Rastreador e bloqueador veicular: saiba como funciona

TECNOLOGIA 11/11/2022

Se você quer ter garantia de segurança na entrega das mercadorias, então deve contar com um bom rastreador e bloqueador veicular para a sua gestão de frota.

Isso porque com essa ferramenta, é possível evitar perdas financeiras que podem vir a acontecer em caso de acidentes durante o percurso, danificação da mercadoria e até mesmo roubos feitos por quadrilhas especializadas.

Quer saber como funciona um rastreador e bloqueador veicular e quais suas principais tecnologias? Então, continue a leitura!

Saiba o que é o rastreador e bloqueador veicular

O rastreamento veicular é utilizado, principalmente, para conhecer a localização de um veículo em tempo real.  Embora isso auxilie na segurança, ele não impede que o automóvel seja levado, por exemplo, por criminosos em caso de roubo.

Já o bloqueador de carro ou veicular, por sua vez, possibilita que seu controlador impeça o seu funcionamento. Ou seja, o motor do veículo para de funcionar.

A ideia de ter essas duas funcionalidades facilita na hora de bloquear o funcionamento do veículo e ao mesmo tempo, com o monitoramento veicular, você consegue localizar onde ele parou de funcionar para conseguir recuperar a sua carga.

Entenda como funciona o rastreador e bloqueador veicular

A tecnologia do rastreador com bloqueador veicular funciona por meio de pane seca. Ou seja, a partir de um comando da Central ou de outro dispositivo (de acordo com a configuração), o comando do rastreador aciona o bloqueador de combustível.

Todo veículo com rastreador automotivo acoplado possui um relé (interruptor eletromecânico) que corta ou libera o fluxo de energia, além de executar vários comandos.

Quando aliado a um bloqueador, o relé ligado à bomba de combustível interrompe a liberação de fluxo do combustível.

Essa é a forma mais usual de realizar o bloqueio veicular, sendo também a mais utilizada. Ela evita que o carro dê uma parada brusca no meio da rua ao emitir sinais ou avisos sonoros antes de desligar.

Conheça os benefícios de investir no rastreador e bloqueador veicular

Mesmo que o aprimoramento da segurança do veículo seja uma das formas mais utilizadas para evitar os furtos, ela não é a única.

O otimização do gerenciamento pode garantir um bom monitoramento da frota de cargas, diminuindo o número de intercorrências como roubos ou furtos, acidentes, dentre outros.

Confira abaixo alguns dos vários benefícios!

Otimização de rota

O uso de um sistema de rastreamento e monitoramento otimiza a rota ao permitir a identificação de desvios de percurso durante o trajeto, dando a localização exata do automóvel em tempo real.

Economia de combustível

Com a otimização da rota e o fluxo de informações sobre os trajetos em tempo real, é possível economizar combustível escolhendo caminhos estratégicos para as entregas.

Agilidade na entrega

O percurso até o destinatário final é encurtado, o que resulta em um tempo de entrega mais ágil.

Segurança para a operação e carga

Como dito anteriormente, o uso de bloqueador e rastreador garante que todo processo de transporte seja mais seguro, evitando furtos de mercadorias ou até mesmo do veículo.

Controle de manutenção

Os recursos também permitem que o controlador tenha acesso a como o motorista tem feito o percurso, por exemplo, se ele tem praticado uma conduta segura nas vias. Isso faz com o que o tempo de vida da frota aumente, evitando gastos exagerados em manutenção corretiva.

Ao adotar o rastreador e bloqueador veicular, você consegue garantir um monitoramento de transportes mais efetivo e, consequentemente, fazer uma gestão de riscos melhor.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Saiba quais são as tecnologias para rastreador e bloqueador veicular

Para um monitoramento de transporte de cargas assertivo, uma visão ampla de todo mapeamento de processos e a análise de informações são primordiais.

Existem tecnologias que podem ajudar você nisso. Confira algumas delas!

Telemetria

A telemetria fornece dados que ajudam a identificar e prevenir atitudes perigosas no trânsito, com base no desempenho dos veículos e de seus condutores.

Dessa maneira, é possível garantir a segurança dos profissionais e o bom funcionamento dos automóveis. A telemetria é feita de maneira analógica ou digital, podendo ser utilizada via smartphones e drones.

MDVR (Monitor Driver Video Recorder) e sensor de fadiga

O MDVR é uma central de gerenciamento, e é quem garante a inteligência, integração e processamento de dados do negócio.

Realiza funções como:

  • armazenamento de vídeos;
  • configurações;
  • funções remotas.

Esses recursos são essenciais para um aproveitamento total das câmeras em um rastreador veicular.

Além disso, são capazes de capturar imagens em alta resolução, armazenando os arquivos internamente e enviando para a nuvem, quando conectados via Wi-Fi, 4G e Ethernet (o cabo de internet convencional).

Ainda, o MDRV pode ser um aliado na segurança: no caso de um acidente, ele pode ser utilizado para resgatar as informações que ficam armazenadas em até 10 dias.

Já o sensor de fadiga ajuda a evitar acidentes, contando com uma inteligência artificial capaz de detectar situações em que o motorista apresenta comportamentos imprudentes, como:

  • estado de cansaço ou sonolência, que pode levar o motorista a cochilar ou dormir no volante;
  • distração com uso do celular;
  • uso de cigarro dentro do veículo;
  • distância perigosa, ou seja, desrespeito à distância mínima segura dos demais automóveis.

Caso algum desses indícios seja detectado, o condutor é alertado de forma visual e sonora em tempo real.

Webguardian

Nós da Buonny também podemos ajudar você a garantir um monitoramento de frota mais seguro e otimizado!

O Webguardian é uma tecnologia exclusiva que desenvolvemos para tratar com máxima atenção e agilidade qualquer evento! Baseada em inteligência artificial, ela garante uma resolução de eventos em tempo real.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Agora que você sabe como o rastreador e bloqueador veicular pode ajudar a otimizar a operação da sua frota, fica mais fácil decidir pela solução que melhor atenda às necessidades do negócio.

Conheça aqui a BuonnyTech, que utiliza a mais alta tecnologia do mercado para oferecer mais segurança e tecnologia para o gerenciamento de riscos da sua frota.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato