Supply Chain: o que é e quais as suas vantagens

LOGÍSTICA 27/07/2022

Você já ouviu falar em Supply Chain ou logística e cadeia de suprimentos? Trata-se da gestão completa de todas as etapas pelas quais um produto passa até chegar no consumidor final.

Ele funciona de maneira sistêmica, proporcionando segurança e organização em toda a trajetória da carga e é fundamental para o aprimoramento da logística de transportes.

Considerando a relevância deste assunto quando o assunto é gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística de transporte, vamos explicar tudo sobre Supply Chain e as vantagens desse tipo de gestão para o mercado. Confira a seguir!

O que é Supply Chain

O Supply Chain, ou “cadeia de suprimentos” em português, trata-se do gerenciamento de todo o ciclo de vida de um produto, desde a compra da matéria-prima para a fabricação até o recebimento pelo consumidor final.

Isso significa que todas as etapas pelas quais a mercadoria passa se relacionam e são co-dependentes.

Dentre as atividades do Supply Chain podemos destacar a aquisição de insumos, seu direcionamento para a fábrica, sua transformação no produto final, seu armazenamento, sua embalagem, seu transporte, sua distribuição e venda.

Cada fase passa pela gestão da cadeia e é essencial para que o produto final seja um resultado positivo de todo o processo.

Além disso, o marketing, o atendimento ao cliente e o setor financeiro, por exemplo, são ações indiretas que contribuem também com o sucesso da cadeia de suprimentos.

Qual a relação entre supply chain e logística

A logística é um processo linear com estratégias mais direcionadas ao operacional e que se relaciona com poucos participantes da cadeia de suprimentos. Já o Supply Chain é um processo em rede que embasa suas ações nas relações comerciais e conversa com todos os integrantes da cadeia.

Em comum, ambos planejam as operações, realizam o gerenciamento logístico, almejam suprir as demandas dos consumidores e têm contato com o cliente final.

Ou seja, a logística foca na transportação de insumos e produtos, e o Supply Chain trabalha de maneira ampla, contatando todas as etapas do ciclo de vida da mercadoria.

Contudo, mesmo com tantas distinções, o setor logístico também é de suma importância para o funcionamento da cadeia de suprimentos que, por sua vez, depende da logística para a locomoção da carga.

Como funciona a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos tem o objetivo de fazer contato e determinar a relação entre cada integrante do processo pelo qual o produto deve passar até chegar ao seu destino final.

A seguir, vamos expor algumas etapas realizadas pelo Supply Chain. Acompanhe:

  • aquisição do produto de acordo com oferta e demanda;
  • escolha dos fornecedores;
  • fabricação do insumo ou produto;
  • gestão de estoque;
  • comercialização e entrega ao consumidor final;
  • troca ou devolução da mercadoria (caso o cliente solicite);
  • otimização dos processos;
  • logística.

Dessa maneira, o produto é acompanhado desde sua confecção até sua entrega, garantindo a segurança e o aprimoramento contínuo de cada etapa da cadeia de suprimentos.

Como funciona a cadeia de suprimentos - Supply Chain

Quais são as vantagens do Supply Chain 

O Supply Chain promove vantagens e deve ser implementado dentro das corporações que atuam com recebimento de demandas, confecção, fornecimento e transporte de insumos ou produtos.

O primeiro ponto positivo da cadeia de suprimentos é a redução de custos, uma vez que cada etapa é concluída conforme o planejamento realizado, minimizando falhas, necessidade de ajustes e, portanto, os custos operacionais.

Além disso, cria-se uma relação harmoniosa entre cada integrante da cadeia produtiva, afinal, são co-dependentes e isso proporciona o aumento da competitividade e a redução de cobranças desleais.

A segunda vantagem é a qualidade na entrega, uma vez que no fluxo de produtos, cada fase é supervisionada por profissionais competentes, reduzindo as chances de erros e tornando as etapas mais seguras.

Outro benefício é a melhoria da pontualidade na entrega, pois as operações são integradas e realizadas com base em um planejamento estratégico e logístico. Consequentemente, o processo auxilia na satisfação dos clientes que acabam mais propensos a realizarem novos pedidos.

Como adotar o supply chain dentro da logística de transportes

Para adotar o Supply Chain dentro da cadeia logística de transportes é importante avaliar qual a demanda da corporação e adaptar para suprir essa necessidade.

Portanto, não existe um passo a passo ideal para implementar a cadeia de suprimentos no cotidiano logístico. Porém, o uso de tecnologia, pode contribuir profundamente para o sucesso do processo. Veja a seguir as principais soluções para o supply chain dentro da logística de transporte!

ERP

Trata-se do Planejamento de Recursos Empresariais e é um sistema que une todas as informações e etapas de uma corporação. Portanto, a correlação entre cada fase pode ser vista de forma ampla, o que ajuda na tomada de decisões e melhoria contínua do negócio.

TMS ou Sistema de Gestão de Transporte e Logística

Este é um software que tem o intuito de melhorar a qualidade e produtividade de todo o processo de transporte e distribuição de cargas.

Dentro desse sistema é possível juntar as operações realizadas internamente e externamente, possibilitando o controle de todas as etapas do processo de transporte até a entrega.

WMS ou Sistema de Gerenciamento de Armazém

Esse sistema centraliza a gestão de estoque e maximiza a utilização do espaço dos armazéns através da automação de tarefas.

Sistema de rastreamento de carga

Atua no mapeamento de cada etapa pela qual o produto passa durante sua transportação até sua entrega e cuida ainda da definição de melhores rotas e segurança no trajeto.

Com o uso de tecnologia é bem mais simples implementar o Supply Chain de maneira eficiente no cotidiano da logística de transportes, garantindo a segurança do produto, boas condições de trabalho aos profissionais e satisfação plena do cliente final.

Como vimos, o Supply Chain é fundamental para o gerenciamento e a otimização de todas as etapas da cadeia de suprimentos. Desde a confecção do produto até sua entrega ao destino final. Por isso, é importante analisar bem a necessidade de implantação desse sistema na empresa através de um planejamento estratégico.

Conheça as soluções tecnológicas da Buonny Tech para prevenção de riscos no transporte rodoviário de cargas. Nós unimos as melhores tecnologias de rastreamento do mercado a softwares para tornar a sua operação mais segura e eficiente. Clique aqui e conheça a nossa solução.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato