Alcançar uma boa  gestão e otimização da logística é um dos principais objetivos quando se busca aumentar a competitividade e se destacar no mercado, além de fazer crescer a satisfação dos clientes.

Pensando nisso, veja uma lista com 4 soluções — entre ferramentas, práticas e investimentos — que podem ajudar no aprimoramento dos processos logísticos e seus resultados.

Mapeamento de processos

O mapeamento de processos consiste no estudo da forma com que as atividades são executadas, a fim de verificar se os métodos de trabalho são eficazes, ou se precisam de melhorias.

A ideia é conseguir corrigir as falhas e aplicar melhorias, eliminando desperdícios e etapas que não agregam valor aos produtos e serviços, por exemplo.

Dessa forma, os processos são avaliados, de ponta a ponta, além da suas entradas e saídas, fornecedores e clientes (internos e externos). Posteriormente, cria-se um desenho desse fluxo e toda análise é feita a partir daí.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho podem ser definidos como uma ferramenta de gestão criada para auxiliar no acompanhamento dos resultados. Por meio deles, o gestor consegue avaliar se os esforços dedicados na realização das tarefas são suficientes para alcançar as metas definidas anteriormente.

Da mesma forma, eles também ajudam na identificação dos gargalos, suas prováveis causas e o que precisa ser feito para corrigi-los.

Benchmarking focado na gestão e otimização da logística

O benchmarking pode ser definido, resumidamente, como a busca pelas melhores práticas de um mercado específico. Por meio dele, empresas do mesmo ramo (de preferência os líderes de mercado e os concorrentes diretos) são estudadas.

O objetivo é realizar um comparativo entre os processos internos e externos, identificando o que as outras empresas fazem de diferente e que pode ajudar a aprimorar ainda mais a forma de trabalho na sua.

Contudo, vale ressaltar que não se trata de uma cópia do que seus competidores fazem de melhor, mas sim em como essas questões podem ser aproveitadas e adaptadas para o seu modelo de negócio e seu público.

Investimento em tecnologia

4.1. Big Data

O volume de dados que são gerados em uma rotina logística é bem grande. Para que se alcance uma boa gestão do conhecimento e eles sejam usados para contribuir com informações relevantes, o ideal é contar com um recurso que seja capaz de suportá-los e processá-los — sem que haja perda de qualidade.

4.2. WMS

O Sistema de Gerenciamento de Armazém, sigla em português, é uma ferramenta voltada para o controle e análise de estoques. Por meio dele se consegue organizar rotinas desde o recebimento até a expedição e inventários de materiais.

4.3. TMS

Já o Sistema de Gerenciamento de Transportes é voltado para a otimização da gestão de frete. O investimento nesse software permite tomar decisões sobre a melhor opção de transporte, avaliar os preços oferecidos pelas transportadoras, realizar auditorias de pré-faturas, entre outras funcionalidades.

4.4. ERP

O ERP não é um sistema totalmente voltado para a logística, mas ele proporciona a integração entre todas as áreas da empresa, viabilizando a comunicação entre setores como compras, estoques e vendas.

Com ele, as trocas de informações entre as áreas são feitas de forma automática, em tempo real e de maneira mais acertada.

 

Fonte: goo.gl/AhWb9b

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