Roteirizador: qual a sua importância para a logística

GESTÃO 29/06/2022

Você utiliza um roteirizador para otimizar as entregas da sua empresa?

Esse sistema tem a função de escolher o caminho mais eficiente para as empresas de transporte. Com isso, é possível otimizar tempo e também recursos.

No entanto, muitos gestores ainda não estão convencidos da importância dessa ferramenta, ou não sabem como escolher um roteirizador que esteja adequado às necessidades do negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância de um roteirizador. Acompanhe!

Saiba o que é um roteirizador 

Esse sistema visa a redução de custos logísticos operacionais relacionados à rota. Para isso, ele atua buscando o caminho mais eficiente até o destino final, visando a otimização de recursos financeiros.

O roteirizador de carga é uma ferramenta essencial para definir os trajetos para a realização de entregas ou coletas na prestação de serviço de modo mais eficiente.

Quais as suas principais funções

Dentre as principais funções do roteirizador podemos citar o planejamento de rotas estratégicas para a entrega ou coleta do produto.

Mas, ele também atua na programação de veículos adequados para a prestação dos serviços, e a determinação do tamanho da frota de acordo com a demanda.

Além disso, o roteirizador ainda realiza a definição e o monitoramento em tempo real das jornadas dos motoristas, garantindo que eles realizem o descanso necessário e atuem com mais disposição e, consequentemente, com melhor qualidade de vida.

Dessa maneira, a roteirização logística previne acidentes a partir do momento que possibilita o monitoramento dos colaboradores a fim de evitar jornadas exaustivas de trabalho, como dirigir por longas distâncias sem pausa ou trafegar por estradas perigosas.

Qual a sua importância para empresas de logística 

Um roteirizador é muito importante para empresas de logística porque permite a redução dos custos e o aumento da quantidade de entregas.

Através dele, é feito o gerenciamento de riscos e é possível melhorar a rentabilidade da operação. Ao mesmo tempo, é possível conquistar uma maior satisfação e fidelização dos clientes.

Saiba como escolher um bom roteirizador

Para escolher um bom roteirizador, o primeiro passo é levantar as necessidades da sua empresa. Dessa maneira, é possível nivelar as expectativas em relação à ferramenta e os benefícios do investimento realizado.

Em seguida, é fundamental comparar as opções disponíveis no mercado e entender os diferenciais de cada ferramenta, pois para adquirir um sistema de roteirização, deve-se ter conhecimento das funcionalidades e do quanto ele pode otimizar o cotidiano da transportadora

Quais são os tipos de roteirização

Existem dois tipos de roteirização.

O primeiro é a roteirização de cargas e veículos, que leva em consideração aspectos do trânsito que podem complicar o trajeto.

Dessa forma, é possível escolher o melhor caminho, mais rápido, estratégico e seguro, para que as entregas sejam realizadas em maior quantidade de carga e em menor tempo.

Além disso, os métodos de transporte também são definidos, garantindo a segurança da prestação de serviço.

Já o segundo é a roteirização de viagens. Essa tem o objetivo de criar percursos com mais pontos turísticos, rotas mais seguras e conhecidas, trajetos mais confortáveis ou rentáveis.

Conheça os benefícios em ter um roteirizador nas suas operações 

Você já deve ter percebido que um roteirizador gera muitos benefícios para as operações logísticas, certo?

O acompanhamento de cada etapa do processo operacional é fundamental para garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado.

Listamos, a seguir, as principais vantagens em ter um roteirizador. Acompanhe!

Agilidade nas entregas

A roteirização de entregas faz com que os produtos sejam direcionados de maneira estratégica e ágil ao seu destino final.

Isto porque são escolhidas as melhores rotas, mais seguras e programadas para atender o maior número de demandas no menor tempo possível.

Preservação do patrimônio da frota

Não seria eficaz realizar entregas rápidas se a cada caminho escolhido aleatoriamente, o patrimônio da frota não fosse preservado, concorda?

A escolha das rotas é essencial para garantir que os veículos da frota sejam preservados, assim como evitar acidentes e garantir a integridade dos colaboradores e da carga.

Por isso, a roteirização faz-se importante para a gestão de frotas e gerenciamento de riscos das operações.

Aumento no índice de satisfação do cliente

Ao realizar um pedido online, o que o cliente mais espera é que ele seja entregue com agilidade e qualidade, e esse é mais um dos benefícios do roteirizador: a satisfação dos consumidores.

Isso se explica pelo fato de que a ferramenta cuida da preservação e controle dos produtos transportados nos veículos, bem como planeja o trajeto mais rápido e seguro para sua entrega.

Redução no custo das operações

Uma roteirização eficiente consegue automatizar o planejamento logístico, reduzindo o custo das operações, uma vez que evita-se danos e acidentes à frota e à carga transportada.

Além disso, a produtividade aumenta, uma vez que as entregas são feitas com agilidade e qualidade.

Segurança para a carga e o motorista

O roteirizador também tem o benefício de proporcionar segurança para a carga e o motorista. Afinal, ele monitora e elabora a jornada do condutor, determinando seus momentos de descanso e impedindo um trabalho ininterrupto e exaustivo.

Bem como define o trajeto mais seguro e ágil para que a carga chegue ao seu destino sem que seja violada ou roubada.

Você trabalha com profissionais experientes, prontos para agir nas mais diversas situações durante o transporte de carga? Para garantir a segurança da carga e da operação, nós temos o sistema Buonny Check, nele você possui acesso a mais de 1.8 milhão de motoristas cadastrados e seus históricos de viagens. Clique aqui e conheça mais!

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato