LinkedInFacebookXWhatsApp

Como otimizar a logística no terminal de cargas

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão chega no trminal de cargas

Estar atento à otimização de recursos na logística é fundamental, e custos de processos no terminal de cargas podem significar uma boa parte orçamentária de transportadoras.

Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Panorama do Transporte de Cargas no Brasil”, apresentada na 28ª edição do Fórum ILOS, os custos logísticos chegaram a 13,7% do PIB brasileiro.

Nesse cenário, para reduzir os custos e melhorar os processos, é fundamental contar com uma gestão de transporte eficiente.

Para ajudar você a entender como é possível otimizar a logística no terminal de cargas, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

Entenda o que é o terminal de cargas

O terminal de cargas é uma instalação destinada ao recebimento, processamento e expedição de cargas. Trata-se de um local onde as cargas são recebidas de diferentes meios de transporte, organizadas e encaminhadas ao seu destino final.

Terminal de cargas e armazém: saiba qual a diferença

Embora os terminais de cargas e os armazéns possam ter algumas funções em comum, existem diferenças significativas entre eles.

O terminal de cargas é uma instalação destinada especificamente à recepção, armazenamento e expedição de cargas, geralmente em portos, aeroportos e ferrovias.

Ele lida com uma grande quantidade de mercadorias, muitas vezes com diferentes origens e destinos. Assim, o terminal é projetado para agilizar o processo de transporte, o que também inclui a carga e descarga das mercadorias.

O foco principal dos terminais de transporte é garantir que as cargas sejam recebidas e expedidas de forma eficiente, organizada e segura.

Por outro lado, um armazém é uma instalação destinada à armazenagem de mercadorias em geral. Assim, os armazéns são utilizados para a estocagem de produtos em grandes proporções, antes de serem distribuídos para os clientes.

Eles podem ser gerenciados por empresas de transporte, fabricantes, distribuidores ou varejistas.

Os armazéns são planejados para abrigar produtos por períodos mais longos.

Quais as principais funções do terminal de cargas

No terminal de cargas, as mercadorias são recebidas, inspecionadas, classificadas, pesadas e etiquetadas, antes de serem armazenadas em áreas específicas.

O terminal também é responsável pela preparação da documentação necessária para a expedição da carga, como notas fiscais, declarações de importação ou exportação e certificados de origem.

Além disso, o terminal de cargas também é responsável pela coordenação das operações de transporte, incluindo:

  • O carregamento e descarregamento das cargas nos meios de transporte;
  • A organização dos horários de partida e chegada;
  • A coordenação das atividades de trânsito e processamento.

O objetivo do terminal de cargas é garantir que as cargas sejam transportadas com segurança, eficiência e dentro do prazo previsto.

O que se pode encontrar dentro de um terminal de cargas

Dentro de um terminal de cargas, é possível encontrar diversas áreas e equipamentos destinados a diferentes funções, que podem variar dependendo do tipo de terminal.

Algumas das áreas e equipamentos comuns em um terminal de cargas são:

Área de recepção

É a área onde as cargas são recebidas, inspecionadas e registradas antes de serem armazenadas ou enviadas para o transporte. Geralmente, essa área é formada por equipamentos de pesagem e classificação, além de computadores para registro de dados.

Área de armazenamento

É a área onde as cargas são armazenadas antes de serem enviadas para o transporte ou entregues ao destinatário. Essa área é equipada com estantes, prateleiras, empilhadeiras e outros equipamentos para facilitar o trânsito e a organização das cargas.

Área de expedição

Consta do local onde as cargas são preparadas para o transporte, incluindo a etiquetagem, embalagem e documentos necessários. De modo geral, essa área é equipada com scanners, impressoras, computadores e outros equipamentos para facilitar o processo de envio.

Equipamentos de movimentação

Incluem empilhadeiras, guindastes, esteiras, carregadores e descarregadores que são utilizados para movimentar e transportar cargas dentro do terminal.

Equipamentos de segurança

Incluem câmeras de vigilância, sistemas de alarme, sensores de fumaça e outros equipamentos para garantir a segurança das cargas e dos funcionários dentro do terminal.

Escritórios administrativos

Incluem salas de reuniões, escritórios de gerência e atendimento ao cliente, bem como áreas para registro de dados e processamento de documentos.

Além dessas estruturas, nos terminais de carga ainda é possível encontrar serviços complementares para os transportadores. Isso acontece devido ao tempo parado esperando por carga.

Assim, hoje o terminal de cargas conta com espaços de serviços úteis e conveniência.

Logo, um terminal de cargas é uma instalação complexa e altamente organizada, que requer a coordenação de diversas áreas e equipamentos para garantir a movimentação segura e eficiente de cargas de diferentes tipos e origens.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Quais são os tipos de terminais de carga?

Existem diversos tipos de terminais de cargas, cada um com suas características e funções específicas. Alguns dos principais tipos são:

Terminal de cargas aéreas

É uma instalação em aeroportos destinados à recepção, armazenamento e expedição de cargas aéreas.

Esse tipo de terminal é responsável por uma ampla variedade de mercadorias, incluindo animais vivos, produtos farmacêuticos, alimentos, materiais perigosos, entre outros.

Terminal de cargas portuárias

É uma instalação em portos marítimos destinados à recepção, armazenamento e expedição de cargas marítimas.

Esses terminais são responsáveis ​​pela movimentação de contêineres, cargas soltas e granéis, além de oferecer serviços de controle, classificação e tráfego das mercadorias.

Terminal de cargas transportadas

É uma instalação transferida para recepção, armazenamento e expedição de cargas transportadas por trem ou caminhão.

Esse tipo de terminal é responsável pela organização e gestão das cargas transportada por esse tipo de modal.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Como otimizar a logística no terminal de cargas?

Para otimizar a logística no terminal, é possível contar com ferramentas que permitam a integração de sistemas, sendo uma dessas soluções a Gestão Logística.

Essa é uma solução completa para aumentar a eficiência da sua operação, pois permite o planejamento das viagens de modo eficiente, usando para isso painéis gerenciais com relatórios sintéticos e analíticos.

Com essa ferramenta é possível ter uma visão ampla de todo o processo, possibilitando que a gestão de transporte atue de modo estratégico. Dessa forma, é possível reduzir custos e diminuir a ociosidade da frota, o que gera mais lucro para o negócio.

Além disso, a Gestão Logística conta com recursos que permitem o acompanhamento em tempo real das viagens e a gestão de transporte a partir de uma tela.

Viu como é possível otimizar a logística no terminal de cargas? Para isso, é possível contar com a tecnologia para prever cenários e antever demandas, melhorando os processos, ao mesmo tempo em que os lucros da sua transportadora são elevados.

Para entender como as soluções da Buonny podem trazer mais eficiência e segurança para a sua operação, clique aqui e converse com nossos especialistas.