Novo Pneu verde faz até fotossíntese

TECNOLOGIA 09/05/2018

A expressão pneu verde, até então aplicada a modelos com baixa resistência ao rolamento, acaba de ganhar uma nova conotação.

É que a Goodyear criou um protótipo de pneu capaz de produzir oxigênio enquanto roda porque contém musgo em sua lateral.

A invenção está no Salão do Automóvel de Genebra, que ocorre até o dia 18 de março na Suíça. Chamado Oxigene, o pneu tem uma estrutura que permite que o musgo viva ali e libere oxigênio pelo processo de fotossíntese.

Conceito inovador do pneu verde

O protótipo é formado por uma estrutura aberta e interligada à banda de rodagem, que permite a absorção de água do pavimento e mantém o musgo vivo, dando continuidade aos ciclos de fotossíntese e liberação de oxigênio.

O processo de fabricação do Oxigene utiliza impressoras 3D e matéria-prima produzida a partir de borracha reciclada.

Implementação do projeto para veículos elétricos

Outra criação presente em Genebra, neste caso próximo a se tornar realidade, é um novo modelo da família Goodyear Efficient Grip criado para carros elétricos.

Chamado Performance Electric Drive, ele será aplicado em automóveis à venda na Europa já em 2019.

O modelo foi criado a partir de demandas específicas para veículos elétricos. Testes da Goodyear revelaram que pneus tradicionais podem sofrer desgaste até 30% mais rápido em carros elétricos por causa do torque instantâneo desse tipo de motorização e do grande peso das baterias.

Principais vantagens do pneu verde no transporte de carga

De acordo com a Goodyear, a construção do novo pneu é muito leve e resistente e sua banda de rodagem tem resistência ultrabaixa ao rolamento.

A fabricante de pneus levou também ao Salão de Genebra o chamado “pneu inteligente”, que inclui um sensor capaz de compartilhar informações com uma nuvem.

Isso compõe um sistema ideal para aplicação em frotas como a de locadoras, por exemplo, já que pode informar em tempo real, a partir de um aplicativo, a temperatura e calibragem de cada um dos quatro pneus do carro e gerar alertas sobre pressão baixa ou incorreta.

A tecnologia também permite identificar o desgaste e o estado geral dos pneus por meio de algoritmos desenvolvidos pela Goodyear. As informações são permanentemente atualizadas e partilhadas com os operadores de frota.

Imersões sustentáveis para a logística com a Buonny

Agora que você sabe mais sobre as atuações no gerenciamento de risco, conte com a tecnologia da Buonny para monitorar as atividades.

Nossas soluções trazem aos nossos clientes sistemas de monitoramento em tempo real para mais segurança e eficiência durante a operação.

Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato