Evite entregar sua carga para clonadores de documentos

Já pensou entregar sua carga para um meliante pensando ser um motorista? Listamos dicas de como evitar ser enganado por clonadores de documentos

A cada ano, quadrilhas de estelionatários se reinventam e criam novos golpes para “continuar no mercado”.

Clonadores de documentos que assumem a identidade do motorista

Dentre eles, uma das práticas mais comuns é a clonagem de documentos – isto é, quando um meliante assume a identidade de um motorista, clonando seus documentos e afirmando ser o profissional contratado, para ter acesso às cargas e desviá-las.

Cuidados com o armazenamento dos documentos

A maior parte desses crimes acontecem com motoristas que tiveram seus documentos perdidos, furtados ou extraviados. Contudo, não são casos exclusivos.

Sendo assim, as empresas devem buscar soluções e tecnologias para se assegurar de que não está lidando com um criminoso.

Dicas para evitar a clonadores de documentos na empresa

Para te ajudar, listamos quatro dicas de como você pode deixar sua empresa mais segura e protegida de pessoas que não são quem dizem ser. Acompanhe abaixo:

Conheça seus motoristas

Se possível, trabalhe sempre com profissionais já conhecidos, em quem você confia e que já tenham prestado serviços para a sua empresa ou para outras empresas que você conheça e possa pedir indicações.

Tenha referências sobre os envolvimentos dos profissionais

Sempre que for possível, contrate seus profissionais de frete por intermédio de agências de confiança.

Assim, você terá referências desse profissional no mercado – trazendo mais segurança para a sua operação.

Faça a pesquisa de perfil securitário

Garanta que sua gerenciadora de riscos pesquise o histórico profissional de seu caminhoneiro, seja ele funcionário, agregado ou autônomo.

Além disso, ela também deve entrar em contato com conhecidos do motorista, como ex-patrões, para confirmar a identidade.

Use uma solução de reconhecimento facial

O software de reconhecimento facial tem papel fundamental no combate à clonagem de documentos.

Isso porque ele compara o documento apresentado à empresa com as fotos do banco de dados, garantindo que trata-se da mesma pessoa, evitando assim que a carga seja entregue a um criminoso, que pode desviá-la e causar prejuízos a sua empresa.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

Evite os clonadores de documentos e demais riscos com a Buonny

Agora que você sabe mais sobre as ações dos clonadores de documentos, conte com a tecnologia da Buonny para monitorar as atividades.

Nossas soluções trazem aos nossos clientes sistemas de monitoramento em tempo real para mais segurança e eficiência durante a operação.

Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato