LinkedInFacebookXWhatsApp

Lei do Motorista: principais pontos para otimizar o controle da jornada

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa adequada na lei do motorista

A Lei do Motorista é uma grande conquista para todos os profissionais que atuam nas estradas.

A regra fez com que os empregadores tivessem de se adaptar para atender às normas, mas é comum que surjam muitas dúvidas, em especial depois das mudanças da ADI 5322 aprovada pelo STF.

Ao longo desta leitura você fica sabendo os principais pontos da Lei do Motorista e como a tecnologia pode ajudar no controle de horas trabalhadas. Acompanhe!

O que é a lei do motorista e quais são seus principais objetivos?

A Lei n.º 13.103/2015, mais conhecida como Lei do Motorista, refere-se ao conjunto de normas estabelecidas para regular a atividade dos condutores de veículos automotores.

A norma visa equilibrar a eficiência do transporte com a segurança viária, buscando a prevenção de acidentes e a preservação da vida no ambiente rodoviário.

Principais pontos da lei do motorista em relação à jornada de trabalho

Além do checklist do motorista, essencial para um maior controle das atividades laborais, a legislação normatiza diversas áreas críticas com relação à jornada de trabalho do motorista, incluindo:

Controle e registro da jornada de trabalho

A lei estabelece diretrizes rigorosas para o monitoramento da jornada de trabalho dos motoristas, assegurando uma gestão precisa e transparente do tempo laboral.

Intervalo para refeição

Estipula períodos de intervalo destinados à alimentação dos motoristas, promovendo sua saúde e disposição durante o trabalho.

Jornada diária de trabalho

Estabelece limites para a jornada diária de trabalho dos motoristas, evitando excesso de horas ao volante e contribuindo para a segurança nas estradas.

Tempo de espera pela lei do motorista

Reconhece o tempo de espera como parte integrante da jornada de trabalho, garantindo que o período dedicado à espera seja considerado no cálculo das horas trabalhadas.

Tempo máximo de direção contínua

A Lei do Motorista fixa o tempo máximo que um motorista profissional pode dirigir sem pausas, visando prevenir a fadiga e promover a segurança viária.

Tempo mínimo de descanso diário

Determina os requisitos para o período mínimo de descanso diário dos motoristas, assegurando que estejam descansados e reduzindo os riscos de acidentes.

Exames médicos

Define requisitos para exames médicos periódicos, garantindo que os motoristas estejam em condições adequadas de saúde para operar veículos com segurança.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

O que mudou na Lei do Motorista em 2023?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5322 trouxe recentes modificações na legislação dos motoristas em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2023.

Vários dispositivos relacionados à jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalos dos motoristas foram revogados.

Essas alterações têm implicações significativas tanto para os gestores de frota quanto para os próprios motoristas.
Destacamos, a seguir, as principais mudanças que demandam conhecimento:

Tempo de espera

Agora, o tempo de espera para carregar e descarregar o caminhão é considerado parte da jornada de trabalho.

Exclusões da jornada

Os intervalos para refeição, repouso e descanso não são mais contabilizados como parte da jornada de trabalho.

Repouso em Movimento

Fica proibido que os motoristas descansem enquanto o veículo está em movimento, mesmo em revezamento entre dois condutores. O descanso deve ocorrer com o veículo estacionado.

Intervalo mínimo

É obrigatório um intervalo de 11 horas ininterruptas a cada 24 horas de trabalho, sendo vedado o fracionamento desse intervalo e sua coincidência com paradas obrigatórias na condução do veículo.

Descanso Semanal

O motorista deve usufruir de um descanso semanal de 35 horas a cada seis dias de trabalho, sendo proibido acumular descansos no retorno à residência.

Otimização do controle da lei do motorista através do rastreamento e monitoramento

Com tantas mudanças, manter um eficiente diário de bordo para controlar a jornada do motorista é fundamental para cumprir os requisitos legais e também garantir a eficiência operacional do transporte.

A seguir, você acompanha como pode ser feito o controle da jornada do motorista!

Uso de tecnologias de rastreamento GPS

A melhoria na gestão do percurso do condutor pode ser obtida através do uso de tecnologias sofisticadas de monitoramento da carga por GPS.

Esses sistemas possibilitam o monitoramento em tempo real da localização dos veículos, permitindo uma gestão mais eficiente da frota e o acompanhamento preciso das atividades dos motoristas.

Monitoramento da localização e tempo de condução

A integração de sistemas de monitoramento da localização e tempo de condução oferece uma abordagem abrangente para garantir o cumprimento das regulamentações.

Isso ajuda as empresas a monitorar a distância percorrida e também a controlar o tempo de direção. Além disso, também é possível identificar áreas específicas de operação. Tudo isso é feito seguindo as leis estabelecidas.

Registro eletrônico de dados da jornada do motorista

A adoção de registros eletrônicos da jornada do motorista proporciona maior precisão e transparência na documentação das atividades durante o trabalho.

Esses sistemas automatizados registram dados como horários de início e término da jornada, pausas e intervalos. Com isso, é possível simplificar a administração do tempo de trabalho, contribuindo para relatórios detalhados em conformidade com a legislação.

Alertas e notificações para cumprimento da lei do motorista

A implementação de alertas e notificações automáticas é uma boa estratégia para assegurar o cumprimento das normas vigentes.

Esses sistemas podem emitir alertas quando um motorista se aproxima do limite de tempo de direção contínua, indicando a necessidade de pausa.

Além disso, fornece notificações sobre a proximidade de intervalos obrigatórios, facilitando a adesão rigorosa à legislação de jornada do motorista.

Tecnologias para o rastreamento e monitoramento no transporte de cargas

Além das tecnologias já citadas, outros recursos podem ser usados para monitorar as atividades dos motoristas nas estradas. Acompanhe!

Sistema de rastreamento GPS para cumprir a lei do motorista

Os sistemas de rastreamento GPS são uma tecnologia fundamental para o transporte de cargas, permitindo o acompanhamento em tempo real da localização dos veículos.

Essa tecnologia fornece informações precisas sobre a rota, velocidade e paradas, contribuindo para a segurança, eficiência operacional e a prevenção de incidentes.

Soluções de telemetria e monitoramento de frota

As soluções de telemetria oferecem um monitoramento mais avançado, coletando e analisando dados em tempo real sobre:

  • o desempenho dos veículos;
  • consumo de combustível;
  • condições do motor e comportamento do motorista.

Isso não apenas aumenta a eficiência da frota, mas também auxilia na manutenção preventiva, reduzindo custos operacionais.

Softwares de gestão de transporte e controle de jornada

Softwares dedicados à gestão de transporte e controle de jornada proporcionam uma visão abrangente das operações logísticas.

Eles integram funcionalidades como:

  • planejamento de rotas;
  • alocação de recursos;
  • controle de jornada do motorista;
  • geração de relatórios de conformidade.

Dessa forma é possível promover uma administração mais eficiente e em conformidade com as regulamentações.

Dispositivos móveis e aplicativos específicos para motoristas

Dispositivos móveis equipados com aplicativos específicos para motoristas oferecem uma abordagem prática e acessível ao monitoramento.

Essas soluções incluem funcionalidades de rastreamento, registro eletrônico de jornada, comunicação em tempo real, facilitando a interação entre a equipe de gestão e os motoristas.

Sistema de controle pela lei do motorista

Sistemas dedicados ao controle de jornada do motorista são essenciais para garantir a conformidade com as regulamentações trabalhistas.

Eles automatizam o registro de dados sobre o tempo de direção, intervalos e pausas, facilitando o gerenciamento das atividades dos motoristas.

Agora que você sabe o que é a Lei do Motorista e os principais pontos da norma, fique atento a essas dicas e conte com a ajuda de ferramentas digitais para monitorar todos os processos de modo eficiente!

Para isso, conte com a Buonny. Nossas soluções são aliadas à mais alta tecnologia do mercado para oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno em gerenciamento de risco para o transporte de cargas.

Sistemas de rastreamento e monitoramento em tempo real, tecnologias exclusivas, comunicação 24h com a equipe, treinamento e capacitação, dentre outros recursos trazem para a operação dos nossos clientes mais segurança, eficiência e economia de recursos.

Para entender como podemos elevar os seus resultados com uma operação mais segura e eficiente, clique aqui e converse com nossos especialistas.