Caminhão truck: conheça suas funcionalidades

GESTÃO 02/06/2022

Todo transportador sempre está em busca de veículos que consigam suprir a demanda do negócio, e o caminhão truck está entre os mais considerados na hora de montar ou crescer a frota.

Isso porque ele comporta diversos tipos de carga, possibilitando atender as necessidades dos clientes com maior eficiência.

É por essa razão que esse tipo de caminhão é o mais encontrado nas estradas brasileiras. Mas, antes de fazer um investimento de grande porte, o ideal é conhecer as suas funcionalidades no transporte de carga e entender se ele consegue suprir as suas demandas.

Dessa forma, você fica bem informado antes de escolher qual será o próximo caminhão de carga para a sua empresa. Ficou curioso? Então, continue a leitura para descobrir quais as principais funcionalidades do caminhão truck!

O que é o caminhão truck? 

Também conhecido como caminhão 6×2 e caminhão trucado, o caminhão truck é um veículo de transporte de carga muito popular no Brasil por sua alta eficiência.

Além de ser mais compacto, o que facilita o trânsito nas vias urbanas, ele também é mais veloz, o que permite um transporte mais otimizado.

Embora tenha 14 metros, ou seja, o mesmo comprimento do caminhão toco, o caminhão de caçamba truck possui a vantagem de contar com três eixos, que se dividem entre simples e duplo, sendo 1 frontal e 2 na traseira.

O eixo simples se encontra na frente do caminhão, com uma roda de cada lado. Já o eixo duplo fica localizado na traseira, possui quatro rodas, duas de cada lado.

É preciso ter atenção e não confundir o truck com o bitruck, pois eles são diferentes.

Diferença entre caminhão truck e bitruck

O caminhão bitruck possui eixos duplos, tanto na traseira quanto na dianteira. Então a diferença é que o Bitruck recebe um eixo a mais do que o truck normal.

Isto faz com que a carga consiga ser melhor dividida na hora do transporte, diminuindo a força que ele exerce na via.

Quais os tipos de caminhões mais comuns nas rodovias brasileiras 

Existe no mercado uma grande variedade de caminhões, mas os principais tipos utilizados no transporte rodoviário de cargas brasileiro são os que seguem abaixo. Acompanhe!

Caminhão 3/4

Popularmente chamado de VUC (Veículo Urbano de Carga), o caminhão 3/4 comporta até 3 toneladas de carga e circula bem pelas áreas urbanas. Além disso, por determinação do Senatran, ele deve ter 2 eixos simples.

Caminhão Truck

O caminhão truck, como vimos, tem capacidade de carga de até 14 toneladas, possuem três eixos e também circulam bem pelas áreas urbanas, com a vantagem de transportar um volume maior de carga.

Caminhão Toco 

Também conhecido como caminhão semipesado, o caminhão toco é outro caminhão muito utilizado para transporte de carga em grandes centros urbanos. 

Esse tipo de caminhão tem capacidade de transportar até 6 toneladas. De modo geral, o caminhão toco possui dois eixos e tração traseira.

Caminhão Bitruck

O caminhão bitruck é o que aguenta mais carga, chegando a 22 toneladas. Somado ao peso do veículo (peso bruto), o bitruck alcança 29 toneladas. 

Esse caminhão possui quatro eixos, onde os frontais são direcionais (se movimentam quando o volante é acionado) e pode ter tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

Tipos de carreta
Na imagem estão ilustrados diferentes tipos de carreta

Como escolher o caminhão ideal para o seu tipo de negócio

Pensar na versatilidade, segurança e eficiência no transporte são requisitos fundamentais para se escolher o tipo de caminhão para o seu negócio.

Para que a transportadora possa funcionar de forma sustentável,  é preciso priorizar a escolha de um caminhão que ofereça o melhor custo-benefício. Veja a seguir alguns fatores a se considerar:

  • Uso de combustível;
  • Custos de manutenção;
  • Capacidade de carga do veículo Vs. demanda de carga da empresa.

Nesse cenário, o caminhão truck pode transportar uma grande variedade de carga, o que o torna uma ótima opção para crescer a frota.

Além disso, o caminhão truck também possui tipos de carroceria disponíveis e que podem ser acopladas. Confira as cargas mais comuns transportadas pelo truck:

  • Produtos em lata
  • Cereais, grãos e sementes
  • Cargas paletizadas
  • Veículos de passeio
  • Materiais de construção, como britas, areia e entulho
  • Cargas refrigeradas
  • Engradados.

Quais as principais funcionalidades do caminhão truck

O caminhão truck possui finalidades e características distintas, sendo que cada modelo de caminhão tem uma função específica.

Para que você decida qual o melhor automóvel para suprir as necessidades da sua frota, listamos os principais usos do truck. Acompanhe!

Carroceria aberta – grade baixa

Esse tipo de caminhão truck é ideal para mercadorias que requerem uma carga e descarga facilitada.

São ideais para cargas secas em geral, a exemplo dos produtos encaixotadas e paletizados, chapas, engradados e barras de aço.

Carroceria aberta – grade alta

O caminhão truck de grade alta é ideal para o transporte de cereais a granel, a exemplo da soja, e também pode ser usado para transportar produtos em caixas, adubos, e engradados.

Como esse tipo de truck tem grades maiores, é possível comportar esses tipos de produtos de maneira eficiente.

Carroceria aberta – plataforma

Também conhecida como plataforma de socorro ou reboque, esse caminhão é utilizado para o transporte de carros ou motos.

Carroceria aberta – porta container

Como o modelo possui encaixes para fixação do container, ele é usado justamente para cargas que necessitem de transportes desse tipo.

O caminhão truck pode ter um bom desempenho em transportadoras que procuram por um veículo que apresente maior desenvolvimento para o transporte de cargas pesadas.

Como garantir segurança no transporte com o caminhão truck 

Depois de escolher o modelo de carroceria do caminhão truck que melhor atenda às demandas da sua empresa, é preciso investir na segurança da carga.

Isso vai desde a escolha do motorista, seu treinamento, até o acompanhamento durante o trajeto, que pode ser feito com um sistema de rastreamento de carga especializado.

Dessa forma,é possível assegurar que a carga seja entregue no destino final com maior segurança e eficiência.

Para encontrar meios mais seguros e otimizados de transportar cargas, clique aqui e conheça o Buonny Tech, nosso sistema de rastreamento em tempo real para uma entrega mais segura e eficiente.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato