O que não pode faltar no diário de bordo do motorista

O registro no diário de bordo do motorista é indispensável para garantir que a empresa acompanhe a jornada seguindo as exigências da Lei.

Por isso, o diário de bordo é um documento essencial para os motoristas que realizam o transporte rodoviário de cargas. Ele é usado para registrar todas as informações relevantes sobre as viagens, assim como a jornada do motorista.

No entanto, para que os registros sejam válidos, é necessário que ele esteja de acordo com as normas protegidas pela legislação brasileira.

Por isso, confira no conteúdo abaixo tudo sobre o diário de bordo, o que não pode faltar no documento e as vantagens de usar essa ferramenta para garantir o funcionamento da frota dentro das exigências da Lei. Acompanhe!

O que diz a Lei sobre o controle de jornada?

No Brasil, é a Lei nº 13.103/2015 (Lei do Motorista) que regulamenta a profissão de motorista profissional. Ela estabelece algumas regras em relação ao diário de bordo e ao controle de jornada.

De acordo com a legislação, o motorista profissional deve cumprir diariamente o seu diário de bordo.

É nesse documento que devem constar a data, local de início e término da jornada de trabalho, as horas de início e término de cada viagem, as paradas para descanso, assim como refeições e outras informações relevantes.

Além disso, a Lei do Motorista estabelece também que as empresas que contratam motoristas profissionais devem manter um sistema de controle de jornada. Essa medida é exigida para garantir o cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalhador.

Dessa forma, o diário de bordo também serve para registrar o início e o término da jornada de trabalho, as pausas e os intervalos realizados pelo motorista.

O não cumprimento da Lei pode acarretar em multas e outras deduções para as empresas e motoristas. Por isso, é importante que tanto as empresas quanto os motoristas profissionais estejam atentos às normas e aos limites da legislação.

Diário de bordo impresso x diário de bordo digital: entenda as vantagens e desvantagens

Tanto o diário de bordo do motorista impresso quanto o diário de bordo do motorista digital têm suas vantagens e desvantagens. Abaixo, listamos algumas delas. Acompanhe!

Vantagens do diário de bordo do motorista impresso

  • Fácil acompanhamento das atividades e preenchimento;
  • Não requer equipamentos eletrônicos para preenchimento;
  • Não há riscos de perda de informações em caso de falhas tecnológicas;
  • É aceito em todas as fiscalizações de trânsito, sem necessidade de conexão com a internet.

Desvantagens do diário de bordo do motorista impresso

  • Pode ser facilmente danificado, perdido ou rasurado;
  • Não há backup das informações registradas, o que pode ser problemático em caso de perda ou dano do documento;
  • Pode requerer espaço físico para armazenamento;
  • Não permite a emissão de relatórios e gráficos com dados de forma automática.

Vantagens do diário de bordo do motorista digital

  • Facilidade de preenchimento e visualização dos dados;
  • Fácil acesso podendo ser acessado através de aplicativo e via internet;
  • Armazenamento em nuvem, que permite a recuperação dos dados em caso de perda do dispositivo;
  • Possibilidade de gerar relatório e gráficos com informações relevantes;
  • Possibilidade de integração com outros sistemas de gestão de frotas e RH.

Desvantagens do diário de bordo do motorista digital

  • Pode requerer equipamentos eletrônicos e acesso à internet para preenchimento;
  • Pode haver risco de perda de informações em caso de falhas tecnológicas;
  • Pode exigir treinamento para uso correto do sistema;
  • A aceitação em fiscalizações pode depender da disponibilidade de conexão com a internet.

É importante lembrar que, tanto o diário de bordo impresso quanto o digital devem estar de acordo com as normas protegidas pela legislação brasileira. Dessa forma, deve-se manter o preenchimento correto do documento pelos motoristas.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

O que não pode faltar no diário de bordo do motorista?

O diário de bordo é um documento importante para o registro das atividades realizadas pelo motorista durante suas viagens e jornadas de trabalho. De acordo com a legislação brasileira, o diário de bordo deve conter as informações abaixo:

  • Identificação do motorista e do veículo: nome completo do motorista, número do CPF e da CNH, placa e número de registro do veículo;
  • Data e horário de início e término da jornada de trabalho: deve-se registrar o horário de início e término da jornada de trabalho, bem como as pausas e intervalos realizados pelo motorista;
  • Local de origem e destino da viagem: deve-se registrar o local de início e termo da viagem, bem como as paradas conservadas;
  • Quilometragem percorrida: é preciso informar a quilometragem percorrida em cada trecho da viagem;
  • Identificação da carga transportada: é preciso registrar informações sobre a carga transportada, como peso, volume e tipo;
  • Identificação do contratante do serviço: é necessário registrar o nome e o CNPJ da empresa contratante do serviço de transporte;
  • Assinatura do motorista: ao final de cada viagem, o motorista deve assinar o diário de bordo, confirmando a veracidade das informações registradas.

Vale lembrar que o diário de bordo do motorista deve ser preenchido diariamente, com letra legível e sem rasuras. Esse documento ainda é importante no controle da jornada do motorista.

Além disso, o diário de bordo deve ser mantido atualizado e armazenado pelo prazo mínimo de seis meses, para fins de fiscalização.

Conte com soluções de sistemas de gestão da Buonny

Você já entendeu a importância do diário de bordo do motorista. Para conseguir manter todas as demandas da transportadora em dia, conte com soluções de sistemas de gestão como a Gestão Logística.

Através da nossa solução de gerenciamento de transporte, você consegue acompanhar toda a operação com acesso fácil e em tempo real. Para isso, você só precisa ter uma conexão móvel de internet.

Quer saber mais sobre a Gestão Logística e as suas vantagens para uma gestão de frota mais assertiva e otimizada? Clique aqui e conheça a nossa solução. Você também pode falar diretamente com nossos especialistas, clicando aqui.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato