O que é a integração de sistemas na logística de transportes

GESTÃO LOGÍSTICA 07/12/2022

A integração de sistemas na logística de transportes pode trazer benefícios como aumento da produtividade, otimização dos processos, redução de custos e muitos outros.

Isto porque com ferramentas alinhadas ao setor logístico da transportadora, é possível ter uma visão macro de todos os processos da empresa, com o objetivo de facilitar a tomada de decisões mais assertivas.

No entanto, a empresa precisa conhecer essas soluções, para que seja possível explorar todo o seu potencial.

Para ajudar você a entender os benefícios da integração de sistemas na logística de transporte de cargas, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é a integração de sistemas?

A integração de sistemas é um processo que resulta na união entre softwares diferentes de maneira automatizada.

O objetivo é fazer com que estes softwares se comuniquem com clareza, dando mais fluidez à operação, evitando erros ou falhas de leitura e prevenindo o uso de atividades manuais para o compartilhamento de dados.

Contudo, esse recurso não é suficientemente aproveitado por grande parte das empresas de carga, que ainda utilizam soluções manuais como planilhas de Excel, por exemplo.

Logo, conhecer as potencialidades da integração de sistemas na logística, e implementá-las em sua empresa, pode representar um grande diferencial competitivo.

Qual a importância de fazer a integração de sistemas da empresa?

O segmento logístico demanda grande necessidade de troca de informações. Assim como um banco de dados eficiente para gerir todo o fluxo.

E quando o sistema da corporação e dos seus fornecedores não forem compatíveis ou integrados, os dados não circularão de maneira correta e isso pode refletir em falhas e atrasos na comunicação.

Além disso, outra consequência para a má circulação de dados é o aumento de gastos que poderiam ser evitados e prejuízos à empresa.

Como, por exemplo, quando uma nova mercadoria chega no armazém para distribuição e encaminhamento de entrega, como ter total controle de quando essa mercadoria chegou, quando deve sair e onde está armazenada?

Assim como a ordem de carregamento de caminhões e saída de veículos das docas.

Todas essas informações são imprescindíveis para garantir a qualidade do serviço e o bom funcionamento da transportadora.

Por isso, a integração dos sistemas pode oferecer um ambiente de maior controle dentro da logística da transportadora, possibilitando a redução de gastos, prejuízos e incentivando a eficiência e produtividade da empresa.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Quais os tipos de integração de sistemas mais usados na logística?

Conhecer os tipos de sistemas mais usados na logística de transportes é fundamental para manter-se sempre atualizado acerca das inovações tecnológicas e usá-la a seu favor.

A seguir, vamos falar sobre os principais softwares utilizados atualmente. Confira!

WMS

O Warehouse Management System (WMS) é um Sistema de Gerenciamento de Armazém, que pode e deve fazer parte da integração de sistemas.

Dessa maneira, ele ajuda na gestão das rotinas de estoque, controla a necessidade de reposição, o inventário, confere se tem slots no local, monitora a ordenação física do espaço, dentre outras atribuições, a destacar:

  • entrada e saída de produtos;
  • portaria do estoque;
  • alocação dos itens;
  • emissão de documentos.

Os benefícios do sistema WMS são a melhoria nos indicadores de desempenho, otimização do fluxo de materiais, fornecimento de informações mais eficientes e prevenção de problemas como a falta ou o excesso de produtos.

TMS

O Transportation Management System (TMS) é um Sistema de Gestão de Transportes, e também está habilitado para fazer parte da integração de sistemas na logística.

Seu objetivo é auxiliar na gestão dos detalhes relacionados ao serviço de entrega. Dessa maneira, ele atua fazendo o planejamento de rotas, a auditoria, a verificação e também o acompanhamento das transportadoras.

Consequentemente, o TMS promove a melhoria do serviço de entrega, a otimização dos trajetos, o controle de gastos, a flexibilidade da entrega e o amparo na tomada de decisões.

ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software que tem a função de ordenar o trabalho operacional e administrativo de uma empresa.

Seus registros contém dados sobre o inventário de estoque, a apuração de impostos, o faturamento ao balanço contábil, o controle de maquinário, dentre outros.

O fato de manter todas as informações registradas faz com que o ERP seja um software indispensável para a inteligência da sua empresa.

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que armazena todos os dados coletados de cada consumidor em potencial ou atual, e também pode fazer parte da integração de sistemas na logística.

Além disso, todas as ações de contato com a companhia são documentadas, a fim de compor estatísticas, métricas e estratégias.

O CRM promove estreitamento do relacionamento com o cliente, otimização do tempo, antecipação de demanda, insights e recomendações, captura de emails e fácil acesso aos dados coletados.

Contar com estes sistemas é uma excelente decisão para manter a organização da troca de dados, bem como para construir uma base sólida e confiável de informações.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Como a integração de sistemas pode melhorar a gestão de riscos da transportadora?

Integrar os sistemas colabora para uma gestão mais eficiente, já que as informações podem ser compiladas, gerando dados confiáveis. Assim, a gestão da empresa pode tomar decisões baseadas nesses dados, otimizando toda a operação logística.

Nesse cenário, a  BuonnyTech oferece ferramentas que podem ser agregadas para ter acesso a tecnologias de ponta como:

  • rastreamento de veículos e cargas 24 horas por dia;
  • comunicação remota em tempo real;
  • monitoramento das cargas, que facilita o resgate em caso de roubo;
  • análises inteligentes que ajudam na produtividade do seu negócio.

Além disso, a BuonnyTech também oferece soluções para acompanhar o motorista, reduzindo os riscos e aumentando a segurança da operação com sensores de fadiga, por exemplo, para a prevenção de acidentes.

A ferramenta pode ser integrada a outros sistemas na logística de transporte, garantindo mais efetividade para o seu negócio.

Quer entender melhor como a BuonnyTech pode trazer mais segurança para a sua operação? Então clique aqui e fale com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato