Monitoramento de caminhão: quais os impactos positivos para a frota

O monitoramento de caminhão e da carga entrega dados importantes para garantir o controle da frota.

Isso porque a maioria dos problemas com relação à segurança de cargas acontece quando não se tem informação em tempo real para poder tomar providências rápidas e eficazes.

Por isso, o gerenciamento de riscos e o planejamento de rotas são algumas das medidas que podem evitar falhas ou minimizar seus impactos.

No entanto, é por meio do monitoramento do caminhão e da carga em tempo real que você tem acesso a dados sobre o status do transporte, podendo tomar ações de maneira ágil, caso haja alguma ocorrência.

Por isso, fizemos uma lista dos benefícios adquiridos ao realizar o monitoramento de caminhão e da viagem e como você pode fazer de forma eficiente. Confira no conteúdo a seguir e boa leitura!

Saiba qual a importância do monitoramento de caminhão

Através do monitoramento e rastreamento da viagem, você consegue ter acesso a informações essenciais da sua operação, como localização em tempo real, velocidade e direção em que o veículo está trafegando.

Dessa forma, a sua central de monitoramento tem uma visibilidade de todos os processos, facilitando a tomada de decisões com base em dados. Também é possível agir de forma rápida caso algum sinistro aconteça durante a viagem.

Com essas informações, você também é capaz de otimizar as rotas, analisando qual será o caminho mais seguro e eficiente. Dessa forma, você não apenas reduz os custos da operação, mas também aumenta a segurança da carga e do seu colaborador.

Por fim, monitorar o caminhão e a carga também faz com que você consiga acompanhar de forma mais eficiente a jornada do motorista, entendendo quando são feitas as pausas para descanso, a carga e descarga, dentre outros pontos importantes.

Entenda a diferença de monitoramento e rastreamento

O rastreamento é útil, pois ajuda a central a encontrar o veículo e carga dentro de uma posição geográfica. Algumas tecnologias são utilizadas para isso, como o rastreamento via satélite e o GPS, por exemplo.

Cada tipo de dispositivo utilizado envia dados captados para a central. Também é eficiente para casos de roubos e furtos de cargas, onde é possível localizar o desvio de trajeto com os dados recebidos pelo rastreador.

Já o monitoramento envolve uma visibilidade mais ampla de toda a operação, e isso se trata de analisar os dados e receber mais informações de como o motorista tem conduzido o veículo, qual a velocidade, a quantidade de combustível utilizado, com quanto tempo o motorista terminou a rota, dentre outras.

Tanto o sistema de monitoramento quanto o sistema de rastreamento são importantes e devem trabalhar juntos para que o gestor consiga ter um melhor controle da operação.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Conheça os benefícios do monitoramento de caminhão para a frota

Confira a seguir quais são os principais benefícios de fazer o monitoramento e rastreamento da operação.

Operação muito mais eficiente

Por mais que um processo seja bem planejado e estruturado, sempre existirá a possibilidade de haver algum incidente que prejudique o andamento das coisas. No que diz respeito à logística, pode-se sofrer com trânsito intenso, acidentes, problemas no veículo e retenção em posto fiscal, por exemplo.

O rastreamento de cargas permite que você consiga acompanhar, em tempo real, quais são os status das entregas que estão sendo realizadas. Assim, qualquer imprevisto passa a ser identificado no menor tempo possível, permitindo que o gestor possa identificar as ações necessárias com maior rapidez, tornando-as mais eficazes.

Ou seja, se reduz o tempo necessário entre a identificação do problema e a ação para solucioná-lo.

Melhora a comunicação com o cliente

A economia de tempo, citada no item anterior, pode ser destacada na hora de gerir as informações para repassá-las ao cliente: sempre que ele quiser alguma atualização a respeito de seus pedidos, os dados passados serão sempre os mais atuais. Logo, cliente feliz é igual a sucesso!

Segurança de cargas e motoristas

O rastreamento de cargas ajuda a garantir uma segurança maior tanto para as empresas contratantes, quanto para a transportadora e seus colaboradores. Aliado ao planejamento de rotas, o acompanhamento ajuda a verificar se o percurso está sendo realizado como decidido previamente.

Como o controle de frota muitas vezes envolve o uso de tecnologias como GPS e satélite, pode-se dizer que o rastreamento das cargas ajuda a prevenir furtos, roubos e sequestros.

Mesmo que isso não iniba, de fato, essas ações, por meio do rastreamento é possível obter informações a respeito da localização, contribuir com as investigações que possam ocorrer e ter uma ação mais rápida sobre o ocorrido.

Esse controle é ainda maior no caso de mercadorias de alto valor agregado ou muito visadas para roubo (como eletrônicos, pneus ou mesmo remédios, por exemplo).

Maior controle sobre erros e falhas no processo

Como dito anteriormente, o rastreamento permite acompanhar cada etapa do processo de entrega, até mesmo quando algum imprevisto ocorre.

Portanto, se o veículo teve um problema mecânico no meio do percurso, se a rota não está sendo seguida, ou se houve extravio, por exemplo, o gestor tem ciência desses fatos praticamente em tempo real.

Quando se tem maior controle sobre o processo, maiores são as chances de conseguir criar ações de correção, ou minimizar os impactos, que sejam mais eficazes e diminuam os efeitos negativos que os problemas podem causar.

Relatórios: Suporte na tomada de decisão e adoção de melhorias

O tempo todo temos citado como acessar informações e como elas são cruciais para o bom andamento do processo. No entanto, as vantagens de realizar o controle sobre esses dados não param no momento do rastreamento: é possível usar essa base para acompanhar indicadores e realizar análises que ajudam a elaborar novas, e mais precisas, estratégias.

Nesse sentido, pode-se avaliar o nível de serviço de entregas, cumprimento da rota, desempenho por motorista, índice de ocorrências de avarias e extravios, entre outras coisas.

O resultado dessas análises ajuda a identificar quais são os pontos fracos da operação e criar soluções que ajudem a eliminá-los, ou então apontar quais são as oportunidades de melhorias e o que pode ser feito para aproveitá-las.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Saiba como fazer o monitoramento de caminhão de forma eficiente

Para fazer o monitoramento de forma mais eficiente, você pode contar com a expertise de uma empresa gerenciadora de riscos.

Por se tratar de uma especialista em riscos de frotas, a empresa te trará soluções aliadas à tecnologia para que você consiga ter um maior controle da operação.

Além do mais, com a ajuda de uma gerenciadora de riscos, a sua transportadora conta com a experiência de profissionais da área que enfrentam os desafios do transporte de cargas nas mais diversas situações.

Isso faz com que você tenha uma equipe que sabe o que está fazendo e trabalhe para entregar o melhor para que a sua operação se torne mais segura e eficiente.

Ficou claro como o rastreamento em tempo real pode ajudar sua empresa a alcançar resultados cada vez melhores? Conheça mais as nossas soluções e entenda como podemos trazer mais eficiência e segurança para a sua operação. Clique aqui e converse com um especialista Buonny.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato