Rastreabilidade: quais os principais tipos e tecnologias

Rastreabilidade: quais os principais tipos e tecnologias

A rastreabilidade é um serviço essencial para empresas como transportadoras de carga. Isso porque o monitoramento de mercadorias permite saber exatamente onde estão, garantindo a qualidade da entrega e mais segurança para a operação.

Além disso, a rastreabilidade pode ser estendida a toda a cadeia produtiva de um negócio, desde o transporte de carga, até a administração do estoque.

Isso significa que a empresa será capaz de monitorar o caminho completo da operação, inclusive quando ela for multimodal, ou seja, quando houver o uso de mais de um modal de transporte, como o rodoviário e o aéreo, por exemplo.

E para ajudar você a entender mais sobre o que é rastreabilidade e quais são os principais tipos e seus benefícios, preparamos este conteúdo. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Saiba o que é rastreabilidade na logística 

A rastreabilidade permite o acompanhamento da carga transportada em todas as etapas, até ser entregue ao cliente final.

Portanto, ela promove a possibilidade de conhecer a origem do item, em qual etapa produtiva ele está e, até mesmo, tudo o que acontece ao longo do caminho até chegar no seu destino final.

Assim, o controle da rastreabilidade confere mais segurança à carga e um melhor gerenciamento de riscos, fazendo com que o gestor consiga promover ações para otimizar cada vez mais a operação.

Entenda a importância da rastreabilidade para empresas

A implementação de um sistema de rastreabilidade é fundamental, pois ele é responsável pela identificação de pontos de melhoria na logística.

Com isso, é possível antecipar demandas e afastar falhas que podem comprometer os processos produtivos.

Outro ponto positivo é a melhoria no relacionamento com o consumidor final, que fica mais confiante e satisfeito em relação à compra efetuada, impedindo a sensação de vulnerabilidade da carga.

A rastreabilidade também é relevante para que a distribuição de produtos normatizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como os produtos farmacêuticos e alimentícios, seja feita sob as regulamentações legais.

Dessa maneira, a credibilidade da transportadora de cargas é ampliada, mantendo-se mais competitiva no mercado.

Conheça os tipos de rastreabilidade 

A rastreabilidade de cargas como a multimodal, por exemplo, pode ser realizada de diferentes maneiras.

É fundamental conhecer seus tipos e tecnologias para compreender as diferentes formas de acompanhar as etapas pelas quais a carga passa. Continue a leitura e confira!

GPS

O primeiro tipo de rastreabilidade é o GPS, que está entre as modalidades mais comuns, sendo realizada via satélite GPS/GPRS. Com esse sistema é possível acompanhar a localização e trajetória da carga em tempo real e em período integral.

O GPS permite ainda o bloqueio do veículo, caso seja necessário, e sua gestão pode ser feita por smartphones, computadores e tablets.

Radiofrequência

A radiofrequência também permite o monitoramento em tempo real e, até mesmo, em ambientes fechados, como subsolos ou túneis, por exemplo. Além disso, por se tratar da emissão de sinais de rádio, ela não é afetada por inibidores de sinal, garantindo a estabilidade e instantaneidade de todas as informações.

Telemetria

A telemetria fornece dados acerca do desempenho dos veículos e de seus condutores. Dessa maneira, é possível identificar e prevenir atitudes perigosas no trânsito, bem como garantir a segurança dos profissionais e o bom funcionamento dos automóveis.

A telemetria é feita de maneira analógica ou digital, podendo ser utilizada via smartphones e drones.

Saiba quais as vantagens da rastreabilidade 

A rastreabilidade de cargas resulta em diversas vantagens para a empresa, para os clientes e para a sociedade de maneira geral.

A primeira delas é a transparência no transporte, uma vez que é possível saber a origem, localização, estado e forma como foi entregue o produto.

Outra vantagem é a possibilidade de identificar os pontos de melhoria em cada etapa da operação e otimizá-los. Além disso, há o controle da qualidade e o aprimoramento dos processos internos, uma vez que a carga e o profissional que a transporta são mantidos em segurança.

Por fim, todo o processo logístico é efetuado com excelência, gerando satisfação e mantendo a competitividade da transportadora no mercado.

Quais os tipos de software utilizados na rastreabilidade

A rastreabilidade conta com três tipos de softwares que podem ser utilizados no cotidiano da empresa. Acompanhe! 

ERP

O ERP (Sistema de Gestão Empresarial) é um sistema base que integra fontes distintas de informação dos principais setores da companhia, como contabilidade, gestão de estoque, vendas, entre outros.

WMS

O segundo tipo de software utilizado na rastreabilidade é o WMS (Warehouse Management System), que tem o objetivo de registrar e comunicar ao ERP e aos demais sistemas da transportadora cada etapa em que o produto se encontra.

TMS

O TMS (Transport Management System) é um sistema de rastreamento responsável por organizar e planejar as rotas de distribuição.

Conheça o Buonny Sat

Para garantir uma rastreabilidade segura, é fundamental contar com um serviço qualificado, reconhecido e confiável como o Buonny Sat. Essa solução de rastreamento oferece o monitoramento de viagens em tempo real com tecnologias que unem a carga e o destino com segurança e eficiência.

O Buonny Sat utiliza a tecnologia Webguardian de automação, uma das mais renomadas do mercado quando o assunto é monitoramento de cargas. Essa tecnologia é baseada em inteligência artificial, o que confere um alto índice de assertividade nas questões relacionadas à rastreabilidade.

Viu como a rastreabilidade de cargas é de suma importância para o bom andamento de todo processo logístico de uma transportadora de cargas? Além disso, a rastreabilidade pode ser usada em todos os tipos de transporte, inclusive o multimodal.

Ao contar com a tecnologia do sistema de rastreamento Buonny Sat, você agrega a sua transportadora valores como qualidade, confiança e eficiência, o que é fundamental para conquistar cada vez mais espaço no mercado.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato