LinkedInFacebookXWhatsApp

Entenda como otimizar a carga e descarga de caminhão

LinkedInFacebookXWhatsApp
Veículo na carga e descarga de caminhão

Quem atua com transporte pesado precisa lidar diariamente com o processo de carga e descarga de caminhão.

Existem cuidados que precisam ser tomados nesta etapa como o manuseio da carga, agilidade nas docas, dentre outros pontos que impactam diretamente a qualidade final da entrega.

Processos eficientes relacionados ao carregamento e descarregamento do caminhão evitam avarias nas mercadorias e embalagens, multas e também acidentes de trabalho.

Nesse cenário, é preciso estar atento(a) e, para ajudar você a saber como otimizar a carga e descarga de caminhão, preparamos este conteúdo. Acompanhe a seguir!

Como funciona a carga e descarga de caminhão?

O processo de carga do caminhão consiste em armazenar os produtos no veículo com o objetivo de serem transportados até o destino.

Em contrapartida, a descarga acontece quando é realizada a retirada das mercadorias, e isso acontece quando o veículo chega ao local da entrega.

Durante todo esses momentos, é preciso estar atento para evitar danos nas mercadorias, agilizando as atividades e também evitando perdas. Dessa forma, é possível evitar prejuízos para a transportadora.

Quais as principais dificuldades da carga e descarga?

Uma das principais dificuldades da carga e descarga diz respeito ao processo dentro dos grandes centros urbanos.

Isso porque, é preciso estar atento à legislação local e, a depender da região, o trânsito de veículos e pedestres pode tornar o trabalho mais complicado e demorado.

Outro ponto que os transportadores devem estar atentos é ao prazo máximo de tempo de carga e descarga. Segundo a Lei 13.103, o processo deve ser realizado dentro de um período de no máximo 5 horas.

Critérios para considerar prazos da chegada do caminhão

Esse prazo é contado a partir da chegada do caminhão e, caso o tempo não dê para finalizar o processo, o responsável pelo transporte fica passível de ser multado.

Outra dificuldade enfrentada pelos transportadores é que existem restrições de trânsito para veículos de transporte de carga nas cidades. Além disso, é comum os municípios urbanos também terem restrições de estacionamento de caminhões e veículos de grande porte.

Com isso, o frete acaba custando mais caro, além de todo o processo ficar sujeito a atrasos, devido ao grande fluxo de veículos de passeios em certos locais. É por isso que as prefeituras das cidades estabelecem horários determinados para a movimentação de carga e descarga, e essas variam conforme a cidade.

Cálculo de consumo de combustível

O que diz a lei sobre a carga e descarga de caminhão?

Além da Lei 13.103, que rege como prazo máximo de 5 horas para carga e descarga, também é preciso estar atento(a) à legislação local para fazer o processo nas regiões e horários permitidos.

A carga e descarga de caminhão, o que inclui carretos,  ainda deve seguir normas de segurança, a fim de preservar a saúde de motoristas e carregadores, além de evitar a imperícia no trânsito.

A NR 11 estabelece essas diretrizes a serem consideradas com relação à armazenagem, ao manuseio de diversos tipos de materiais e ao transporte de carga.

Acompanhe os principais pontos da NR 11 com relação ao processo de carga e descarga de caminhão!

  • limite de peso ou carga máxima permitida informados de forma visível no veículo;
  • advertência sonora (buzina);
  • condução das atividades realizadas somente por profissionais treinados e/ou habilitados para aquela função, entre outros.

Ainda precisamos lembrar do transporte de cargas perigosas, que são normatizadas pelas NR 19 e NR 16, e também a NR 35, criada para toda a atividade com caminhão em altura.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Como fazer a carga e descarga de forma otimizada e eficiente?

Agora que você sabe o que diz a legislação quanto ao processo de carga e descarga de caminhão, veja a seguir como otimizar todo o trabalho!

Integração de processos logísticos

Integrar os processos logísticos é o primeiro passo para otimizar a carga e descarga. Para isso, você pode utilizar programas e softwares para o compartilhamento de informações sobre todas as etapas do transporte de cargas.

Dessa forma, você mantém uma comunicação eficiente com os envolvidos, como fabricantes, armazéns e comércio onde o produto será entregue.

Monitoramento e rastreamento da operação

Com um sistema de monitoramento e rastreamento é possível acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece com a carga e descarga de caminhões da empresa, desde o ponto de origem até os respectivos destinos.

Um sistema de monitoramento e rastreamento ainda pode evitar furtos e roubos, o que ajuda a preservar o patrimônio da empresa, evitar prejuízos com a carga e garantir a segurança do motorista.

Treinamento de profissionais

Quando o assunto é carga e descarga de caminhão, qualquer falha pode comprometer a segurança da equipe de trabalho, além de danificar os produtos.

É por essa razão que é fundamental que todos os motoristas e operadores da empresa de transporte tenham conhecimento para manusear corretamente os equipamentos e máquinas que exigem treinamentos específicos.

Análise Anual de Roubos de Cargas 2023

Organização de mercadoria no veículo

Quando as mercadorias são bem organizadas no caminhão, isso preserva a integridade física dos itens durante a viagem. Assim, ao fazer o planejamento dessa operação, é possível contar com o melhor:

  • aproveitamento do espaço na carroceria;
  • agrupamento dos produtos de acordo com as suas características (dimensões e composições);
  • seleção das embalagens para cada tipo de mercadoria;
  • dimensionamento adequado dos veículos.

Otimização das rotas

Para reduzir os gastos com combustível, é fundamental apostar na otimização das rotas. Isso pode ser feito com um software de roteirização, que atua direcionando os trajetos mais rápidos, de acordo com o cronograma de entrega de mercadorias e veículos disponíveis.

Viu como otimizar a carga e descarga de caminhão não é uma tarefa tão difícil quanto você imaginava? Contando com uma empresa de gerenciamento de riscos como aliada, você consegue otimizar e automatizar todo o processo, dando mais segurança e agilidade a sua operação.

Se você quer entender como as nossas soluções podem melhorar a sua operação, clique aqui e converse com nossos especialistas. Somos líderes em gerenciamento de riscos para transporte de cargas rodoviário e trabalhamos com tecnologias de ponta para trazer soluções mais assertivas para a sua transportadora.