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Estar preparado para altas demandas no transporte de cargas exige planejamento. Em períodos como a Black Friday, quando os desafios aumentam em função do boom nas vendas, a melhor alternativa é apostar no gerenciamento de riscos voltado à logística no comércio varejista.
Em 2020, as vendas da Black Friday superaram R$ 5 bilhões – um crescimento de 31% em relação a 2019, segundo levantamento da NeoTrust/Compre&Confie. O e-commerce foi o carro-chefe das vendas neste período.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio online corresponde a 11% dos negócios no setor varejista e a expectativa é que até o fim do ano atinja 18,7% das vendas totais do comércio. Antes da pandemia, esse percentual nunca tinha passado dos 10%.
Agora, some a essas projeções do e-commerce o fim das restrições para o comércio físico, que registrou crescimento acumulado de 3,8% até setembro, e imagine o fluxo de mercadorias em circulação no país.
Para que as entregas sejam eficientes e os clientes fiquem satisfeitos, preparamos este artigo que mostra a importância do gerenciamento de riscos na logística no comércio varejista. Neste post você vai entender como vencer os desafios durante o período da Black Friday.
Datas sazonais como Black Friday e Natal exigem uma logística diferenciada e mais eficiência de transportadores. A ABComm estima que mais de 160 mil lojas virtuais tenham sido criadas em 2020 no país.
Levar matéria-prima até a indústria, abastecer os estoques ou os centros de distribuição e fazer com que as mercadorias cheguem aos consumidores no menor prazo e com os melhores custos é uma missão logística e tanto.
Quanto mais o comércio varejista fatura, mais o setor de transportes deve estar preparado para operações complexas. Aproveitar oportunidades como a Black Friday é fundamental para o faturamento das transportadoras. A questão é: como aprimorar a logística e se preparar para entregas eficientes, ágeis e a custos reduzidos?
A resposta está no gerenciamento de riscos e em soluções integradas de gestão logística. Datas com alta demanda para o varejo refletem no setor de transportes e exigem planejamento para superar os gargalos e os desafios enfrentados no dia a dia das estradas.
Leia aqui: Como aumentar a eficiência no transporte rodoviário.
A logística é estratégica para o comércio varejista e se torna uma das protagonistas em datas de alto consumo. Entre os desafios que precisam ser vencidos estão:
O custo logístico no Brasil corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo estimativa do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Boa parte deste valor é dedicado ao transporte. Para reduzir os custos, a melhor forma é automatizar os processos e apostar em uma roteirização eficiente das cargas.
Fazer o controle de estoques em datas como a Black Friday é outro desafio. Uma boa logística no comércio varejista passa por esse ponto. A vantagem é que a tecnologia é uma aliada nos processos de organização e previsão de demandas. Acredite: um sistema de gestão de estoque é capaz de evitar muitos prejuízos.
Clientes esperam boas ofertas na Black Friday, mas também querem receber suas compras no menor tempo possível e com valores de frete atrativos. O prazo da entrega é um dos principais fatores de decisão de compra no e-commerce.
Um país recordista em acidentes de trânsito e com altos índices de roubo de cargas requer o gerenciamento dos riscos. Por isso, a melhor estratégia é a integração de sistemas de gestão logística, gestão de riscos, prevenção a sinistros e fraudes, rastreamento e monitoramento das cargas.
As operações de transporte precisam ser visíveis. Clientes querem saber onde está a mercadoria, quando ela chega e fazem questão de prazos cada vez menores. Todas as informações da movimentação das cargas e possíveis atrasos precisam estar visíveis para embarcadores, transportadores e consumidores finais.
Gerenciar os riscos nas operações do comércio varejista é uma prioridade. Quanto mais caminhões e cargas circulando, maiores as possibilidades de imprevistos e sinistros. Para atender as necessidades dos clientes, reduzir custos e prejuízos, fazer entregas assertivas e melhorar a performance operacional, um bom plano de gerenciamento de riscos é crucial.
O gerenciamento de riscos permite uma análise completa de todos os gargalos da operação e define estratégias para mitigar essas possibilidades. Em datas como a Black Friday é ainda mais importante para garantir o abastecimento do comércio varejistas e as entregas no menor tempo possível.
Confira alguns benefícios do GR na logística no comércio varejista:
Saiba mais em Gerenciamento de riscos: entenda como a prevenção de sinistro melhora a performance no transporte de cargas.
Contar com a tecnologia é essencial para o sucesso das operações e o gerenciamento de riscos na logística do varejo. Há tempos o uso de soluções inovadoras deixou de ser um diferencial competitivo e se consolidou como uma necessidade estratégica e operacional.
No caso do comércio varejista, que depende de entregas eficientes e ágeis, o GR é uma condição essencial. Grandes promoções como as da Black Friday levam a altas demandas para o setor logístico. É fundamental estar preparado.
E não são apenas a roteirização e a segurança das viagens que contam. O controle e a integração dos estoques também. Áreas como a gestão dos centros de distribuição e lojas, assim como a etapa de movimentação das cargas, exigem atenção especial.
Fazer um bom gerenciamento dos riscos requer soluções sob medida e uso de tecnologia. Outro ponto importante é contar com empresas especialistas em GR, que aliam experiência, soluções inovadoras e profissionais especializados em gestão logística e mitigação de sinistros para garantir bons resultados.
Líder nacional em GR no transporte rodoviário de cargas, a Buonny oferece serviços integrados para embarcadores, operadores logísticos e transportadoras de qualquer porte. Para saber mais, fale com um gestor de riscos e conheça as soluções que a empresa tem a oferecer.