Contar com um sistema de ERP na logística é importante para qualquer transportadora que deseja crescer e se manter competitiva no mercado, não é mesmo?
Isso porque um ERP de logística para transporte de cargas contribui para o aprimoramento dos processos, abrindo espaço para a implantação de estratégias a fim de aumentar a produtividade e resultados das operações.
No entanto, muitos gestores ainda têm dúvida de quais são as funções e os benefícios de um sistema de gestão empresarial como o ERP.
Pensando nisso, preparamos este artigo. Nele, você vai saber qual a importância de um sistema ERP na logística, como ele funciona e quais seus benefícios para os processos da empresa. Continue a leitura e confira!
Entenda o que é o sistema ERP
O sistema ERP é uma ferramenta de gestão que automatiza, reúne, integra e centraliza os processos de uma empresa.
O sistema é responsável por armazenar informações em banco de dados que os disponibiliza de forma estratégica em cada operação.
A sigla é a abreviação da expressão Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português.
Com um ERP eficiente, é possível acompanhar cada detalhe do processo, o que torna mais fácil o recolhimento de dados e a tomada de decisão para promover otimizações e melhorias.
Qual a sua importância para a logística de empresas
Ao ser incorporado no setor logístico, o sistema ERP permite a automatização e o monitoramento de processos fundamentais para a gestão de transportadoras, tais como:
- controle da frota
- histórico de clientes
- emissão de documentos
- receitas e despesas
- acompanhamento dos custos, entre outros.
Inclusive, outro benefício do sistema é a disposição de sistemas integrados com todos os setores através de inteligência artificial.
Por meio do sistema ERP, setores distintos podem compartilhar informações de forma segura e eficiente.
Além disso, é possível garantir a qualidade de entrega e serviço, uma vez que você conhece todas as etapas do processo e consegue agir de forma eficiente para sanar problemas e melhorar a performance.
Saiba quais as vantagens em ter um sistema ERP na logística
Acompanhe, a seguir, as principais vantagens em utilizar a ferramenta na sua transportadora:
Redução de custos
Um sistema ERP minimiza os erros nos processos, consequentemente, gera mais economia e produtividade para a empresa.
Além disso, como se trata de uma ferramenta automatizada, há redução de custos operacionais, como o uso de papéis e o aluguel de espaço para arquivos.
Melhora das operações e processos
A melhoria operacional e processual também é consequência do sistema ERP na logística. Com a automatização das atividades, os processos são melhorados e tornam-se mais confiáveis.
Além disso, aprimora-se a logística da empresa, uma vez que se monitora em tempo real todas as movimentações operacionais.
Dessa forma, fica mais simples conhecer e trabalhar os pontos de melhoria, tornando as atividades das transportadoras mais assertivas e seguras.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é uma das consequências de utilizar um ERP eficiente, tomando decisões certas para a melhoria do processo. Em decorrência da automatização dos processos manuais, da redução dos erros e da otimização do tempo, o fluxo de trabalho melhora, favorecendo o aumento da produtividade.
Segurança
A segurança dos processos também aumenta quando se investe em um sistema ERP na logística.
Isso se explica pelo fato de que ele monitora, identifica e corrige falhas antecipadamente, diminuindo os riscos, como, por exemplo, acidentes e roubos com a carga.
Controle financeiro
Através do sistema ERP, você consegue monitorar as entregas, garantindo que sejam realizadas dentro do prazo, controlando de forma efetiva o estoque. Com isso, é possível conquistar um maior controle financeiro.
Além do mais, você consegue planejar as rotas antecipadamente, evitando prejuízo materiais e físicos, contribuindo para a redução do custo dos processos.
Como funciona o sistema ERP na logística da empresa
O ERP na logística atua de forma ampla para otimizar todos os processos. Confira a seguir algumas das funcionalidades do sistema.
Gestão de demandas
O ERP é capaz de elaborar uma gestão de estoque para transportadoras, permitindo o controle sobre todas as demandas solicitadas aos fornecedores.
Como se trata de um sistema que reúne dados em tempo real, ele contém a data de cada pedido e o status da entrega.
Dessa forma, é possível analisar a eficiência da operação, adotando medidas para melhorar cada vez mais a sua performance.
Controle de estoque
Com um ERP na logística do transporte de mercadorias, é possível monitorar a entrada e saída de produtos, assim como entender quais são os que possuem maior demanda e quais estão parados no estoque.
Além disso, pode-se inserir alertas de estoque mínimo, de acordo com as necessidades do usuário, prevenindo que o ítem fique em falta.
Rastreamento e escolha das rotas de entrega
O ERP monitora em tempo real todos os veículos da frota. Devido a esse monitoramento, é possível criar rotas mais seguras e ágeis para garantir a entrega da carga dentro do prazo garantido..
Emissão de documentos e notas fiscais
Com um sistema automatizado, a emissão de documentos e notas fiscais é mais ágil.
Isso porque fica mais fácil acessar dados e realizar todos os trâmites necessários para garantir que a empresa esteja dentro da lei.
Controle dos custos
O sistema ERP dentro de uma transportadora permite que o gestor de frota saiba qual é o custo empregado durante o trajeto por cada veículo, tanto em relação à manutenção dos veículos, quanto na mão de obra, combustível e segurança com a carga.
Dessa maneira, fica mais fácil planejar melhorias para aumentar as margens e diminuir os riscos que podem acabar gerando prejuízos financeiros à empresa. Como o caso de acidentes, roubos e degradação dos veículos da frota.
Gestão financeira
Mais uma das vantagens do sistema ERP na logística é a gestão financeira que aprimora os processos relacionados a todas as movimentações de capital da companhia, como fluxo de caixa, cobrança escritural e contas a pagar e receber.
Emissão de relatórios
Por fim, a emissão automática de relatórios é outro benefício do sistema ERP na logística.
Com ele, o gestor é capaz de acompanhar e mensurar informações sobre todos os setores de forma unificada, a fim de identificar os pontos fracos e trabalhar para melhorá-los.
Como vimos, o sistema ERP é ideal para que o setor de logística torne-se mais organizado, estratégico, competitivo e rentável.
Portanto, vale a pena investir em um sistema ERP na logística para alavancar e aprimorar os processos da sua transportadora, assim como melhorar performance e resultados.
Quer ter mais controle e segurança no seu serviço de transporte de cargas? Clique aqui e conheça o Buonny Tech, com nossos rastreadores incorporados ao seu sistema de gestão, você garante mais eficiência e segurança para os processos da sua empresa.