Saiba mais sobre o monitoramento de transportes e sua importância no gerenciamento de riscos

Você sabe onde está a sua mercadoria neste momento? Consegue dizer exatamente a localização da frota? Sabe se a entrega já foi feita ou vai atrasar? Consegue obter informações e monitoramento de transportes em tempo real para tomar decisões rápidas?

Se a resposta for não, você tem um problema logístico grave, que pode perfeitamente ser resolvido com tecnologias para o monitoramento de transportes.

Fundamental no gerenciamento de riscos, o monitoramento de transportes não é mais um diferencial competitivo. É uma condição essencial para a movimentação de cargas. Isso porque saber detalhes precisos sobre a frota e a entrega é questão de sobrevivência, seja qual for o porte da sua empresa.

A tecnologia de monitoramento de cargas oferece a visibilidade dos processos em tempo real, do início ao fim da viagem, com ganhos em segurança, comunicação e transparência. O resultado? Melhoria no nível do serviço e na satisfação dos clientes.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é o monitoramento de transportes e seu papel no plano de gerenciamento de riscos, as vantagens para as operações de movimentação de cargas e como o serviço de Monitoramento 24 Horas de cargas da Buonny – pode aumentar a performance operacional do seu negócio.

O que é o monitoramento de transportes?

Responsável pelo acompanhamento de uma carga do embarque ao destino final, o monitoramento de transporte utiliza tecnologia e inteligência estratégica para identificar gargalos da operação, antever e mitigar os riscos e contribuir com entregas no prazo, tornando o processo mais eficiente.

Ao monitorar a operação é possível ter acesso a informações sobre embarque e desembarque, desempenho da frota em viagem, alertas de desvios ou sinistros, previsibilidade de atrasos e comunicação imediata com o cliente para reagendamento de entregas.

Além de garantir a tomada de ações em tempo real, o serviço também se ampara na tecnologia e na integração de sistemas para fornecer informações completas e indicadores de performance que vão subsidiar planejamentos futuros.

Contribuições do monitoramento logístico

Desta forma, o monitoramento contribui tanto para o cumprimento dos parâmetros do plano de gerenciamento de risco quanto para a estratégia de gestão logística.

Ao aprimorar o controle sobre as viagens, sua empresa enxerga as variáveis e os riscos da operação e, desta forma, otimiza processos, reduz custos, faz entregas mais assertivas e melhora os resultados.

Tudo isso tem impacto direto na imagem e na reputação da marca, já que as entregas bem-sucedidas estão entre as principais metas de quem atua no setor de transporte rodoviário de cargas.

Como funciona o monitoramento de cargas

A tecnologia é a grande aliada no monitoramento de cargas. Por meio de softwares de monitoramento, além de equipamentos e rastreadores instalados nos veículos – e até mesmo nas cargas, como as iscas eletrônicas – é possível acompanhar a viagem do início ao fim, visualizando o veículo e a mercadoria exatamente onde eles estiverem.

Com o uso dessa solução, outras informações importantes sobre o transporte rodoviário de cargas podem ser obtidas. Ao fazer o monitoramento, dados como a abertura de portas, paradas em local indevido, informações sobre a condução do caminhão, desvios de rota e até o controle da jornada de trabalho dos motoristas são disponibilizados.

Por que contratar o serviço?

Não são apenas transportadores e embarcadores que desejam ter ampla visibilidade e segurança nas operações de transporte rodoviário de cargas. O consumidor final também considera o serviço de entrega essencial na hora de fazer uma compra.

A eficiência logística não é um assunto exclusivo para grandes empresas ou um fator determinante apenas na hora da escolha dos fornecedores para o transporte. Ser efetivo nas entregas é ponto chave para fidelizar clientes.

A prova está nos números!

Na medida que as vendas online cresceram durante a pandemia, o número de queixas sobre falhas em entregas também aumentou. Em 2020, as reclamações por entregas fora do prazo tiveram um incremento de 84,6% no serviço Reclame Aqui, em relação a 2019.

O Procon SP recebeu mais de 300 mil reclamações sobre vendas online em seus canais de atendimento em 2020. O principal problema (70 mil queixas) foi o atraso ou extravio de um produto. Ou seja, entregas bem-feitas, ágeis e dentro do prazo se tornaram um fator crítico de sucesso para as empresas.

Demonstre que você respeita o seu cliente fazendo o monitoramento eficaz dos transportes!

10 vantagens do monitoramento de transportes

“Manter os olhos” na carga durante toda a viagem oferece inúmeros benefícios. Redução do custo logístico, controle dos riscos e prevenção aos sinistros, melhor gestão da entrega e upgrade no nível do serviço são resultados bem-vindos a qualquer operação.

Entre as vantagens do monitoramento estão:

  1. Visibilidade em tempo real, com acompanhamento de cada veículo e acesso a informações sobre desvios de rota, controle de jornadas, imprevistos durante a viagem, número de caminhões parados ou em viagem etc;
  2. Agilidade na comunicação em caso de roubos, acidentes ou imprevistos que possam gerar riscos à vida, ao patrimônio, à carga ou ocasionar atrasos na entrega;
  3. Identificação de extravios ou desvios de mercadoria e inconsistências na programação de entregas;
  4. Mecanismos para localização e recuperação dos veículos e da carga, em caso de sinistros;
  5. Atendimento Pronta Resposta 24h em todo o território nacional, para situações de emergência;
  6. Controle de custos e acompanhamento de situações que possam levar a gastos excedentes;
  7. Otimização das janelas de entrega para redução do pagamento de diárias e estadias;
  8. Menores taxas de atrasos ou cancelamento das entregas, o que eleva o nível de satisfação dos clientes e a imagem da empresa no mercado;
  9. Alertas sobre distanciamento do perímetro definido no plano de gerenciamento de risco, possibilitando a tomada imediata de decisões e aumentando a segurança da operação;
  10. Ganhos no pós-venda, já que a informação de uma carga roubada permite o reenvio da mercadoria ao cliente ou facilita a comunicação e a transparência sobre novas data de entrega. Uma experiência de compra positiva passa pelo serviço de entrega;
  11. Aumento da performance operacional, da confiança dos clientes e da reputação.
Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Monitoramento 24 Horas, a melhor solução para cargas

Saber onde está a frota, se a viagem segue tranquila e se a mercadoria chegará a tempo no local de entrega – respeitando os procedimentos de segurança e o cronograma – elimina grandes dores de cabeça.

Para conseguir essa tranquilidade, o melhor é contar com uma solução eficiente e uma gerenciadora de riscos experiente. No caso da Buonny, os resultados da solução de Monitoramento 24 Horas de transporte falam por si.

Em 2020, foram mais de 1,9 milhão de viagens monitoradas e R$ 230,7 bilhões em valores embarcados. Com base nos parâmetros e diretrizes do plano de gerenciamento de riscos, essas viagens foram acompanhadas minuciosamente e cada imprevisto ou ocorrência foi tratado para garantir a segurança e a eficiência da operação.

As vantagens do monitoramento de transporte são inúmeras, como vimos neste artigo. Agora só falta você colocar tudo isso em prática! Conte com o Monitoramento 24 Horas de transportes e aumente sua performance logística. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato