Entenda a importância do sistema de monitoramento no transporte de cargas

SEGURANÇA E GR 08/06/2022

Entenda a importância do sistema de monitoramento no transporte de cargas

Operações logísticas costumam ser complexas e suscetíveis a uma série de riscos. Para garantir a alta performance no transporte de cargas e identificar rapidamente qualquer tipo de problema, é fundamental contar com um sistema de monitoramento 24 horas. A ferramenta amplia a visibilidade e permite a tomada imediata de decisões.

Além de melhorar a segurança e reduzir os custos, o sistema de monitoramento otimiza a gestão e oferece aos clientes a confiabilidade necessária. No Brasil, as estatísticas mostram que monitorar as cargas e as viagens é uma condição indispensável ao sucesso das operações de movimentação de mercadorias.

Em 2021 foram registrados em rodovias federais mais de 64 mil acidentes de trânsito e 14,4 mil roubos de carga. Os números preocupam e tornam cada vez mais necessários os investimentos em tecnologias de monitoramento e rastreamento.

Neste artigo, vamos falar justamente sobre os recursos disponíveis e os melhores sistemas de monitoramento para quem busca eficiência nas operações de transporte de cargas, redução de prejuízos, ampliação da segurança e mais competitividade.

Se você faz parte desse time, aproveite a leitura!

Por que usar sistemas de monitoramento?

Ninguém quer ser surpreendido pela ação das quadrilhas de roubo de cargas, acidentes nas estradas ou avarias nas cargas. Por isso, manter os “olhos” na operação, do início ao fim da viagem, é importante, já que aumenta a segurança e permite que medidas sejam tomadas sempre que um alerta for emitido.

Usar um bom sistema de monitoramento é a maneira mais eficiente de conduzir as operações de transporte de cargas. Com essa ferramenta, as empresas têm acesso a dados em tempo real e se certificam sobre o cumprimento das rotas pré-estabelecidas, andamento das viagens, paradas inesperadas, possíveis atrasos e, claro, obtêm informações imediatas em caso de sinistros.

Além disso, um sistema de monitoramento melhora a comunicação entre os stakeholders envolvidos no processo logístico, incluindo os clientes, que podem ser informados sobre eventuais atrasos e reprogramar o recebimento das mercadorias.

Em resumo, o monitoramento de cargas evita contratempos, mitiga riscos, qualifica o relacionamento e melhora a eficiência das entregas, garantindo a redução de custos e mais segurança às operações.

Principais tecnologias para o monitoramento de cargas

A tecnologia é peça-chave em um sistema de monitoramento. Existem diferentes recursos capazes de aprimorar as operações e melhorar a segurança. Confira:

  1. Telemetria

Faz o acompanhamento do início ao fim da viagem e permite acesso a dados sobre o desempenho do caminhão e a forma como o caminhoneiro dirige, identificando aspectos como distância percorrida, consumo de combustível, perda de potência, tempo de parada, velocidade média, performance do veículo e do motorista, falhas no sistema etc. A comunicação dos dados é feita por redes sem fio, via rádio ou satélite.

Leia mais em Telemetria para frotas: como usar a tecnologia de medição e comunicação remota a favor do transporte de cargas.

  1. Roteirizador

Esse sistema de monitoramento ajuda na definição das melhores rotas e na otimização das entregas, principalmente no caso de cargas fracionadas. Com a tecnologia é possível planejar rotas mais seguras, com melhor infraestrutura e menos trânsito, economizar tempo e recursos. Além disso, permite a criação de cronogramas que otimizam as viagens, faz o monitoramento das entregas em tempo real e é um excelente aliado no gerenciamento de riscos.

  1. Radiofrequência

Utiliza ondas de rádio em frequência exclusiva para fazer a comunicação com a Central de Monitoramento. Como utiliza a tecnologia já instalada no país, é um sistema que alcança, inclusive, locais cobertos e fechados. Assim, permite o acompanhamento das operações em galpões e túneis, por exemplo.

Conta com tecnologia antijammer, mantendo o dispositivo de radiofrequência fora do alcance de bloqueadores de sinal usado por criminosos para desativar o sistema de rastreamento dos veículos.

  1. GPS – Global Position System

O GPS permite a comunicação por meio dos satélites e, seja qual for a localização do veículo, dispositivos instalados no caminhão recebem sinais de satélite e informam a posição da frota com base em coordenadas de latitude e longitude.

Essas informações são enviadas à Central de Monitoramento, que acompanha a viagem. O sistema fornece subsídios para o acompanhamento da operação e criação de estatísticas sobre percursos, distâncias percorridas, paradas, desvios de rotas etc.

  1. GPRS – General Packet Radio Services

Muito semelhante ao GPS, o GPRS faz o rastreamento das cargas e frotas por ondas transmitidas por antenas de telefonia instaladas no país.

  1. Aplicativos

O sistema de monitoramento de carga mobile vem ganhando espaço por sua facilidade e eficiência. Por meio de aplicativos é possível compartilhar detalhes da entrega, coletar assinatura de quem recebeu a carga, tirar fotos, notificar a conclusão de um serviço e informar, via sistema, todas os dados relativos à entrega. Assim, embarcadores e transportadores obtêm, em tempo real, detalhes sobre a chegada da mercadoria ao destino.

  1. Rastreador

O rastreamento de cargas e veículos é uma solução complementar ao sistema de monitoramento e amplia as estratégias de segurança logística. Os rastreadores atuam por radiofrequência ou GPS e indicam a posição exata da frota ou a localização da carga.

  1. Iscas

Instaladas no meio da carga, de forma camuflada, as iscas são pequenos dispositivos rastreáveis e fornecem a localização da carga, mesmo que ela tenha sido retirada do caminhão. Acomodada de forma estratégica no meio das mercadorias, as iscas enviam sinais remotos e são excelentes aliadas na localização de cargas roubadas.

As iscas podem ser descartáveis ou retornáveis e a maioria delas conta com sistemas de bloqueadores de sinal (antijammer).

  1. Telas de bloqueio

Esse sistema impede o acesso ao compartimento de cargas e, assim, dificulta a ação das quadrilhas de roubo de cargas. Ao perceber qualquer ameaça, o motorista aciona o bloqueio. A tecnologia também faz o acionamento automático se as portas do caminhão forem forçadas.

  1. Drones

O sistema de monitoramento por drones vem ganhando adesão e é uma tendência cada vez mais forte. O equipamento ajuda na segurança das operações, principalmente no embarque e desembarque das cargas, já que monitora o entorno e identifica qualquer ação ou movimentação suspeita.

  1. Videomonitoramento

A partir de câmeras instaladas na cabine dos caminhões é possível acompanhar o desempenho e a reação de motoristas. Além de identificar qualquer ação indesejada, a ferramenta é importante no acesso a dados periciais para esclarecer acidentes ou outras intercorrências durante o trajeto.

Leia aqui Tecnologia para prevenção de acidentes: como o MDVR e sensores de fadiga melhoram a segurança no transporte rodoviário.

Vantagens de investir em um sistema de monitoramento

Os benefícios de utilizar tecnologia para monitorar viagens, entregas, cargas e veículos são inúmeras e têm reflexos diretos nos resultados da operação e na reputação da empresa. Com clientes cada vez mais exigentes, aprimorar a segurança e agilizar as entregas é um diferencial e tanto.

Entre as vantagens de usar o sistema de monitoramento a favor do transporte de cargas estão:

  • Prevenção de sinistros (roubos e acidentes);
  • Redução de prejuízos;
  • Maior visibilidade das viagens em tempo real;
  • Possibilidade de tomada imediata de ações;
  • Facilidade de comunicação com motoristas e clientes;
  • Reforço nas estratégias de gerenciamento de riscos;
  • Definição das rotas ideais e otimização de trajetos;
  • Mais assertividade nas entregas e cumprimento de prazos;
  • Monitoramento do comportamento de motoristas e desempenho dos veículos;
  • Ganhos em confiança e melhoria da reputação e imagem da empresa;
  • Acompanhamento das ocorrências em tempo real;
  • Ganhos em competividade.

De olho nas viagens 24h por dia

Especialista no desenvolvimento de tecnologias para conectar cargas e destinos com mais segurança e eficiência, a Buonny oferece um sistema de monitoramento de viagens 24h. O Buonny Sat une as melhores soluções de rastreamento e monitoramento à exclusiva tecnologia WebGuardian de automação.

A partir de inteligência artificial, o sistema oferece os melhores resultados às operações de transporte de cargas, aumentando a produtividade e a assertividade nas entregas, aprimorando a gestão de riscos, ampliando a segurança, reduzindo custos, tratando ocorrências com agilidade e oferecendo pronta-resposta no atendimento aos sinistros.

Em qualquer emergência, agentes de segurança pública são acionados instantaneamente em todo o território nacional. Além disso, o Buonny Sat conta com um serviço de inteligência para a coleta e análise das informações que ajudam na localização e recuperação de cargas.

Quer saber mais? Fale agora com um dos nossos especialistas e melhore a segurança e a performance das suas operações de transporte de cargas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato