos pesquisas em 20 minutos em média, agilizando as operações logísticas de Embarcadores, Transportadoras e Operadores Logísticos.

Além de velocidade, garantimos qualidade na pesquisa: analisamos veículos para identificar correlação com histórico de sinistros e consultamos múltiplas fontes e banco de dados de antecedentes criminais, mitigando os riscos de sinistros e transtornos operacionais.

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