Proteja-se! Veja quais são os tipos de cargas mais roubadas nas estradas

A Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou, na Pesquisa Nacional de Roubo de Cargas, as estatísticas de cargas mais roubadas, que somaram em 22.183 casos, totalizando um prejuízo de R$ 1,47 bilhões.

Quais as características da cargas mais roubadas?

As cargas mais visadas são aquelas de fácil escoamento no mercado paralelo, isto é, aquelas mercadorias mais fáceis de vender depois de roubadas. Mas isso nem sempre significa que elas precisam ter um valor mais baixo. Muitas vezes, produtos caros, como eletrônicos, costumam ser alvo de criminosos, por serem fáceis de serem vendidos.

Saiba quais são as cargas mais roubadas pelos assaltantes

Veja aqui os itens mais visados pelos ladrões de cargas:

  1. Produtos alimentícios;
  2. Cigarros;
  3. Cargas fracionadas;
  4. Produtos da indústria têxtil;
  5. Produtos eletrônicos;
  6. Medicamentos e produtos farmacêuticos;
  7. Bebidas;
  8. Autopeças;
  9. Combustíveis;
  10. Produtos químicos.

Como proteger sua mercadoria no transporte?

Alguns cuidados devem ser tomados na hora do carregamento e durante todo o processo logístico, que ajudam a tornar a cadeia mais segura, evitando que sua carga seja um alvo fácil para criminosos. Assim, você pode evitar perdas em sua operação e transtornos para seus clientes.

O cadastro e consulta de motoristas é uma etapa fundamental da gestão de riscos. É através dele que os dados do perfil do profissional são confirmados e, a partir dele, é planejado todo o monitoramento.

Definição de rotas e maneiras para evitar multas e acidentes

Nessa etapa, são definidas as rotas que o motorista deverá seguir quando pegar a estrada com a carga, bem como os pontos seguros de parada para descanso – além do controle de jornada de motorista, a fim de evitar multas e acidentes causados pela falta de atenção decorrente do cansaço.

Iscas eletrônicas e demais tecnologias para gerenciar os riscos

Você também pode optar por incluir iscas eletrônicas em sua carga – tratam-se de pequenos rastreadores que podem ser fixados no caminhão ou na carga, de maneira discreta, dificultando a visualização pelos ladrões e seu posterior desligamento.

Combate constante do roubo de carga com a Buonny

Agora que você sabe mais sobre as cargas mais roubadas, conte com a tecnologia da Buonny para monitorar as atividades.

Nossas soluções trazem aos nossos clientes sistemas de monitoramento em tempo real para mais segurança e eficiência durante a operação.

Por isso, somos referência no gerenciamento de riscos no transporte de cargas, ajudando transportadores a diminuírem seus prejuízos e aumentarem sua produtividade com entregas dentro do prazo e maior satisfação do cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato