LinkedInFacebookXWhatsApp

Entenda a diferença entre logística e cadeia de suprimentos

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão para logística e cadeia de suprimentos

Você está ciente de que há diferença entre logística e cadeia de suprimentos? Embora ambos os conceitos façam parte do cotidiano da gestão de frotas, existem diferenças importantes entre eles.

Isso porque a logística se concentra principalmente na execução das atividades operacionais.

Já a cadeia de suprimentos, adota uma abordagem mais abrangente e estratégica, levando em consideração as interações e dependências entre as etapas do processo.

Para especificar melhor essa diferença, trazemos para você, a seguir, a diferença entre logística e cadeia de suprimentos, e como essas áreas impactam na gestão de frotas. Boa leitura!

O que é logística e cadeia de suprimentos?

A logística é um processo complexo que envolve o planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos, serviços e informações desde a produção até a entrega da mercadoria.

Isso inclui atividades como:

Todas as atividades têm o objetivo de garantir a entrega eficiente dos produtos aos clientes.

Já a cadeia de suprimentos, por sua vez, refere-se ao conjunto de organizações que trabalham juntas para transformar matérias-primas em produtos acabados e entregá-los aos clientes. Ela engloba:

  • fornecedores;
  • fabricantes;
  • distribuidores;
  • varejistas e clientes.

Portanto, a logística é parte integrante da cadeia de suprimentos e busca otimizar a eficiência do processo.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Quais as principais diferenças entre logística e cadeia de suprimentos?

Embora a logística e a cadeia de suprimentos estejam intimamente relacionadas, existem algumas diferenças significativas entre elas. Separamos as principais diferenças entre esses conceitos para você a seguir. Acompanhe!

Escopo

A logística é um componente essencial da cadeia de suprimentos, mas possui um escopo mais restrito. Ela se concentra nos seguintes pontos:

  • gerenciamento das atividades de transporte;
  • armazenamento;
  • manuseio de materiais;
  • distribuição dos produtos.

Por outro lado, a cadeia de suprimentos engloba todas as etapas envolvidas na obtenção de matérias-primas, transformação dos materiais em produtos acabados e entrega desses produtos aos clientes.

Assim, a cadeia de suprimentos engloba a logística, mas também abrange aspectos como:

  • aquisição;
  • produção;
  • planejamento estratégico;
  • colaboração com fornecedores.

Orientação

Quando o assunto é a diferença entre logística e cadeia de suprimentos, é importante lembrar que a logística é orientada principalmente para a eficiência operacional e o fluxo físico dos produtos.

Seu foco principal é garantir que os produtos sejam movidos de forma eficiente e eficaz ao longo da cadeia. Por outro lado, a cadeia de suprimentos tem uma orientação mais estratégica e abrangente.

Ela envolve a coordenação e o alinhamento de todas as atividades ao longo da cadeia para atingir os objetivos gerais de negócios, como:

  • a redução de custos;
  • o aumento da satisfação do cliente;
  • a obtenção de vantagem competitiva.

Abordagem

A logística é uma função operacional que lida principalmente com as atividades práticas de movimentação de produtos. Ela se concentra na execução das tarefas logísticas diárias, como:

Por outro lado, a cadeia de suprimentos adota uma abordagem mais holística e estratégica. Ela envolve:

  • a tomada de decisões estratégicas em relação a fornecedores;
  • localização de instalações;
  • fluxos de informações;
  • integração de sistemas;
  • colaboração com parceiros de negócios para alcançar os objetivos da cadeia como um todo.

Como reduzir custos no transporte de cargas

Importância da integração da logística e cadeia de suprimentos

A integração entre logística e cadeia de suprimentos é de extrema importância para o bom funcionamento e o sucesso de uma organização. Aqui estão algumas razões pelas quais essa integração é crucial. Acompanhe!

Eficiência operacional

A integração permite que as atividades logísticas sejam alinhadas e coordenadas com as diferentes etapas da cadeia de suprimentos. Isso resulta em:

  • um fluxo de produtos mais suave;
  • redução de gargalos e tempos de espera;
  • otimização do uso de recursos, como transporte e armazenamento, e melhoria da eficiência operacional geral.

A troca contínua de informações entre os diferentes pontos da cadeia facilita a tomada de decisões e ações rápidas e assertivas.

Redução de custos

A integração entre logística e cadeia de suprimentos permite identificar oportunidades de redução de custos em todo o processo. Ao compartilhar informações sobre demanda, estoques, capacidade produtiva e disponibilidade de recursos, é possível:

  • otimizar os níveis de estoque;
  • evitar atrasos;
  • minimizar o desperdício;
  • implementar estratégias de sourcing mais eficientes.

Todas essas ações resultam em economias de custo significativas ao longo de toda a cadeia.

Satisfação do cliente

A integração efetiva entre logística e cadeia de suprimentos tem um impacto direto na satisfação do cliente.

Isso porque, ao garantir a disponibilidade dos produtos certos, no local certo e no momento certo, a organização pode atender às demandas dos clientes de forma rápida e eficiente.

Além disso, a integração permite:

Todas essas ações levam a um melhor atendimento ao cliente e a uma experiência positiva com a marca da empresa.

Resposta ágil a mudanças

A integração entre essas duas áreas facilita a adaptação rápida e eficiente a mudanças na demanda do mercado. Além disso, também sinaliza aos gestores qualquer interrupção na cadeia de suprimentos, alterações nas prioridades dos clientes ou condições externas.

Assim, apesar de haver diferença entre logística e cadeia de suprimentos, esses dois conceitos juntos são capazes de promover eficiência, redução de custos, satisfação do cliente e capacidade de resposta ágil.

Essa integração permite uma visão mais ampla e estratégica do fluxo de produtos e informações, promovendo a colaboração entre os diferentes participantes da cadeia e impulsionando o desempenho global da organização.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Viu como é importante conhecer a diferença entre logística e cadeia de suprimentos? Para garantir o acompanhamento de todo o processo e a eficiência na operação, conte com a Buonny.

Somos líderes no mercado em soluções tecnológicas para aumentar a eficiência das operações logísticas no transporte de cargas.

Através do nosso sistema de gerenciamento de transporte, você planeja rotas inteligentes e acompanha toda a operação em tempo real, de forma prática e eficiente.

Para entender melhor como nosso sistema pode trazer mais assertividade, agilidade e segurança para a sua transportadora, clique aqui e fale com nossos especialistas.