TRR: conheça os principais desafios de se tornar um TRR

Para se tornar um transportador-revendedor-retalhista, é importante saber que esta é uma tarefa que deve ser executada com extrema responsabilidade, já que requer atenção às determinações legais preestabelecidas para o transporte das cargas em questão, a fim de se tornar um TRR.

Logo, é preciso conhecer de forma consistente as principais questões que permeiam o TRR e como funciona o serviço, pois nessa área também existem muitas possibilidades de novos negócios.

Para te ajudar a entender quais são os principais desafios de se tornar um TRR, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

Saiba o que é o TRR

O Transportador Revendedor Retalhista (TRR) se caracteriza como organizações regulamentadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que possuem autorização para comercializar, transportar e revender óleo diesel, óleo lubrificante e graxa envasada.

Para isso, a corporação TRR adquire grandes quantidades desses materiais e os revende de forma retalhada, ampliando seus lucros.

A comercialização acontece à granel e, normalmente, são transportadas por caminhões para o consumidor final, sem a necessidade de um intermediário.

É importante ressaltar que os produtos devem atender a todos os requisitos legais da ANP para serem revendidos.

Portanto, deve-se adotar medidas quanto à segurança de transporte de produtos perigosos , normas estabelecidas pela ANP e legislação ambiental.

Entenda quais as funções do Transportador Revendedor Retalhista

Dentre as funções do TRR está a distribuição e comercialização do óleo lubrificante, óleo diesel e graxa à granel para corporações, indústrias, transportadoras, produtores rurais, dentre outros.

É possível perceber que se trata de um trabalho de grande responsabilidade, e que deve ser realizado com o máximo de cuidado para que não haja erros durante o percurso.

Saiba como funciona o serviço

Dentre as vantagens que o TRR oferece, podemos destacar a praticidade na compra dos produtos transportados. Ele funciona de forma bem simples, basta realizar o pedido e a mercadoria é entregue ao destinatário.

Dessa maneira, quem precisa de óleo diesel para o abastecimento da frota, por exemplo, consegue fazer a compra do produto diretamente no TRR, garantindo um estoque de longo prazo.

Isso significa que o TRR simplifica a gestão da sua empresa e dá suporte para a otimização do consumo de óleo diesel dos seus veículos.

Vários segmentos que utilizam óleo diesel, óleo lubrificante ou graxa à granel conseguem contar com as vantagens do serviço prestado. Afinal, os preços praticados são competitivos e garantem inúmeros benefícios.

Saiba que o TRR não tem autorização para comercializar combustíveis como álcool, gás natural e gasolina. Portanto, sua atuação limita-se aos três produtos citados anteriormente.

Conheça os desafios de ser um TRR

Dentre os desafios que os revendedores enfrentam, podemos citar:

  • produção;
  • logística;
  • abastecimento;
  • armazenagem;
  • operação.

Esses fatores devem ser cuidados diariamente, a fim de aprimorar o atendimento ao mercado nacional de combustível.

Portanto, um TRR precisa realizar o transporte e armazenamento dos produtos e combustíveis por ele comercializados de forma correta. Para isso, é fundamental que respeitem e cumpram todas as normas regulamentadas pela ANP.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Prevenir riscos ao meio ambiente e à sociedade

Dessa forma, é possível prevenir que esses insumos gerem risco ao meio ambiente e à sociedade.

Para ser um Transportador Revendedor Retalhista, além dos pontos citados acima, é necessário seguir um passo a passo para fazer a solicitação, acompanhe a seguir:

  • Passo 1: Preencha a ficha cadastral disponível na página da ANP.
  • Passo 2: Certifique-se de atender aos requisitos das Resoluções ANP n°8/2007 e n°784/2019 .
  • Passo 3: Conheça e prepare a documentação requerida.
  • Passo 4: Receba o formulário de autorização para o exercício da atividade.

Seguindo esses passos e tomando as precauções necessárias, os desafios de ser um TRR são minimizados e o trabalho é realizado com maior eficiência.

Saiba como garantir a segurança na gestão de TRR

Para garantir a segurança na gestão de TRR, o primeiro passo é planejar com clareza.

Somente um planejamento estratégico é capaz de garantir que todas as etapas funcionem corretamente.

Em seguida, deve-se inovar sempre que puder. A inovação colabora para a otimização dos trabalhos, reduzindo seu grau de dificuldade e ampliando sua segurança e eficiência.

Outro ponto importante para garantir a segurança de TRR, é monitorar e comparar seus resultados, promovendo melhoria contínua em todos os processos.

Realize ainda a gestão financeira e a gestão de estoque para evitar excessos e desperdícios.

Essas atitudes vão proporcionar melhoria aos processos de forma sistêmica, minimizando erros e antecipando desafios na aplicação de soluções estratégicas.

E se você quer uma empresa especializada para dar mais segurança a sua operação, conte com a Buonny. Somos líderes de mercado em gerenciamento de riscos, com soluções de alta tecnologia em monitoramento e rastreamento de veículos e cargas. Clique aqui e conheça nossos serviços.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato