LinkedInFacebookXWhatsApp

Excesso de carga coloca motoristas em risco

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão com excesso de carga

Viajando pelas estradas brasileiras, muitos caminhões transitam cheios ou com excesso de peso. Essa situação pode colocar em risco a vida do motorista. Trafegar com carga em excesso aumenta a chance de causar acidentes.

Limites e regulamentações de excesso de carga para cada veículo em específico

Apesar da grande fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da verificação dos limites estabelecidos para cada veículo e das balanças de pesagem, muitos motoristas se arriscam viajando com cargas acima do limite permitido por lei.

O presidente da Fetropar, João Batista da Silva, alerta que os profissionais devem prezar pela própria segurança em situações como essa.

“Mesmo que a exigência seja do empregador, o trabalhador não deve viajar com excesso de peso. Viajar apenas com a carga dentro do limite garante a segurança para o motorista”, afirma.

Problemas com o excesso de carga por veículo

Um dos principais problemas causados pelos veículos que andam com o peso acima do que é permitido é a elevação de poluentes na atmosfera.

Essa situação é causada pela má distribuição da carga por eixo, que acaba reduzindo o desempenho do caminhão.

O excesso de carga também dificulta a realização de possíveis manobras na estrada, reduzindo a capacidade de frenagem do veículo e diminuindo a possibilidade de se evitar acidentes. Isso prejudica a parte mecânica do veículo, fazendo com que o motor trabalhe mais e acabe consumindo mais combustível.

Otimize a gestão da sua frota e alcance melhores resultados

Fatores externos com influência nos riscos do transporte de cargas

A qualidade do asfalto das estradas é outro fator prejudicado pelo carregamento excessivo de cargas. O peso acima do permitido acaba elevando o número de buracos e fissuras do asfalto e afundando o pavimento. Isso acarreta o aumento do fluxo de carros e provoca acidentes.

Cada veículo possui um peso limite de carga permitido por lei. O descumprimento dessa regra gera multa, caracterizada de acordo com o peso ultrapassado. Os valores variam entre R$ 85,13 para até 600 kg e R$ 191,54 para cada 500 kg – quando o caminhão ultrapassa 1.001 kg.

Transforme e mantenha as condições do veículo com a Buonny

Agora que você sabe mais sobre as maneiras para conter o excesso de carga, conte com a tecnologia da Buonny para monitorar as atividades.

Nossas soluções trazem aos nossos clientes sistemas de monitoramento em tempo real para mais segurança e eficiência durante a operação.

Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.