Vantagens do background check no gerenciamento de riscos

SEGURANÇA E GR 20/10/2021

Vantagens do background check no gerenciamento de riscos

O modal rodoviário responde por mais de 60% da movimentação de cargas no Brasil. De acordo com o Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC), são mais de 2,2 milhões de caminhões registrados no país. O número de caminhoneiros também gira em torno disso, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Mas como saber se todos esses profissionais e veículos estão aptos a realizar o transporte de cargas seguindo as regras de segurança e os planos de prevenção a sinistros e fraudes?

Um item primordial no gerenciamento de riscos é o processo de background check – ou checagem de antecedentes – realizado por meio de modernos sistemas de pesquisa e cadastro profissional.

Para entender melhor o que é background check, seu papel no transporte rodoviário de cargas e as vantagens de contratar um serviço de cadastro e consulta de veículos e motoristas, confira o que preparamos neste artigo.

Continue a leitura e conheça ainda o TeleConsult, da Buonny, a solução líder em background check no mercado brasileiro.

O que é background check?

É um processo que permite a verificação completa de antecedentes, seja de uma pessoa física ou jurídica. Normalmente, ao fazer o background check é possível analisar informações como antecedentes criminais, verificação da CNH, protestos e processos judiciais.

Com base em um conjunto de informações – obtidos a partir do nome e CPF (ou razão social e CNPJ), a empresa contratante avalia se o indivíduo, fornecedor ou prestador de serviço está apto a fazer parte da operação e se tornar um parceiro de negócio.

Em resumo:

  • Background check é um processo de pesquisa de informações sobre os antecedentes e a idoneidade de uma pessoa ou empresa.
  • Os dados permitem a avaliação de novos parceiros, prestadores de serviço, fornecedores ou colaboradores.
  • O objetivo é identificar problemas legais, jurídicos, financeiros, comerciais ou mesmo criminais que possam comprometer as relações de trabalho ou confiança.
  • O background check é uma excelente ferramenta de checagem de antecedentes para a prevenção e detecção de fraudes.

Importância do background check no transporte de cargas

As fraudes no Brasil representam um grave problema. Segundo a Serasa Experian, uma tentativa de fraude de identidade é registrada a cada 16 segundos. Isso sem falar nos outros tipos de fraudes e crimes existentes.

No caso do transporte rodoviário de cargas, os prejuízos com roubo e desvio de cargas consome cifras bilionárias. É por isso que as operações logísticas exigem uma série de cuidados, incluindo sistemas de background check dos profissionais.

Validar dados de motoristas é uma boa prática quando o assunto é a segurança das operações. A partir de processos de checagem de antecedentes – feito de forma rápida e prática com sistemas inteligentes de pesquisa, cadastro e consulta – as empresas conseguem confirmar a idoneidade das partes atuantes no transporte de cargas.

Sob este ponto de vista, contar com um serviço eficaz de cadastro e consulta de motoristas – e também de veículos, porque ninguém quer que sua carga viaje em caminhões com documentação irregular – se torna obrigatório para quem têm como regra a prevenção às fraudes e o cuidado com a segurança nas operações.

Leia também: Quer aumentar a segurança e a eficiência no transporte rodoviário? Conheço o serviço de monitoramento de cargas BuonnySat.

Como funciona e por que contratar o serviço de cadastro e consulta?

O sucesso de uma operação logística passa pela análise eficiente das informações sobre os agentes envolvidos no transporte. Para ter acesso a dados qualificados sobre motoristas e veículos é necessário fazer a contratação de um sistema de pesquisas inteligente, capaz de analisar dados e minimizar o potencial de risco.

O background check pode ser feito de forma eficaz através de ferramentas de cadastro e consulta, que avaliam a exposição ao risco das viagens e estabelecem o perfil profissional adequado aos tipos de embarque com base no cruzamento de informações sobre a carga, o veículo e o histórico do motorista.

O resultado é mais segurança, agilidade e assertividade operacional. Além disso, o cadastro e a consulta de motoristas fazem parte do gerenciamento de risco e são uma etapa prevista nas apólices de seguro de RCF-DC (roubo de cargas).

Todos os motoristas e veículos envolvidos em uma operação de transporte de cargas devem ser cadastrados no banco de dados das empresas gerenciadoras de risco, permitindo a análise da sua situação profissional – uma exigência das seguradoras.

TeleConsult, a solução líder em background check

Com mais de 1,8 milhão de motoristas e 1,2 milhão de veículos cadastrados, o TeleConsult, da Buonny, é atualmente o maior e melhor cadastro do país e oferece a melhor tecnologia na hora de contratar profissionais para o transporte rodoviário de cargas.

O serviço analisa três informações que podem impactar na operação:

  • Veículo – Proprietário, características do veículo, documentação junto ao Detran/Denatran e trafegabilidade.
  • Profissional – Referências pessoais e comerciais, experiência e capacitação profissional, distribuidor forense, situação do CPF na Receita Federal, status da CNH no Detran e histórico de sinistros.
  • Carga – Tipo de carga, valor transportado, origem da viagem e destino da entrega.

O serviço opera 24 horas por dia, sete dias por semana, com retornos rápidos da análise cadastral.

  • Para funcionários e agregados, o prazo é de 14 horas úteis a partir do recebimento da solicitação.
  • No caso de carreteiros, o retorno se dá em apenas 90 minutos, também contados a partir do recebimento da solicitação.

Leia mais em Teleconsult: Cadastro e Consulta de motoristas a serviço da segurança

Benefícios do melhor serviço de cadastro e consulta do país

O TeleConsult garante muitas vantagens. Confira algumas delas:

  • Análise das informações dos profissionais envolvidos no processo de transporte;
  • Agilidade no tempo de resposta dos dados consultados;
  • Redução nos índices de sinistralidade;
  • Ampliação da segurança e performance logística;
  • Redução dos prejuízos no transporte rodoviário e cargas;
  • Melhorias no desempenho e sucesso da operação logística;
  • Entrega certeira da mercadoria.

Tecnologia com resultados expressivos

Desde fevereiro de 2019, quando implantou de forma pioneira no Brasil a tecnologia de reconhecimento facial por biometria, o TeleConsult já alcançou resultados expressivos:

  • Identificação de mais de 350 clonadores de documentos;
  • Mais de 1.200 tentativas de clonagem identificadas;
  • Mais de R$ 200 milhões em prejuízos evitados.

Se a segurança e o combate às fraudes é uma premissa do seu negócio, o background check é uma prioridade, certo? E contar com o melhor serviço de cadastro e consulta de profissionais vai aumentar em muito a performance da sua operação e os índices de confiabilidade.

Contrate o TeleConsult, o melhor banco de informações de profissionais do setor de transporte rodoviário do Brasil. https://wordpress-693429-2291571.cloudwaysapps.com/cadastro-e-consulta/

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato