Diagrama de Pareto: como aplicar no transporte de cargas

GESTÃO LOGÍSTICA 11/10/2022

O gestor de transporte precisa lidar em seu dia a dia com diversos desafios, a exemplo das sazonalidades do mercado. Por isso, o Diagrama de Pareto tem se mostrado uma ferramenta eficiente na hora de otimizar os trabalhos.

Trata-se de um gráfico que torna possível relacionar duas informações: as causas de um problema e a frequência das ocorrências que, segundo Pareto, segue uma regra. Com esses dados, fica mais fácil tomar as decisões para sanar problemas que apareçam no dia a dia da transportadora.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Diagrama de Pareto e como aplicar no transporte de carga? Então, continue a leitura!

Entenda o princípio de Pareto

Também conhecido como o princípio 80 20 , o Princípio de Pareto é uma criação do sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto que, em 1897, se dedicou aos estudos e chegou à conclusão de que 80% da riqueza mundial da época estava concentrada em 20% da população.

Com o passar do tempo, Pareto verificou que essa relação de concentração se repetia para outras esferas da ciência, o que também englobava a realidade nas organizações dos mais diversos segmentos.

Saiba o que é o Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta criada em forma de gráfico capaz de ordenar as causas de um problema . Com isso, é possível fazer a identificação de quais são as questões mais críticas, ou seja, causadoras das maiores perdas.

Logo, diante dos dados, o gestor pode tomar as melhores decisões a favor do negócio.

Exemplo de Diagrama de Pareto

Em uma companhia, 80% dos problemas apresentados podem estar relacionados a 20% das causas decorrentes já apresentadas.

Na prática, isso significa que se você trabalhar 1/5 das causas potenciais, resolverá 4/5 das questões apresentadas.

É verdade que a relação pode não ser totalmente exata, mas ela é capaz de revelar a concentração das questões que impedem o alto desempenho da empresa, o que permite à  gestão de frotas “atacar” as causas desses problemas.

Assim, o Diagrama de Pareto pode ser usado, por exemplo, nas seguintes circunstâncias:

  • verificar a frequência da ocorrência dos problemas;
  • identificar aqueles problemas que acarretam as perdas mais significativas;
  • colocar em evidência as causas ou problemas, para tomada de decisão.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Como aplicar o diagrama de Pareto na gestão?

O Diagrama de Pareto pode ser utilizado para melhorar diversos processos logísticos, oferecendo vantagens competitivas para o negócio.

Assim, ao invés de focar apenas em preços mais competitivos, as transportadoras podem apostar na redução de riscos, na eficiência das entregas e no cumprimento dos prazos para se destacar.

Ainda, o Princípio de Pareto pode ser utilizado para identificar diversos fatores que impactam no negócio, concedendo aos gestores oportunidade de corrigir falhas.

Para elaborar um Diagrama de Pareto para o seu negócio, você pode utilizar o passo a passo abaixo. É importante que as informações sejam compiladas em uma planilha de Excel , para facilitar a análise de dados. Acompanhe!

Coleta dos Dados

O primeiro passo para elaborar o Diagrama de Pareto para o seu negócio é coletar os dados que serão comparados no diagrama.

É possível, por exemplo, identificar os problemas críticos de devolução de mercadorias por avarias . Nesse sentido, poderemos analisar:

  • ocorrência das devoluções por unidade de defeito (quantidade);
  • quais defeitos que causam as devoluções.

Trabalhe os dados

Para facilitar a análise de dados, você pode ordenar os defeitos por ordem decrescente de ocorrência. Para que seja possível trabalhar essas informações, será necessário encontrar:

  • o percentual de ocorrências;
  • o total de chamados acumulado;
  • o percentual de reclamações acumulado.

Faça um gráfico

O próximo e último passo é criar um gráfico para representar o Diagrama de Pareto. No próprio Excel já existe um recurso chamado gráfico de Pareto . Selecione as informações e vá na opção de “inserir gráfico recomendado”, busque pela opção “Pareto”.

Após escolher a opção, ainda é possível editar o gráfico da forma como for mais conveniente para você. Para facilitar, é importante colocar os títulos de eixos e rótulos de dados.

Viu como utilizar o Diagrama de Pareto pode ser um ótimo recurso para identificar problemas e criar soluções para as questões da sua transportadora?

Dê mais eficiência e segurança para a sua operação com os melhores softwares do mercado em gerenciamento de riscos. Nós da Buonny somos referência em tecnologia na gestão do transporte de cargas. Clique aqui e conheça as nossas soluções para a sua transportadora.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato