Checklist de avaliação de motorista: o que não pode faltar

O transporte de carga tem um protagonista principal: o motorista. Por essa razão, contar com um checklist de avaliação de motorista é de fundamental importância na hora de contratar e também avaliar o desempenho do profissional nas suas funções.

Ao contar com essa ferramenta, o gestor de frota terá como analisar a performance do colaborador, podendo tomar decisões para melhorar a segurança da frota, assim como otimizar pontos dentro do processo e dar mais agilidade e eficiência à operação.

Ficou curioso e quer saber como funciona o checklist de avaliação de motorista? Então, continue a leitura!

O que é a avaliação de motorista e qual a sua importância?

A avaliação de motorista é um recurso responsável por medir a contribuição do condutor no dia a dia de uma transportadora.

Dessa forma, o gestor de frota tem dados consistentes para conceder feedbacks (positivos e negativos) aos motoristas, contribuindo para o desenvolvimento do profissional e, consequentemente, com a qualidade do serviço.

Manter os profissionais de transporte com treinamentos atualizados traz benefícios importantes para o crescimento da transportadora, como economia de recursos, segurança da operação, preservação das vidas dos colaboradores, dentre outros que você pode conferir a seguir.

Quais os benefícios em fazer a avaliação de motorista?

Ao fazer uma avaliação de motorista de caminhão, é possível observar o desempenho deles com relação às boas práticas disseminadas pela empresa de transporte.

Assim, quando essa avaliação é bem executada, o processo dá uma visão ampla ao gestor de frota e contribui para benefícios, como:

  • redução de gastos com multas de trânsito;
  • redução no consumo de combustível;
  • melhora nos prazos de entregas dos produtos;
  • aumento da vida útil dos veículos;
  • redução nos índices de manutenções corretivas;
  • facilidade no controle da jornada de trabalho dos motoristas;
  • redução das ocorrências por acidentes.

Como fazer a avaliação de performance do motorista da frota?

O checklist de avaliação de motorista pode variar de acordo com a empresa, pois de acordo com o tipo de serviço oferecido, existem algumas competências que precisam ser monitoradas para que o desempenho dos motoristas seja avaliado de forma justa e efetiva.

Para ajudar você a fazer um checklist ou planilha de avaliação de motorista, separamos 4 análises que são essenciais nesse processo. Acompanhe!

Avalie o nível de condução defensiva dos motoristas

O nível de condução defensiva do motorista diz muito sobre a sua capacitação e também conduta ao volante. Logo, é fundamental que você faça a avaliação do nível de direção defensiva que vem sendo praticado com os veículos da sua frota.

Para tanto, você pode contar com sistemas de monitoramento da viagem em tempo real, como o MDVR (Monitor Driver Video Recorder) e o sensor de fadiga, que utilizamos na solução BuonnyTech.

A telemetria também pode auxiliar no acompanhamento da performance do motorista em situações de risco e ao tomar decisões preventivas para evitar acidentes.

Monitore as condições dos veículos

Como cada condutor possui responsabilidade sobre o veículo que está conduzindo, é fundamental que as condições do mesmo também façam parte do checklist de avaliação do motorista.

Para tanto, você pode recorrer aos sistemas de checklists de veículos, onde o próprio motorista pode preencher as informações, usando para isso aplicativo integrado ao sistema de gestão de frotas.

Monitore o cumprimento de prazos e horários

Quando a questão é checklist de avaliação de motorista, o cumprimento de prazos e horários dos condutores é um índice básico, já que cumprir horários, em grande parte dos casos, é um fator que depende do próprio condutor.

Quando os prazos não são cumpridos de forma corriqueira, pode indicar uma falha no planejamento da rota, problemas no trânsito e rodovias, ou mesmo a falta de comprometimento do condutor.

Logo, é preciso incluir esse indicador no checklist de avaliação do motorista para tentar ao máximo manter os veículos da frota funcionando de forma segura, garantindo as entregas dentro dos prazos e a qualidade do serviço.

Utilize indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas indispensáveis para o gestor de frota tomar decisões de forma assertiva.

Isso também ajuda a equipe de condutores a entender que a avaliação de desempenho é justa, já que se baseia em dados enviados de sistemas de acompanhamento em tempo real.

Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade
Baixe agora nosso ebook Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade.

Por que um checklist seria mais eficiente na hora da avaliação?

Ao contar com uma planilha ou checklist de avaliação de motorista, você confere mais objetividade para as suas ações dentro da transportadora.

Além disso, pode avaliar as habilidades e competências da equipe de transporte com maior agilidade e segurança, já que o conteúdo da avaliação está alinhado com as necessidades da transportadora e também do mercado.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

O que deve conter no checklist de avaliação do motorista?

O checklist de avaliação do motorista precisa contemplar habilidades técnicas e comportamentais, que devem estar alinhados à eficiência e qualidade esperados pela gestão da frota.

Veja, a seguir, as competências e habilidades que não podem faltar na avaliação do motorista!

  • habilidades interpessoais como boa comunicação;
  • pontualidade;
  • bom histórico de comportamento no trânsito;
  • comprometimento;
  • capacidade de fazer uma manutenção básica no veículo;
  • capacidade de gerir riscos;
  • proatividade;
  • automotivação;
  • qualificações adequadas ao transporte de cargas.

Entendeu como fazer um checklist de avaliação pode ajudar a gestão de frota a ter dados consistentes para a tomada de decisões, identificando pontos fortes e de melhoria da equipe de motoristas?

Ao aplicar essas dicas, todo o processo para montar o seu checklist fica muito mais fácil!

E se você quer saber como montar e implantar sistemas que possam te ajudar a deixar a sua operação mais segura e com menos riscos de acidentes e prejuízos com a carga, entre em contato conosco.

Nós da Buonny temos soluções de alta tecnologia para gerenciamento de riscos no transporte, com integração nos mais diversos sistemas logísticos do mercado.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato