Lugar de mulher é na logística

Apesar da logística ser um setor de predominância masculina, a mulher na logística está conquistando cada vez mais seu espaço.

Isso, sobretudo, se deu após a segunda metade da década de 90, quando a operação adquiriu um caráter mais tático, em detrimento das funções meramente operacionais.

Abertura do mercado de trabalho para a mulher na logística

O que antes se resumia a um trabalho braçal, ganhou ares técnicos e de planejamento.
Isso possibilitou a abertura do mercado de trabalho para receber as mulheres, que se mostraram tão ou mais capazes que os homens para planejar, agendar e gerenciar a operação logística de cargas.

Mulheres presentes em todas as etapas da logística

Elas estão presentes no planejamento do estoque, do transporte, da movimentação e da armazenagem, de modo a garantir o recebimento das mercadorias, fazer com que fiquem o mínimo de tempo possível estocadas e que cheguem o mais rápido possível ao cliente.

Também são responsáveis pela gestão da frota, pelo funcionamento das docas e por manter o controle de todas as informações de entrada e saída de mercadorias, otimizando as operações e proporcionando entregas eficientes.

Longo caminho a ser enfrentado da mulher na logística

Mesmo diante desse cenário otimista, em que a participação feminina vem crescendo dia após dia no mercado logístico, não pode-se negar que ainda há um longo caminho a ser enfrentado por estas guerreiras do cotidiano, como paradigmas a serem quebrados e preconceitos a serem ultrapassados.

Pois, de acordo com os dados do Fórum Econômico Mundial, a média de renda anual das mulheres ainda é 40% menor que a dos homens.

Crescimento do número de alunas mulheres a cada ano

Apesar disso, nos cursos e disciplinas relacionados a logística, o número de alunas mulheres cresce a cada ano, ultrapassando o número de homens que buscam qualificação para esse setor em sala de aula.

Em 2018, Logística foi o segundo curso mais procurado pelas mulheres no SENAI.

Aliado às metodologias ensinadas em sala de aula, os softwares de gestão logística entraram no setor para aumentar a agilidade na execução das atividades, diminuir o índice de erros, ampliar a segurança, otimizar o tempo, facilitar a comunicação e reduzir custos.

União da tecnologia com o profissionalismo da mulher na logística

Nesse contexto, a adoção de um software completo e integrador facilita a administração dos processos logísticos em toda a empresa.

A união da tecnologia e do profissionalismo feminino é a fórmula certeira para o sucesso operacional.

Nosso parabéns a todas as mulheres que batalham diariamente a frente das operações logísticas do Brasil.
8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato