Como tornar a operação logística da sua empresa segura e eficiente

LOGÍSTICA 19/04/2022

Como tornar a operação logística da sua empresa segura e eficiente

Ter uma operação logística enxuta, eficiente, segura e competitiva, que consiga vencer os desafios de produção, armazenagem e movimentação de mercadorias é o desejo da maioria das empresas. Quem não busca a alta performance operacional está na contramão dos negócios e arrisca sua sobrevivência no mercado.

Um objetivo comum das companhias é melhorar a operação logística sem elevar os custos. E isso é possível com o uso de tecnologia e soluções voltadas à gestão da armazenagem e transporte. Automatizar os processos e investir em inovação são os caminhos mais assertivos em prol da eficiência e da segurança.

Um bom plano de gerenciamento de riscos aliado a tecnologias para monitoramento, rastreamento, gestão e visibilidade operacional, seleção e contratação de frotas, acompanhamento de embarques/desembarques e ferramentas para acompanhar e analisar os indicadores de desempenho são decisivos para tornar a operação logística mais segura e eficiente.

Em um país com dimensões continentais, recordista em acidentes de trânsito e roubo de cargas, com infraestrutura deficitária nas rodovias, burocracia excessiva e alto custo operacional, sua empresa precisa de muita estratégia e bons protecionais para fazer a gestão dos riscos.

Quer saber mais? Confira neste artigo quais são as vantagens de ter uma operação logística otimizada e como chegar lá.

Benefícios de uma operação logística segura e eficiente

A excelência na operação logística está amparada em três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Encontrar a sinergia nesse tripé e fazer investimentos em inovação são as primeiras providências a serem tomadas.

Se o mundo evolui, os setores de logística e transporte de cargas também precisam se modernizar sistematicamente.

O aprimoramento da operação logística traz uma série de vantagens no gerenciamento de armazéns, controle de estoque e distribuição das mercadorias. Confira quais são os benefícios de uma operação logística segura e eficiente:

  • Agilidade nos processos e mais produtividade;
  • Planejamento assertivo e melhoria no controle operacional;
  • Ganhos na comunicação entre as equipes e com os clientes;
  • Mais qualidade no transporte, com redução nos atrasos, prazos e custos reduzidos;
  • Melhoria na performance operacional e redução das falhas em todas as etapas logísticas;
  • Aumento no nível de confiança dos clientes e melhoria na relação com o mercado;
  • Ampliação da visibilidade em todos os processos, desde a armazenagem até a entrega ao cliente final;
  • Acompanhamento e monitoramento em tempo real;
  • Customização dos projetos de acordo com as necessidades dos clientes;
  • Aumento do nível de serviço oferecido e ganhos em reputação;
  • Captação e retenção de bons profissionais;
  • Maior produtividade e lucratividade.

Leia aqui Planejamento logístico: o que é, qual sua importância e como usar essa ferramenta para aumentar a performance operacional.

10 passos para tornar a operação logística mais segura e eficiente

Quer ter todas as vantagens de uma operação logística segura e eficiente? Se sua empresa deseja atender as exigências do mercado e garantir um lugar de destaque no competitivo setor logístico, coloque em prática esse passo a passo:

  1. Revise os processos operacionais

Antes de pensar nos resultados é preciso conhecer bem a sua empresa, os pontos fortes e as deficiências. Analise sistematicamente cada etapa da operação e defina melhorias. As revisões periódicas ajudam a identificar os gaps, as áreas que precisam de atenção e a definir os investimentos necessários em novos recursos, sejam humanos ou tecnológicos.

  1. Mapeie todos os custos logísticos

Reduzir os custos é uma das principais metas de embarcadores e transportadores, mas, antes de fazer cortes aleatórios ou tomar decisões equivocadas, faça o mapeamento de todos os custos e analise onde, exatamente, é possível reduzi-los. Só assim a qualidade dos processos e do serviço oferecido não será prejudicada.

  1. Elimine atividades e processos desnecessários

Algumas empresas complicam processos e atividades, seja pela cultura organizacional mais engessada, seja pela falta de conhecimento em soluções que podem agilizar as demandas do dia a dia. Ao eliminar atividades desnecessárias e investir em tecnologia para otimizar as demandas diárias, seu time terá mais tempo para se envolver no planejamento estratégico e em novos negócios.

  1. Invista em informação qualificada

Ter informação qualificada e acessível em tempo real é ouro na operação logística. As equipes devem estar integradas e todos os processos precisam ser visíveis à gestão. O uso de sistemas logísticos agiliza a troca de informações e ajuda no planejamento.

  1. Acompanhe a sazonalidade e faça previsões de demanda

A logística é um setor extremamente dinâmico e alguns segmentos têm picos de demanda, como a indústria; o agronegócio – sujeito às safras; o varejo em datas especiais – Natal, Dia das Mães, Páscoa etc. – ou o e-commerce, com crescimento acelerado nos últimos anos e eventos como a Black Friday. Estar atento à sazonalidade e às demandas de cada setor é essencial tanto para a gestão do estoque quanto para otimizar as entregas.

  1. Gerencie os estoques

Uma operação logística eficiente envolve a boa gestão de estoques e armazéns. Ao adquirir um produto, o consumidor quer preços baixos no frete e, principalmente, entregas rápidas e no prazo. Para isso, é fundamental ser assertivo no controle do estoque e na expedição.

  1. Seja rigoroso na seleção de profissionais e no planejamento dos fretes

Com a venda feita e o produto pronto para envio, é hora de fazer a seleção do transportador e o planejamento das entregas. Um bom prestador de serviços na área de transporte e profissionais habilitados para as viagens é essencial. Para isso, conte com tecnologia na hora de consultar e selecionar motoristas e veículos.

  1. Integre os sistemas de gestão e operação

Quanto mais centralizados e automatizados forem os processos, melhor será a performance operacional e mais assertiva será a tomada de decisões da gestão. A dica é investir em sistemas logísticos integrados, que operem em sincronia e melhorem os fluxos logísticos, desde a parte burocrática e administrativa (como a emissão de documentos) até o gerenciamento dos riscos no transporte e a conclusão da entrega.

  1. Invista em tecnologia para rastreamento e monitoramento de viagens

A etapa de transporte é cheia de desafios e para mitigar riscos e prejuízos, conte com gerenciadoras de risco experientes, bons planos de gerenciamento de riscos, sistemas integrados de gestão com ampla visibilidade operacional e tecnologias para rastreamento e monitoramento das viagens.

  1. Melhore a visibilidade

Você só pode melhorar os processos se tiver ciência de como sua operação logística flui. Pensando nisso, é fundamental fazer o monitoramento constante dos indicadores de desempenho (KPIs). Com a centralização das informações e dashboards da operação, fica mais fácil fazer análises imediatas e tomar medidas para aprimorar os processos.

Quer uma operação logística eficiente e segura? Conte com especialistas

As vantagens de investir em melhorias na operação logística levam à redução de custos e de prejuízos, mais assertividade nas entregas e aumento no nível de satisfação dos clientes.

Mas ter tudo isso requer decisões assertivas, uso de tecnologia e, é claro, o suporte de especialistas em gestão logística e gerenciamento de riscos.

A Buonny tem todas as soluções que sua empresa precisa para automatizar e aprimorar processos internos, selecionar bons profissionais, gerenciar os riscos no transporte e obter a necessária visibilidade.

O resultado? Uma operação logística segura e eficiente, com clientes satisfeitos, entregas no prazo e condições de se destacar diante da concorrência. Para conhecer as soluções Buonny Tech, Buonny Log, Buonny Sat e Buonny Check e tornar sua operação logística diferenciada, fale com um dos nossos especialistas.

Gostou do artigo? Leia também:

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato