LinkedInFacebookXWhatsApp

Vantagens do antifurto veicular e seu papel na segurança da frota

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa verifica o sistema antifurto no celular

Investir em um sistema de antifurto veicular é fundamental para melhorar a segurança das operações, principalmente em caso de frotas pesadas.

No entanto, muitas empresas do setor logístico não investem nesse recurso de forma estratégica, e acabam sofrendo grandes prejuízos com perdas, que poderiam ter sido evitadas.

Por isso, neste conteúdo, vamos explicar as verdadeiras vantagens de utilizar o sistema antifurto. Acompanhe até o final!

Entenda o que pode ser considerado um dispositivo antifurto veicular

Um dispositivo antifurto veicular tem o intuito de dificultar a ação de criminosos que pretendem praticar roubos e furtos.

Para isso, esses sistemas devem ser instalados nos caminhões, garantindo a proteção dos veículos, e tornando a tentativa de furto mais complexa.

Os tipos de dispositivos que existem para essa função são diferentes. Existem os que impedem que os veículos liguem, circulem por longas distâncias ou acionam alarmes para assustar os indivíduos que estão tentando violá-lo.

Fazer uso deles proporciona tranquilidade, uma vez que minimiza as chances de sucesso em uma tentativa de roubo ou furto.

Como funciona o sistema de antifurto veicular

Basicamente, o sistema antifurto veicular utiliza uma combinação de tecnologias avançadas para proteger o seu veículo. Um dos principais componentes é o rastreador GPS, que permite a localização em tempo real do automóvel.

Isso significa que, em caso de roubo, você poderá informar a polícia sobre a localização exata do veículo, aumentando as chances de recuperação.

Outra tecnologia utilizada é o bloqueador, que impede o funcionamento do veículo.

Com um comando remoto, você pode bloquear o motor do carro, tornando impossível a sua partida. Essa função é extremamente eficaz para evitar que os ladrões levem o seu veículo, já que eles não conseguirão dar a partida no motor.

Além disso, alguns sistemas antifurto veiculares também contam com sensores de movimento, que são acionados caso alguém tente mexer no carro sem a devida autorização.

Esses sensores podem enviar um alerta para o seu celular, informando sobre a tentativa de furto. Dessa forma, você pode tomar as medidas necessárias para proteger o seu veículo e acionar as autoridades competentes.

Confira a seguir quais são os principais tipos de antifurto veicular e entenda como funcionam.

Saiba quais são os tipos de dispositivo antifurto veicular

Existem diferentes tipos de dispositivos antifurto de veículos disponíveis no mercado, cada um com suas características e funcionalidades específicas.

Entre os mais comuns, podemos destacar o bloqueador por afastamento, o bloqueador por celular, o bloqueador rastreamento, o alarme, a trava de câmbio, a trava de porta, a tranca, o volante antifurto para carros e o rastreador  Saiba como cada um deles funciona.

Bloqueador por afastamento

O bloqueador por afastamento é um dispositivo que impede o funcionamento do veículo quando o motorista se afasta dele.

Esse tipo de antifurto veicular é especialmente útil em casos de assaltos, pois impede que o ladrão consiga dar partida no automóvel e fugir.

Além disso, o bloqueador por afastamento também pode ser programado para enviar um alerta ao proprietário do veículo caso alguém tente movê-lo sem autorização.

Bloqueador por celular

O bloqueador por celular é um dispositivo que permite ao proprietário do veículo bloquear o funcionamento do automóvel através de um aplicativo no celular.

Essa tecnologia é bastante eficiente, pois possibilita o bloqueio imediato do veículo em caso de roubo ou furto. Além disso, o bloqueador por celular também pode ser programado para enviar notificações ao proprietário em caso de movimentação suspeita do veículo.

Bloqueador por rastreamento

O bloqueador por rastreamento é um dispositivo que combina as funcionalidades de bloqueio e rastreamento do veículo.

Além de impedir o funcionamento do automóvel em caso de roubo, esse tipo de antifurto também permite que o proprietário acompanhe a localização do veículo em tempo real.

Dessa forma, é possível acionar as autoridades competentes e aumentar as chances de recuperação do veículo.

Alarme

O alarme é um dispositivo antifurto bastante conhecido e utilizado. Ele emite um som alto e estridente quando detecta alguma tentativa de roubo ou furto.

Além disso, alguns modelos de alarme também podem ser programados para enviar um alerta ao proprietário do veículo através de um aplicativo no celular. O alarme é uma opção mais simples e acessível, porém, ainda assim, é eficiente na prevenção de furtos.

Trava de câmbio, trava de porta, tranca e volante antifurto para carros

As travas de câmbio, travas de porta, trancas e volantes antifurto para carros são dispositivos mecânicos que dificultam a ação dos ladrões. Esses dispositivos são instalados no veículo e impedem que o volante, a porta ou o câmbio sejam movimentados sem a chave correta.

Embora sejam menos tecnológicos do que os outros dispositivos mencionados, as travas e trancas são uma opção eficiente e de baixo custo para aumentar a segurança dos veículos.

Rastreador

O rastreador é um dispositivo que permite ao proprietário do veículo acompanhar a localização do automóvel em tempo real.

Essa tecnologia é especialmente útil em casos de roubo ou furto, pois aumenta as chances de recuperação do veículo e da carga.

Além disso, alguns modelos de rastreador também podem ser programados para enviar notificações ao proprietário em caso de movimentação suspeita do veículo.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Conheça quais as vantagens de investir em antifurto veicular para sua frota

Uma frota segura faz com que a empresa de logística tenha mais credibilidade e competitividade no mercado.
Por isso, é muito importante investir em um sistema antifurto e impedir que o veículo e a carga sejam violados.

Para que você compreenda mais vantagens de fazer este investimento, acompanhe, a seguir, os principais benefícios que esta solução oferece.

Recuperação de veículos e cargas

Nem sempre é possível impedir que os veículos e as cargas sejam roubadas. No entanto, isso não significa que tudo estará perdido caso haja o furto.

Graças ao sistema antifurto, a recuperação de veículos e cargas acontece. O uso de dispositivos como localizadores e rastreadores permitem que os assaltantes sejam interceptados antes de dispensar a carga.

Dessa maneira, as chances de roubos ou extravios são consideravelmente reduzidas.

Melhor controle logístico da operação

O controle logístico é fundamental para que a cada viagem sejam escolhidas melhores rotas e um trânsito mais fluido.

Para isso, o uso de sistemas antifurto também contribui, uma vez que permite o monitoramento em tempo real de todo o trajeto do veículo.

Assim, além de evitar roubos, o sistema permite que ações imediatas sejam tomadas caso seja detectado algum ponto de atenção no caminho que poderia atrapalhar o transporte.

Acompanhamento em tempo real

O acompanhamento em tempo real promove a segurança da carga e do veículo de maneira integral.
Além disso, também proporciona conforto ao motorista que estará sempre amparado por uma equipe pronta a ajudá-lo em caso de imprevistos.

Dessa maneira, a mercadoria pode chegar ao seu destino de forma otimizada e com qualidade.

Segurança nas rotas

Escolher as rotas ao acaso está longe da rotina das empresas logísticas há muito tempo.

Afinal, rotas estratégicas promovem inúmeras vantagens competitivas, além de garantir a segurança e a fluidez no transporte de cargas, evitando acidentes e atrasos.

Com isso, cada vez mais entregas podem ser realizadas em tempo menor, e com maior comodidade para o cliente e para a empresa.

Garantia de entrega com ações do antifurto veicular

Por fim, a entrega é garantida quando todos os esforços são movidos para a promoção de um transporte seguro e otimizado.

Este sistema previne a maioria dos problemas que podem ocorrer na estrada, deixando o motorista mais preparado para continuar o trajeto.

Dessa forma, o produto corre menos risco de ser violado e sua entrega ao consumidor é realizada sem maiores transtornos.

Saiba como usar a tecnologia ao seu favor quando o assunto é gerenciamento de riscos

Quando o assunto é gerenciamento de riscos, a melhor opção é usar a tecnologia a seu favor.

Para fazer isso, é fundamental contar com uma empresa especializada e preparada como a Buonny. Somos uma gerenciadora de risco líder em soluções para a segurança no transporte de cargas e utilizamos tecnologia de ponta para oferecer mais eficiência, por meio da gestão de rastreamento.

Entre os recursos utilizados, podemos citar o Bsafe, da BuonnyTech, que é baseado no tripé: gestão de processos, controle de tempo de condução e controle de velocidade.

Com isso, é possível promover a prevenção de acidentes.

A Buonny é líder no mercado de gerenciamento de riscos e pode proporcionar o mapeamento, acompanhamento e controle da operação, garantindo mais segurança e fluidez à frota. Clique aqui e conheça nossas soluções em gerenciamento de riscos.