Rastreamento de cargas: tecnologias para garantir a segurança

TECNOLOGIA 24/04/2023

A segurança no transporte de cargas é essencial para quem busca alta performance, competitividade e boas oportunidades de negócios. A integração de soluções na prevenção de risco, gestão de frotas e monitoramento de veículos tem se mostrado uma excelente alternativa para isso. Como é o caso do rastreamento de cargas.

O uso da tecnologia na rastreabilidade do veículo e das mercadorias transportadas pode garantir a minimização das ocorrências durante a operação. Assim como sérios prejuízos para a transportadora e os clientes.

Portanto, soluções inteligentes em rastreadores agregam eficiência e produtividade com tecnologias que garantem os melhores resultados.

Confira no conteúdo abaixo qual a função dos rastreadores e iscas, os riscos que podem ser minimizados e as principais funcionalidades das novas tecnologias no rastreamento de cargas. Boa leitura!

O que é rastreamento de cargas em tempo real?

O rastreamento de cargas permite maior segurança para a operação e tranquilidade ao cliente. Isso porque o cliente pode acompanhar o que está acontecendo durante o trajeto e onde está a carga.

Já para a transportadora, é possível receber dados importantes para analisar a performance da operação. Essas informações podem ser integradas aos sistemas de gestão e gerenciamento de riscos. Por isso, oferecem maior segurança para que o transporte seja feito dentro do prazo e com o mínimo de ocorrências.

Confira a seguir as tecnologias que podem ser utilizadas para um rastreamento eficiente de cargas.

Tecnologia voltada à segurança e ao rastreamento de cargas

A tecnologia é a grande aliada no monitoramento e na segurança das cargas. Viagens seguras passam por bons planos de gerenciamento de risco e soluções inteligentes que garantem maior eficiência.

Soluções de rastreamento

As soluções e ferramentas utilizadas são chamadas de itens de inteligência embarcada. Isto quer dizer, dispositivos que “viajam” nos caminhões e permitem que as gerenciadoras de risco monitorem e localizem veículos e mercadorias. Como os rastreadores e as iscas de carga.

É por meio deles que informações são transmitidas, facilitando o rastreamento e a localização do veículo em caso de roubo.

São enviados dados sobre o andamento da viagem, local de parada, cumprimento da rota pré-determinada, atendimento aos horários de entrega, possibilidades de atraso, aberturas de portas, dentre outros.

Leia também: Gestão Logística e a eficiência da solução para aumentar a performance da operação.

Confira abaixo as principais diferenças entre rastreadores e iscas de carga.

Rastreador no caminhão

Esse dispositivo é instalado no caminhão de maneira discreta e segura. Através dele, o rastreamento é feito por meio de GPS (comunicação via satélite), GPRS/GSM (via antenas de telefonia móvel) e radiofrequência (sinal das torres de rádio).

As informações enviadas à Central de Monitoramento permitem a visibilidade da viagem em tempo real.

Também é possível contar com outros sensores e atuadores que agem em conjunto com o rastreador. Essa integração permite a identificação de eventos como abertura e fechamento de portas, velocidade, aceleração, paradas, desvios de rota e emissão de alertas.

Esses dados são importantes para que a transportadora possa analisar a performance da operação, adotando medidas mais assertivas para melhorar os resultados.

Isca eletrônica no interior da carga

A isca de carga é instalada em local estratégico, no interior da carga. Ela pode ser descartável ou retornável e contar com baterias de longa duração (até 30 dias).

A instalação é fácil, já que as iscas são equipamentos sem fio e customizáveis para se camuflarem na carga. A sua ativação é simples e dispensa antenas externas.

Mesmo fora do veículo, as iscas continuam em funcionamento e podem ser monitoradas em tempo real.

No caso das iscas utilizadas na Buonny, a tecnologia funciona por radiofrequência (RF), comunicação LBS e GPRS. Além disso, elas contam com sistema de detecção de jammer, dificultando a ação das quadrilhas.

Essa solução tem se tornado indispensável para cargas muito visadas pelas quadrilhas, como: medicamentos, eletroeletrônicos, cigarros, bebidas e outros itens de fácil escoamento no varejo.

Vantagens da tecnologia embarcada no rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas traz mais segurança e eficiência às operações. Entre as vantagens estão:

  • Alto grau de segurança, controle logístico e automação, principalmente no transporte de cargas perigosas e de alto valor;
  • Possibilidade de configuração, personalização e integração com sistemas de gestão como ERP, CRM, etc;
  • Compartilhamento de sinal que possibilita o acesso a todos os detalhes da operação logística em tempo real;
  • Maior disponibilidade de comunicação com o duplo canal GSM/GPRS (duplo chip);
  • Permite ao rastreador atuar de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana, em situações de risco ou momentos críticos da operação.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Por que instalar rastreadores e iscas?

A gestão logística eficiente passa pelo gerenciamento dos riscos e o rastreamento de cargas. Os motivos para investir em tecnologia, dispositivos de segurança e parceiros especializados nestes serviços são muitos. Confira alguns deles:

  • Mitigação de riscos e prejuízos, mais eficiência na prevenção de sinistros e maior chance de recuperação da carga roubada;
  • Controle das viagens, com acompanhamento das diretrizes pré-determinadas no plano de gerenciamento de riscos e redução dos custos operacionais;
  • Acesso a informações em tempo real para garantir segurança, assertividade, entregas de qualidade, ajustes na operação e análises críticas, tanto para a tomada imediata de decisões quanto para o planejamento estratégico da gestão;
  • Mais credibilidade e confiabilidade, com entregas monitoradas e eficientes, melhoria no relacionamento com seguradoras e clientes e garantia de competitividade;
  • Alta performance e clientes satisfeitos, operações otimizadas, aumento da previsibilidade nas operações, ganhos de produtividade e lucratividade.
Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Quem pode contratar o rastreamento de cargas?

Essas soluções são indicadas para empresas que buscam tecnologia e serviços especializados no gerenciamento de riscos no transporte de cargas.

Ampliar os mecanismos de gestão logística, com foco na redução dos custos, mitigação de prejuízos e aumento da segurança é essencial para melhorar a performance, especialmente em operações de movimentação de cargas visadas ou com alto valor.

Se a sua empresa quer segurança e eficiência no transporte de cargas e busca tecnologias modernas para o rastreamento, conte com a Buonny.

Somos líderes no mercado de gerenciamento de riscos, com soluções tecnológicas de ponta para zerar o número de ocorrências e garantir a eficiência da operação. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato