LinkedInFacebookXWhatsApp

Safra de soja: como garantir a segurança no transporte nesse ano

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão abastecido com a safra de soja

A safra de soja é um importante impulsionador do agronegócio brasileiro. Em 2023, é prevista a supersafra, que requer bastante planejamento logístico para o escoamento da produção.

O grande desafio do setor é garantir a integridade da carga, evitar roubos e assegurar que os grãos cheguem ao seu destino em perfeitas condições.

O risco de perdas, principalmente no armazenamento e transporte é alto. Portanto, quanto mais você se preparar para isso, maior será o aproveitamento da safra.

Para te ajudar a fazer o planejamento do transporte da safra de soja 2023 garantindo segurança e eficiência preparamos este conteúdo. Acompanhe a seguir!

Qual o período de safra de soja no Brasil?

O período de safra de soja no Brasil pode variar de acordo com a região e as condições climáticas, mas geralmente ocorre entre os meses de outubro a março. A semeadura é feita durante a primavera, por volta de setembro e outubro, e a colheita ocorre entre fevereiro e março.

Essas datas podem sofrer algumas variações dependendo das condições climáticas específicas de cada ano. O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo e a cultura é predominante nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Atual cenário da soja brasileira no mercado

A produção de soja no Brasil tem se expandido nos últimos anos, impulsionada pelo aumento da área cultivada e pela adoção de práticas agrícolas modernas.

Estados como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás são os principais produtores da safra de soja, beneficiados pelas condições climáticas favoráveis e pela infraestrutura logística desenvolvida.

No entanto, o setor sojicultor brasileiro também enfrenta alguns desafios. O clima, como secas e chuvas excessivas, pode impactar a produção e a qualidade da safra.

Além disso, questões ambientais, como o desmatamento ilegal e a pressão por práticas mais sustentáveis, têm recebido uma atenção crescente tanto no mercado internacional quanto no mercado interno.

No mercado de exportação, a soja brasileira enfrenta competição de outros grandes produtores, como os Estados Unidos e a Argentina.

Fatores como a taxa de câmbio, políticas comerciais, condições climáticas em outros países produtores e demanda global influenciam os preços e a competitividade da soja brasileira.

Quais as expectativas da safra de soja para 2023?

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/23 gira em torno de 312,5 milhões de toneladas. Em números reais, isso significa um acréscimo de 40,1 milhões de toneladas quando comparada com a temporada 2021/22, somando uma alta de 15%. Portanto, para 2023, é possível esperar a supersafra.

Vale lembrar que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de safra de soja do mundo. A demanda global pelo grão de soja tem sido crescente, principalmente devido ao aumento do consumo de proteína vegetal e à expansão da indústria de alimentos e rações.

O país possui vantagens competitivas, como terras férteis, clima favorável e tecnologia agrícola avançada, que contribuem para sua posição de destaque no mercado internacional.

Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade
Baixe agora nosso ebook Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade.

Como garantir a segurança no transporte de safra de soja?

Existem várias medidas que podem ser adotadas para promover a segurança no transporte de soja. Separamos as principais para você conhecer. Acompanhe!

Rastreamento da carga

Utilizar tecnologias de rastreamento para monitorar a localização da carga de safra de soja em tempo real, permite identificar possíveis desvios de rota ou paradas não autorizadas. Além disso, também auxilia na recuperação de carga caso seja vítima de roubo.

Acompanhamento de motoristas

O acompanhamento de motoristas aumenta a segurança no transporte da safra de soja. Através do MDVR (Monitor Driver Video Recorder) e o sensor de fadiga é possível verificar se o motorista está trabalhando em segurança e conforme as diretrizes da empresa.

Também é preciso checar as credenciais do profissional, histórico de trabalho, realizar treinamentos e fornecer diretrizes claras sobre segurança e procedimentos de transporte.

Vale lembrar que o checklist do motorista pode ser otimizado com o uso da tecnologia.

Motoristas especializados

Contratar motoristas experientes e especializados no transporte de cargas agrícolas, especialmente no caso da soja a granel, que requer conhecimentos específicos sobre manuseio, aumenta a segurança da carga.

Monitoramento em tempo real

Utilizar sistemas de monitoramento em tempo real, como câmeras de vigilância, para acompanhar o transporte da carga e identificar qualquer atividade suspeita ou comportamento inadequado.

Planejamento de rotas seguras

Para aumentar a segurança do transporte da safra de soja em 2023 é importante elaborar um plano de transporte que leve em consideração rotas seguras e evitar áreas de alto risco.

É importante considerar informações atualizadas sobre segurança nas estradas e comunicar essas diretrizes aos motoristas.

Paradas em locais seguros

Oriente os motoristas a fazerem paradas em postos de gasolina, áreas de descanso ou locais designados e seguros ao longo da rota. É preciso evitar paradas em locais remotos ou desconhecidos.

Comunicação constante

Mantenha uma comunicação constante com os motoristas durante o transporte, estabelecendo canais de comunicação eficientes para relatar problemas ou emergências.

Segurança da informação

É importante proteger as informações sensíveis relacionadas ao transporte da soja, como itinerários, horários e dados dos motoristas, para evitar que caiam em mãos erradas.

Vale lembrar que, para aumentar a segurança na safra de soja em 2023, é importante que as empresas do setor também estejam atualizadas sobre as regulamentações e requisitos específicos do transporte de carga.

Para isso, é importante seguir as tendências tecnológicas de sistemas e treinamentos para os envolvidos na operação.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

Conte com a Buonny para garantir segurança no transporte da safra de soja

Portanto, conte com a Buonny para isso. Nossas soluções seguem as tendências do mercado de gerenciamento de riscos, oferecendo alta tecnologia e eficiência. Através das nossas soluções, é possível aumentar a produtividade e segurança da operação, diminuindo as chances de prejuízos com a perda de carga e atrasos nas entregas.

Tire suas dúvidas com nossos especialistas e entenda melhor como podemos trazer esses resultados para sua transportadora. Clique aqui e fale conosco.