Central de monitoramento de entregas: saiba como otimizar a operação

Uma central de monitoramento de entregas é capaz de trazer mais segurança e eficiência para o seu processo de entrega de mercadorias.

Isto porque é através do sistema de monitoramento de entregas que é possível identificar atrasos, extravios, roubos, furtos e erros durante a operação. Assim, fica mais assertiva a tomada de decisões para tornar seu serviço de transporte de cargas mais eficiente e ágil.

Para entender como funciona uma central de monitoramento de entregas e quais são seus principais desafios, continue a leitura!

O que é uma central de monitoramento de entregas?

A central de monitoramento de entregas é onde você consegue acompanhar todas as etapas de distribuição no transporte de carga, desde a carga do caminhão na sua empresa até a entrega da mercadoria no endereço final.

O monitoramento eficiente de entregas é capaz de juntar informações sobre toda a operação, oferecendo mais visibilidade de todo o processo ao gestor.

Com uma análise mais detalhada de tudo que acontece na entrega de mercadorias, você consegue entender quais são os gargalos que precisam ser melhorados dentro da operação, otimizando cada vez mais seu serviço.

Dessa forma, seus clientes também acabam usufruindo de um serviço de qualidade, uma vez que você pode tomar decisões mais assertivas para garantir a entrega do produto dentro do prazo e com segurança.

Quais as principais funções da central de monitoramento?

Para que você consiga visualizar melhor como uma central de monitoramento de entregas pode ser trabalhada dentro da empresa, entenda abaixo as suas principais funções.

Roteirização: nesta etapa, o sistema é capaz de entender qual a melhor rota por questões de segurança e otimização da operação, assim como é possível economizar combustível de acordo com o peso do caminhão e a distância para a entrega da mercadoria.

Monitoramento em tempo real: nesta função, o gestor consegue acompanhar em tempo real o motorista e se comunicar com ele durante toda a operação, visualizando a produtividade da operação e a qualidade da entrega (se chegou a tempo e sem avarias).

Dashboards de monitoramento de entrega: a partir da central de monitoramento, os sistemas proporcionam uma visão mais ampla de todas as etapas da operação através de dashboards intuitivos com informações da qualidade e tempo de entrega.

Acompanhamento da jornada do motorista: é na central de monitoramento que a sua empresa consegue acompanhar toda a jornada do motorista, horários de descanso, hora de saída e chegada, produtividade, dentre outros pontos.

Quais as vantagens da central de monitoramento de entregas?

No processo logístico, é fundamental estar em dia com as tecnologias do setor para garantir a concorrência da empresa no mercado. Por isso, a central de monitoramento de entregas é quase obrigatória para conseguir entregar eficiência e qualidade no serviço de transportadoras.

Por isso, confira a seguir quais são as principais vantagens de montar e manter uma central de monitoramento na empresa:

Redução de custos

A economia de recursos da frota pode ser feita com a ajuda de um sistema de monitoramento.

Isto porque é a partir dele que você consegue visualizar toda a jornada do motorista, evitando a procrastinação dos colaboradores. Também é possível montar rotas mais eficientes e seguras de acordo com a característica da operação, garantindo a segurança dos veículos, colaboradores e que a carga chegue em segurança ao destino final.

Mais segurança na operação

A segurança é primordial para garantir a qualidade do serviço. Isto porque existem muitos casos de roubo de carga nas rodovias brasileiras, e ter um monitoramento em tempo real da entrega pode, inclusive, evitar perdas e prejuízos para você e seus clientes.

Uma central de monitoramento possui contato 24h com o motorista, podendo ser avisada de ocorrências como acidentes, roubos ou furtos de forma imediata e tomar medidas assertivas para a recuperação de carga instantaneamente.

Agilidade e eficiência para o serviço

Quem mais se beneficia com a oferta de um serviço de qualidade é o seu cliente, portanto, oferecer um acompanhamento da entrega em tempo real e com informações mais detalhadas da compra é um importante diferencial para a sua empresa.

Dessa forma, agilidade e eficiência são visíveis e fazem com que o cliente tenha preferência pelo seu serviço.

Aumento na produtividade

Com uma central de monitoramento de entregas, sua equipe é capaz de entender onde é possível melhorar e tomar decisões mais assertivas para aumentar a produtividade da operação e os resultados da empresa.

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Principais desafios de manter o monitoramento eficiente

O atraso na entrega é uma das principais queixas do consumidor e o maior motivo para perda de clientes. Assim como outros desafios que podem aparecer no meio do caminho, como:

Atrasos nas entregas e a falta de localização da carga

Atrasos no setor de transportes são, infelizmente, mais comuns do que gostaríamos e, muitas vezes, um produto entregue em uma data errada ou problemas no decorrer do frete não são culpa do embarcador e nem mesmo do transportador, mas sim devido a muitos fatores externos como:

  • Greves e paralisações;
  • Fiscalizações e retenções de produtos;
  • Acidentes e sinistros;
  • Trânsito e problemas de tráfego em rodovias.

Ainda assim, com o rastreamento veicular em tempo real você consegue ter mais controle sobre a logística e saber de antemão tudo que está acontecendo.

Somente assim, é possível criar novas estratégias e contornar os erros de forma ágil, estabelecendo uma melhor comunicação entre as partes envolvidas sobre o status da mercadoria para garantir maior tranquilidade ao cliente.

Outro item que compõe esse sistema é um software, que produz relatórios e gráficos para visualização do posicionamento geográfico de veículos parados ou em deslocamento. De forma resumida, as funções do rastreamento e monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização de veículos;
  • Registro do endereço e data de cada entrega;
  • Acompanhamento de eventos (entregas, paradas para abastecimento, desvios de rotas, furtos);
  • Controle da distância percorrida;
  • Acompanhamento de excesso de velocidade;
  • Configuração de alertas;
  • Personalização de relatórios, com indicadores para gestão de desempenho.

Esse tipo de monitoramento une o rastreio, a geração de relatórios e a emissão de alertas de eventos, que são programados para acionamento caso alguma situação indesejada seja identificada.

Devolução ou recusa de carga

Também pode acontecer da mercadoria ou produto voltar à empresa, caso não esteja com o endereço de entrega correta ou o próprio cliente solicite a devolução.

Neste caso, é preciso que você tenha um monitoramento para entender qual a melhor forma de retornar esse produto ao armazém sem colocar em risco a logística de outras operações.

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Como a tecnologia pode auxiliar no monitoramento de entregas?

Não espere os problemas começarem para apenas tentar remediar as situações, saiba como se precaver e assim economizar, aumentando sua produtividade e a satisfação dos seus clientes. Seja esperto e tenha a tecnologia como aliada na melhoria dos seus processos logísticos.

Como é o caso do Gestão Logística, uma solução completa de gerenciamento de transportes, com tecnologia própria para acompanhar a sua operação 24h, desde o planejamento de rotas até a entrega final.

Dashboards gerenciais com relatórios sintéticos e analíticos

Com a Gestão Logística, você tem a sua disposição dashboards gerenciais com relatórios sintéticos e analíticos que geram a visão ampla de todo o processo, permitindo um gerenciamento de transporte estratégico, com redução de custos e da ociosidade da frota.

Além disso, você também pode integrar a Gestão Logística com os mais diversos sistemas logísticos do setor como ERPs, TMS, WMS e as melhores soluções de rastreamento do mercado.

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