Confira 4 dicas para evitar perdas no transporte de cargas

O transporte de cargas tem alguns desafios que comumente levam a erros. Planejamento incorreto de rotas, uso inadequado de infraestrutura, falta de estabelecimento de boas práticas e não otimização de recursos fazem com que as perdas ocorram de maneira mais intensa, de acordo com o Blog Logística.

Isso significa que a empresa gasta mais para realizar o transporte, fator que afeta a satisfação dos clientes e compromete seus resultados logísticos. Esse é um péssimo panorama, não é? Por isso, reduzir perdas no transporte de cargas se torna indispensável.

Quer saber como fazer isso no seu negócio? Então confira 4 dicas para conseguir essa redução!

Opte por uma embalagem adequada

Tome como exemplo a empresa que transportava óleos em caixas de papelão e em latas pouco resistentes. Uma das latas teve um furo e, no transporte, o produto vazou nas demais caixas. Ensopadas, elas se romperam e o cliente recusou o pedido, mesmo que somente uma das latas estivesse estragada.

Essa história serve para mostrar que um produto armazenado da maneira incorreta no transporte só pode significar uma coisa: perdas inevitáveis! O ideal, portanto, é investir em embalagens adequadas, resistentes e bem feitas para o produto que será transportado.

Treine a equipe de forma eficiente

Antes de acontecer o transporte é preciso haver o carregamento dos produtos, certo? Sendo assim, a equipe desempenha um papel fundamental no sucesso do transporte de cargas. O ideal, portanto, é garantir que a equipe seja treinada de forma eficiente para conseguir evitar as perdas.

Além disso, a equipe também deve ser treinada para o transporte em si. Bons motoristas, por exemplo, evitam acidentes, multas e problemas relacionados à segurança da carga, o que diminui as chances de perdas.

Tenha um bom controle de estoque

Se você achou que o estoque ficaria de fora, pode esquecer! Na verdade, o controle de estoques é uma das etapas mais importantes para o transporte de cargas sem perdas, já que é a partir dele que tudo começa.

É necessário, por exemplo, ter controle sobre o que está disponível em estoque para que seja feito um carregamento adequado dos produtos de acordo com o destino. Isso evita a logística reversa e também garante que o veículo certo seja escolhido para cada produto.

Considere o aluguel de galpões

Otimizar as rotas é um dos grandes problemas da logística de transportes, assim como o controle de estoques muito grandes. Para contornar situações como essas e conseguir uma redução de perdas, vale a pena considerar o aluguel de um galpão como uma possibilidade.

Além de expandir a área da empresa com custos menores e de aumentar a organização do negócio, os galpões podem funcionar como centros de distribuição. Localizados em pontos estratégicos, eles podem servir para fazer com que o transporte saia de maneira mais rápida, eficiente e próxima do cliente final, o que diminui os desafios e riscos de perdas.

Para reduzir perdas no transporte de cargas é preciso ter as embalagens certas, uma equipe treinada e um bom controle de estoque. De quebra, o aluguel de galpões pode funcionar como uma forma de conseguir resultados ainda mais convenientes para o negócio.

E já que os galpões são parte do assunto, aproveite para conhecer também quais são os principais tipos de galpão de armazenamento!

Logística de forma assertiva no transporte de cargas

Agora que já conheceu algumas dicas para diminuir os índices de perdas, conte com a tecnologia da Buonny para monitorar as atividades.

Nossas soluções trazem aos nossos clientes sistemas de monitoramento em tempo real para mais segurança e eficiência durante a operação.

Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato