Isca de carga: qual seu papel na recuperação de cargas roubadas

A isca de carga é um equipamento que garante o acompanhamento em tempo real da mercadoria. Ela favorece a sua localização e facilita sua recuperação em caso de roubos ou furtos.

Segundo a pesquisa “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, elaborada pelo Centro de Inteligência da Overhaul, só no primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou mais de 17 mil ocorrências de roubo de carga.

E devido à expressividade desses números, as transportadoras devem recorrer cada vez mais à soluções para diminuir ou zerar os riscos.

E a isca de carga, assim como sistemas de rastreamento e monitoramento, tem sido utilizada para garantir o gerenciamento de risco eficiente dentro das empresas.

Confira no conteúdo a seguir, como funciona a isca de carga, quais os tipos e o seu seu papel na recuperação de mercadorias roubadas. Boa leitura!

O que é uma isca de carga e como funciona?

A isca de carga é um pequeno e discreto equipamento rastreador, compacto, descartável ou retornável. Ele serve para realizar o rastreamento de cargas, que pode ser utilizado em veículos de qualquer porte.

O equipamento possui uma bateria de longa duração, permitindo o rastreamento de qualquer produto durante todo o transporte logístico. Além do mais, ele fica estrategicamente posicionado no meio da carga e nem mesmo o motorista tem conhecimento da sua posição.

Isso faz com que a sua vida seja preservada em caso de roubo ou furto, pois os ladrões podem exigir que ele retire a isca no momento da abordagem.

Quais são os tipos de isca de carga

Existem diferentes tipos de isca de carga disponíveis no mercado, cada um com características específicas e recursos de segurança. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:

  • Rastreadores GPS: Esses dispositivos são instalados nas mercadorias e permitem o monitoramento em tempo real da localização da carga. Eles são frequentemente combinados com outros recursos, como sensores de movimento e alertas de geofencing.
  • Sensores de Movimento: Esses sensores são capazes de detectar qualquer movimento não autorizado dentro do contêiner ou veículo de transporte. Ao detectar uma atividade suspeita, o sensor envia um alerta para o proprietário da carga.
  • Sensores de Abertura: Esses sensores são instalados nas portas dos contêineres ou caminhões e alertam o proprietário da carga sempre que uma porta é aberta sem autorização.
  • Dispositivos de Sinalização: Esses dispositivos são capazes de emitir sinais de alerta em determinados intervalos de tempo. Eles são úteis para rastrear a carga em caso de roubo, permitindo a localização mais rápida e eficiente.

Como funciona a tecnologia da isca de carga?

A tecnologia da isca de carga funciona de maneira híbrida, unindo RF, GPS e até mesmo IoT. Essa característica traz uma grande vantagem para esse tipo de dispositivo, pois diferentemente da tecnologia GPRS, seu sinal não pode ser bloqueado ou invadido, o que dificulta a ação de ladrões de cargas.

Além disso, essa tecnologia possibilita um monitoramento em tempo real, através de um sistema web ou aplicativo.

Dessa forma, caso a carga seja roubada ou sofra algum incidente, o serviço de inteligência e as equipes de pronta resposta da empresa de segurança tomam todas as medidas necessárias para recuperar a carga no local que esse rastreador indicar.

Com a localização em tempo real fornecida pelos dispositivos de rastreamento GPS, as autoridades podem ser acionadas e a carga pode ser recuperada com maior eficiência.

Vantagens da isca de carga que vão além da segurança

Também existem outros benefícios atrelados ao uso da isca de carga, como:

Precisão de localização

O uso de iscas eletrônicas permite o acompanhamento em tempo real, agilizando a ação das equipes de pronta resposta em caso de sinistros, desvios de rota e outras inconformidades da viagem em até 80%.

Gestão de carga

A tecnologia permite que a empresa saiba exatamente onde está cada carga, em tempo real. Sendo assim, mesmo com uma rotina intensa de embarques e desembarques, é possível ganhar tempo e ter uma gestão mais assertiva.

3 soluções para melhorar a segurança da operação e zerar os roubos de cargas

Na gestão de transporte existem soluções que ajudam no gerenciamento de riscos e na visibilidade da operação como um todo. Confira a seguir 3 principais soluções para esse objetivo.

Buonny Sat

Com o Buonny Sat, você consegue fazer o monitoramento de viagens 24h, usando a tecnologia exclusiva da Buonny, a Webguardian. Ela é baseada em inteligência artificial para tratar eventos em tempo real de forma mais ágil e segura.

Dessa forma, se acontecer algum incidente durante a operação, o motorista poderá entrar em contato com a nossa central para tomar decisões rápidas a fim de garantir a segurança do condutor e da carga. Nossa central realiza o acionamento de agentes de segurança pública para situações de emergência, 24/7, em todo o território nacional.

Buonny Tech

No Buonny Tech, você investe nas tecnologias mais eficientes do mercado quando o assunto é rastreio e monitoramento de carga.

Com a telemetria, você acompanha os dados em tempo real para tomar decisões mais assertivas, como otimizar e aumentar a produtividade da sua transportadora.

Além disso, no Buonny Tech você também pode utilizar o MDVR (Monitor Driver Video Recorder) e o sensor de fadiga, enviando alertas automaticamente para os motoristas em caso de fadiga, para prevenir acidentes.

Nessa solução, as iscas de cargas fazem o trabalho de monitoramento 24h e a facilitação no rastreio caso necessite recuperar em situações de roubo ou furto.

As tecnologias utilizadas pelo Buonny Tech podem ser integradas com os mais diversos sistemas de gestão de frotas e logística como TMS, ERP, WMS e CRM.

Buonny Log

Já o Buonny Log é uma solução para melhorar e otimizar a sua gestão de transporte.

Com ele, você pode planejar de forma inteligente as rotas da operação, assim como monitorar em tempo real a localização do motorista através do Buonny Drive, um aplicativo para celular exclusivo da Buonny, disponível para Android e iOS.

Para ter a visibilidade de toda a operação, o Buonny Log oferece dashboards gerenciais com relatórios sintéticos e analíticos, facilitando a visão ampla de todo o processo e permitindo um gerenciamento de transporte estratégico, com redução de custos e da ociosidade da frota.

Entenda qual a solução que mais se adequa à necessidade da sua transportadora.

Somos líderes em gerenciamento de riscos, com ampla experiência no mercado, e por isso desenvolvemos soluções tecnológicas com foco em aumentar a segurança e produtividade dos nossos clientes. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato