{"id":2230,"date":"2022-07-25T16:26:20","date_gmt":"2022-07-25T19:26:20","guid":{"rendered":"https:\/\/buonny.com.br\/?p=2230"},"modified":"2024-03-26T12:57:52","modified_gmt":"2024-03-26T15:57:52","slug":"transporte-de-carga-perigosa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/buonny.com.br\/blog\/transporte-de-carga-perigosa\/","title":{"rendered":"Como aumentar a seguran\u00e7a nas opera\u00e7\u00f5es de transporte de carga perigosa"},"content":{"rendered":"
O n\u00famero de acidentes no transporte de carga perigosa aumentou no Brasil. Em 2020 foram 939 ocorr\u00eancias contra 1.095 em 2021, uma m\u00e9dia de 91 registros por m\u00eas. Os dados da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Transporte e Log\u00edstica de Produtos Perigosos (ABTLP) revelam uma necessidade urgente: aumentar a seguran\u00e7a das opera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Mais da metade dos acidentes (640) foram com l\u00edquidos inflam\u00e1veis. A falta de treinamento e as falhas mec\u00e2nicas est\u00e3o entre as causas principais. Al\u00e9m de colocar em risco a vida de caminhoneiros e outros motoristas, esses acidentes levam a altos preju\u00edzos log\u00edsticos e a danos ambientais muitas vezes irrepar\u00e1veis.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, os produtos qu\u00edmicos est\u00e3o entre os mais visados pelas quadrilhas de roubo de cargas, por isso, nenhum esfor\u00e7o para reduzir a sinistralidade neste tipo de transporte \u00e9 em v\u00e3o.<\/p>\n
A boa not\u00edcia \u00e9 que j\u00e1 existe tecnologia para rastreamento, monitoramento, gest\u00e3o log\u00edstica, redu\u00e7\u00e3o de preju\u00edzos, sele\u00e7\u00e3o de motoristas<\/a>, preven\u00e7\u00e3o a acidentes e melhoria da efici\u00eancia operacional.<\/p>\n Neste artigo, vamos falar mais sobre o tema, as caracter\u00edsticas do transporte de carga perigosa, as regras para a atividade e a import\u00e2ncia do gerenciamento de risco em opera\u00e7\u00f5es complexas como essa.<\/p>\n Boa leitura!<\/p>\n As cargas perigosas s\u00e3o quaisquer produtos que ofere\u00e7am grau de risco elevado \u00e0 seguran\u00e7a p\u00fablica, aos trabalhadores, \u00e0s instala\u00e7\u00f5es f\u00edsicas e ao meio ambiente se n\u00e3o foram manipuladas ou transportadas corretamente.<\/p>\n Nessa categoria se enquadram as cargas explosivas \u2013 como gases comprimidos ou liquefeitos \u2013, inflam\u00e1veis, oxidantes, produtos venenosos, infecciosos, radioativos, corrosivas ou poluentes.<\/p>\n A log\u00edstica e o transporte de carga perigosa precisam respeitar normas r\u00edgidas e legisla\u00e7\u00f5es espec\u00edficas. A atividade requer treinamento dos profissionais, frotas adequadas para este tipo de transporte e um plano de gerenciamento de risco<\/a> diferenciado para opera\u00e7\u00f5es complexas como essa.<\/p>\n Existem mais de 3 mil itens de produtos qu\u00edmicos\/perigosos divididos em nove classes e subclasses. A Resolu\u00e7\u00e3o ANTT 5.232\/2016 classifica esses produtos conforme as recomenda\u00e7\u00f5es do Comit\u00ea de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos das Na\u00e7\u00f5es Unidas – publicadas no regulamento modelo conhecido como \u201cOrange Book\u201d e atualizado periodicamente – e no Acordo Europeu para o Transporte Rodovi\u00e1rio de Produtos Perigosos (ADR).<\/p>\n As cargas perigosas est\u00e3o classificadas da seguinte forma:<\/p>\n <\/a><\/p>\n A Ag\u00eancia Nacional de Transporte Terrestre<\/a> \u00e9 quem regulamenta e fiscaliza esse tipo de transporte, mas embarcadores e transportadores precisam ter consci\u00eancia, responsabilidade e, \u00e9 claro, contar com recursos e tecnologias para atender com rigor \u00e0s normas de seguran\u00e7a.<\/p>\n Evidentemente, as empresas devem estar preparadas para este tipo de opera\u00e7\u00e3o de transporte e contar com profissionais capacitados tanto na preven\u00e7\u00e3o de sinistros e redu\u00e7\u00e3o de riscos quanto para tomar medidas urgentes e assertivas em caso de acidentes.<\/p>\n O transporte de carga perigosa tem uma s\u00e9rie de particularidades, que devem ser levadas em conta na hora do transporte.<\/p>\n Os caminh\u00f5es com carga perigosa precisam estar bem identificados, com placas retangulares na cor laranja e numeradas conforme o n\u00edvel de risco do produto em transporte. Essa placa \u00e9 fixada na parte externa do caminh\u00e3o e deve ser bem vis\u00edvel.<\/p>\n O n\u00famero nas placas segue um regulamento padr\u00e3o. O primeiro algarismo indica a classe do produto (risco principal) e o segundo, o risco subsidi\u00e1rio. Se n\u00e3o for o caso, o n\u00famero \u00e9 0.<\/p>\n A classifica\u00e7\u00e3o indica:<\/p>\n Os produtos com algum risco s\u00e3o identificados com um r\u00f3tulo, que informa a natureza da subst\u00e2ncia, a forma correta de manuseio e identifica o produto em transporte. Normalmente \u00e9 representado por um losango em cores variadas e, geralmente, tem um desenho que indica o perigo (como uma caveira ou s\u00edmbolo de radioatividade).<\/p>\n Fazer o transporte de carga perigosa envolve uma s\u00e9rie de documentos obrigat\u00f3rios, como certificados de Inspe\u00e7\u00e3o para o Transporte de Produtos Perigosos (CTPP ou CIPP) e de Inspe\u00e7\u00e3o Veicular (CIV), no caso de transporte a granel; documenta\u00e7\u00e3o fiscal com informa\u00e7\u00f5es sobre a carga e declara\u00e7\u00e3o do expedidor.<\/p>\n Outros documentos podem ser acrescentados \u00e0 lista, respeitando as resolu\u00e7\u00f5es da ANTT. O motorista tamb\u00e9m deve ser habilitado para o transporte de carga perigosa e portar sempre os documentos pessoais e do ve\u00edculo.<\/p>\n No caso de transporte interestadual, h\u00e1 ainda a Autoriza\u00e7\u00e3o Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos emitida pelo Ibama<\/a>.<\/p>\n O transporte de carga perigosa est\u00e1 sujeito a uma s\u00e9rie de normas e leis espec\u00edficas<\/a>. No caso do caminhoneiro, \u00e9 necess\u00e1rio que ele tenha o Moop, um comprovante de que foi aprovado no Curso de Condutores de Ve\u00edculos de Transportadores de Cargas Perigosas. A idade m\u00ednima para fazer o curso \u00e9 21 anos.<\/p>\n Outras leis e resolu\u00e7\u00f5es regulamentam o transporte de carga perigosa. O ponto de partida \u00e9 a Lei 10.233\/2001<\/a>, que cria a Ag\u00eancia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).<\/p>\n H\u00e1 ainda a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o ANTT 5.232\/16, que classifica produtos perigosos e detalha como esse tipo de carga deve ser identificada, embalada, como os ve\u00edculos devem ser sinalizados e qual \u00e9 a documenta\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Toda opera\u00e7\u00e3o de transporte de cargas envolve riscos, mas no caso de produtos perigosos (como os qu\u00edmicos) \u00e9 fundamental redobrar os cuidados e os investimentos em preven\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Quando as regras s\u00e3o negligenciadas, a movimenta\u00e7\u00e3o deste tipo de mercadoria pode colocar em risco a vida de caminhoneiros, outros motoristas, meio ambiente e a sa\u00fade p\u00fablica.<\/p>\n O Painel de Acidentes da CNT<\/a> mostra, por exemplo, que foram registrados 7,3 mil tombamentos e 156 derramamentos de carga nas rodovias federais em 2021 \u2013 nem todos com produtos qu\u00edmicos, mas, certamente, os n\u00fameros exigem aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Qualquer vazamento de subst\u00e2ncia inflam\u00e1vel ou qu\u00edmica \u00e9 potencialmente perigosa. E se a preven\u00e7\u00e3o deixou a desejar, \u00e9 preciso saber como agir nessas circunst\u00e2ncias e tomar medidas urgentes para conter os danos e preju\u00edzos, sejam eles f\u00edsicos, materiais ou ambientais.<\/p>\n Vale lembrar que nem todos os produtos s\u00e3o inflam\u00e1veis, mas sua toxicidade pode causar graves problemas. Imagine o vazamento de produtos qu\u00edmicos em um manancial que abastece uma cidade.<\/p>\n Al\u00e9m de poluir solo, rios e colocar em risco animais silvestres, um acidente com carga perigosa pode deixar cidades inteiras sem \u00e1gua pot\u00e1vel, por exemplo.<\/p>\n Assim como os acidentes, o roubo de cargas \u00e9 outro fator de preocupa\u00e7\u00e3o para quem atua no transporte de produtos perigosos\/qu\u00edmicos. Os combust\u00edveis e agrot\u00f3xicos, por exemplo, est\u00e3o entre as cargas mais visadas no Brasil.<\/p>\n Seguir a legisla\u00e7\u00e3o \u00e9 um passo inquestion\u00e1vel para o transporte seguro de cargas perigosas. A lista de medidas que melhoram a performance em opera\u00e7\u00f5es complexas como essa inclui:<\/p>\n Dependendo do tipo de carga a ser transportada, h\u00e1 um tipo de ve\u00edculo mais indicado.<\/p>\n Para o transporte de l\u00edquidos e gases, o caminh\u00e3o sider \u00e9 indicado. J\u00e1 para os produtos que exigem climatiza\u00e7\u00e3o e para alguns tipos de carga radioativa deve ser usado o caminh\u00e3o-ba\u00fa. O bitrem \u00e9 utilizado, comumente, no transporte de l\u00edquidos e subst\u00e2ncias inflam\u00e1veis de alta escalabilidade e o caminh\u00e3o-tanque, l\u00edquidos e gases inflam\u00e1veis.<\/p>\n No caso das cargas mais pesadas, uma op\u00e7\u00e3o \u00e9 o rodotrem (que pode chegar a 9 eixos). Para viagens com minerais \u2013 como o min\u00e9rio de ferro, por exemplo \u2013 a op\u00e7\u00e3o \u00e9 o caminh\u00e3o basculante. O caminh\u00e3o porta-cont\u00eainer \u00e9 usado no transporte multimodal<\/a>.<\/p>\nO que \u00e9 considerado carga perigosa?<\/h2>\n
Tipos de transporte de carga perigosa<\/h2>\n
Classe 1: Explosivos<\/h3>\n
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Classe 2: Gases inflam\u00e1veis, asfixiantes e t\u00f3xicos<\/h3>\n
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Classe 3: L\u00edquidos Inflam\u00e1veis<\/h3>\n
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Classe 4: S\u00f3lidos inflam\u00e1veis, subst\u00e2ncias explosivas e auto reagentes<\/h3>\n
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Classe 5: Oxidantes<\/h3>\n
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Classe 6: Subst\u00e2ncias T\u00f3xicas<\/h3>\n
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Classe 7: Material radioativo.<\/h3>\n
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Classe 8: Corrosivos<\/h3>\n
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Classe 9: Subst\u00e2ncias e Artigos Perigosos Diversos.<\/h3>\n
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Particularidades do transporte de carga perigosa<\/h2>\n
Sinaliza\u00e7\u00e3o<\/h3>\n
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Rotulagem<\/h3>\n
Documenta\u00e7\u00e3o<\/h3>\n
Legisla\u00e7\u00e3o<\/h3>\n
Principais riscos no transporte de carga perigosa<\/h2>\n
Risco \u00e0s vidas dos caminhoneiros e \u00e0 sa\u00fade p\u00fablica<\/h3>\n
Vazamento perigoso de subst\u00e2ncia inflam\u00e1vel ou qu\u00edmica<\/h3>\n
Polui\u00e7\u00e3o dos solos, rios e habitats<\/h3>\n
Cuidados s\u00e3o necess\u00e1rios para o transporte de carga perigosa<\/h2>\n
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Frota para transporte de carga perigosa<\/h2>\n