Maio Amarelo: como promover a segurança na operação

O mês de maio é marcado pelas ações do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a segurança no trânsito. Em 2023, a campanha traz o tema “no Trânsito, escolha a vida”.

Todo ano o Maio Amarelo se torna uma oportunidade de engajar empresas de transporte e colaboradores na causa de um trânsito mais seguro. Além disso, também se torna uma excelente ocasião para manter a operação mais segura, diminuindo os riscos e os custos.

Portanto, para ajudar você a promover a segurança na sua operação, aproveitando a temática do Maio Amarelo, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e conheça algumas ações importantes para implementar na empresa neste período.

Qual o objetivo da Campanha de Maio Amarelo?

O objetivo da Campanha de Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Dessa forma, diversas entidades e empresas se juntam para promover a conscientização sobre a importância de se manter comportamentos seguros no trânsito.

A campanha foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com o Poder Público e a sociedade civil.

Ao longo do mês de maio, são realizadas diversas atividades em todo o país, como:

  • palestras;
  • campanhas educativas;
  • panfletagens;
  • blitzes e outras ações.

Em 2023, a campanha tem como apoiadores centrais a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT. Assim como também a ajuda do Ministério dos Transportes e do Ministério das Cidades e do Observatório Nacional da Segurança Viária.

Como aproveitar o Maio Amarelo para promover a segurança na operação?

Existem várias maneiras de aproveitar o Maio Amarelo para promover a segurança na operação de transporte e conscientizar sobre práticas seguras no trânsito. Separamos algumas sugestões para você a seguir. Confira!

Realizar campanhas educativas

A gestão da empresa pode promover campanhas educativas, com palestras, panfletagens, cartazes e outras ações que possam conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito.

Incentivar o controle de veículos no Maio Amarelo

É possível aproveitar as ações do Maio Amarelo e incentivar os motoristas a realizarem o checklist de segurança antes do início das viagens.

O checklist pode incluir a verificação dos pneus, freios, luzes, óleo, entre outros itens que possam comprometer a segurança no trânsito.

Enfatizar a importância da manutenção da frota

A manutenção da frota é essencial para garantir a segurança no trânsito. Portanto, é importante enfatizar a importância da manutenção preventiva e corretiva dos veículos, incluindo a revisão periódica dos sistemas de freios, suspensão, direção, entre outros.

Promover ações de treinamento de motoristas no Maio Amarelo

Além das palestras, é possível oferecer com a temática Maio Amarelo cursos, simulações, entre outras atividades que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e atitudes seguras no trânsito pelos motoristas.

Incentivar o uso de tecnologias de segurança

O uso de tecnologias, como o sistema de monitoramento de frota, o MDVR (Monitor Driver Video Recorder) e o sensor de fadiga, são aliados que podem monitorar e identificar situações de risco.

Planilha de Ponto de Equilíbrio Financeiro. Baixar agora!

Quais as vantagens de adotar medidas de prevenção e segurança na transportadora?

Adotar medidas de prevenção e segurança na transportadora traz diversas vantagens. Separamos as principais para você a seguir. Acompanhe!

Identificar comportamentos de risco ao desenvolver a campanha de Maio Amarelo

Ao adotar medidas de prevenção e segurança, é possível identificar comportamentos de risco dos motoristas. É o caso do excesso de velocidade, uso do celular enquanto dirige, desrespeito às leis de trânsito, entre outros.

Com essa identificação, é possível tomar medidas para corrigir esses comportamentos e reduzir os acidentes no trânsito.

Reduzir os custos de multas e manutenção

Ao adotar medidas de prevenção e segurança, é possível reduzir os custos de multas e manutenção dos veículos.

Com a identificação e correção dos comportamentos de risco, é possível evitar multas por infrações de trânsito e reduzir os gastos com manutenção corretiva dos veículos.

Diminuir o índice de ociosidade da frota

Com medidas de prevenção e segurança, é possível diminuir o índice de ociosidade da frota.

Afinal, uma vez reduzindo o número de acidentes e manutenções corretivas, os veículos ficam mais tempo em operação, garantindo a produtividade da frota.

Reduzir o número de acidentes

A adoção de medidas de prevenção e segurança contribui para a redução do número de acidentes no trânsito. Essa minimização traz benefícios tanto para a transportadora quanto para a sociedade em geral.

Menos acidentes significam menos vidas perdidas, menos feridos e menos prejuízos financeiros para a empresa.

Aumentar a produtividade

Ao adotar medidas de prevenção e segurança, a transportadora pode aumentar a produtividade da frota.

Isso acontece porque os veículos ficam mais tempo em operação, além de haver redução de custos com multas e manutenção.

Outra vantagem é que os motoristas se tornam mais eficientes e conscientes no trânsito. Isso pode resultar em um aumento da satisfação do cliente e da rentabilidade da transportadora.

Estratégia para aumentar a segurança e eficiência com o Maio Amarelo

Viu como as ações do Maio Amarelo podem ser uma boa estratégia para aumentar a segurança e eficiência da frota da sua transportadora? Seguindo essas dicas, todo o processo fica mais fácil!

Para um gerenciamento de risco completo, com programas de educação e treinamento, monitoramento e uso de tecnologias de ponta, conheça as soluções da Buonny.

Somos líder no mercado de gestão de riscos para transporte de cargas e oferecemos soluções eficientes que buscam reduzir os custos da operação, aumentar a segurança e garantir as entregas dentro do prazo. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato