LinkedInFacebookXWhatsApp

Rota de entrega eficiente: como reduzir custos e aumentar a produtividade

LinkedInFacebookXWhatsApp
Imagem ilustrativa de uma mapa com a tota de entrega

Para o gestor de frota, contar com uma rota de entrega eficiente é fundamental para otimizar recursos e conquistar a satisfação dos clientes.

Além disso, com uma boa reputação e um serviço de qualidade, é possível garantir a competitividade da sua transportadora no mercado.

No entanto, a otimização das rotas de entrega é um desafio complexo que conta com tecnologias cada vez mais avançadas.

Confira no conteúdo abaixo, quais são os pontos importantes para otimizar rotas de entrega e os principais benefícios de adotar essa prática na transportadora. Boa leitura!

Como otimizar a rota de entrega na transportadora

Otimizar a rota de entrega é uma etapa importante para garantir a eficiência e a qualidade do serviço de uma transportadora.

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para melhorar esse processo, desde a organização dos pedidos até o monitoramento e análise dos resultados.

Todo o processo pode ser facilitado através de um sistema de gerenciamento de transportes. A seguir, vamos explicar em detalhes cada uma dessas estratégias. Confira!

Organize os pedidos e os prazos de entrega

Uma das primeiras etapas para otimizar a rota de entrega é organizar os pedidos.

Isso significa ter um controle rigoroso sobre os dados de entrega e os locais de destino dos pedidos, de modo a poder planejar a melhor rota para cada um deles.

Controle a frota

O controle da frota é essencial para garantir que as rotas estejam sendo cumpridas conforme o planejado.

Além disso, para que a operação aconteça sem incidentes, o controle auxilia em pontos que garantem o bom funcionamento da frota, como manutenção de veículos, documentação, dentre outros.

Você pode fazer esse controle através de um sistema logístico, como o Gestão Logística. A partir dele você planeja as rotas e faz todo o gerenciamento de transporte para conter despesas e otimizar o tempo.

Invista no planejamento de rotas automatizadas

Através de um planejamento eficiente, é possível otimizar o tempo de viagem e reduzir custos com combustível.

Assim como também garantir que os veículos rodem por vias mais seguras, evitando perdas ou acidentes nas viagens.

Monitore em tempo real

É fundamental monitorar as rotas de entrega em tempo real para fazer ajustes necessários e tomar decisões rápidas, evitando atrasos e problemas.

Para isso, você pode usar sistemas de rastreamento como o Buonny Driver, que permite o monitoramento em tempo real por meio do celular do motorista e através de um aplicativo.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Calcular o consumo de combustível

Calcular o consumo de combustível das rotas é essencial para entender o orçamento da operação.

A partir de um planejamento de rotas eficientes, você consegue otimizar o gasto do combustível, assim como o tempo realizado para as entregas.

Pesquise os melhores caminhos

Ao pesquisar as melhores rotas de entrega, você fica ciente das condições de tráfego, da rodovia e das regras estabelecidas para o caminho.

Dessa forma, você pode usar os dados obtidos das viagens para analisar a performance do motorista em busca de melhorias.

Oferecer a opção de rastrear para o seu cliente

Oferecer a opção de rastrear a entrega para o cliente é uma forma de aumentar a confiança e a satisfação dele com a sua transportadora.

Com isso, o cliente pode acompanhar a entrega em tempo real e receber informações precisas sobre o status do seu pedido.

Acompanhamento dos resultados

Por fim, você deve acompanhar os resultados para avaliar a eficiência das estratégias adotadas e identificar possíveis ajustes a serem realizados.

Isso pode ser feito por meio de indicadores de desempenho, como tempo de entrega, satisfação do cliente e custos operacionais.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

Quais os benefícios de otimizar e planejar a rota de entrega?

Otimizar e planejar as rotas de entrega traz diversos benefícios para a operação de uma transportadora. Separamos para você, as principais vantagens. Acompanhe!

Melhor experiência do cliente a partir da rota de entrega

Uma rota de entrega eficiente garante que o cliente receba seu pedido dentro do prazo estipulado. Isso traz uma boa reputação para seu serviço, uma vez que aumenta a satisfação e fortalece a imagem da empresa no mercado.

Além disso, a possibilidade do rastreamento em tempo real também ajuda no ganho de confiança do cliente na transportadora.

Maior produtividade com a rota de entrega

Com rotas otimizadas, é possível reduzir o tempo de viagem e aumentar o número de entregas realizadas por dia. E com um número de entregas maior, é possível aumentar a produtividade da equipe sem perder a eficiência.

Redução de custos devido a rota de entrega

Ao planejar estrategicamente a rota de entrega, é possível reduzir custos com combustível, manutenção da frota e tempo de viagem.

Além disso, uma rota eficiente evita a necessidade de devolução da mercadoria. Esse fator acaba interferindo em toda a operação, uma vez que tem de passar pela logística reversa.

Por isso, tenha no radar também uma estratégia de logística reversa para garantir que, mesmo passando por essa situação, não haja prejuízos maiores para a transportadora.

Mais segurança para a operação e para os motoristas

Com rotas bem controladas, é possível escolher os caminhos mais seguros e evitar áreas de risco.

Além disso, você pode contar com motoristas treinados e orientados com informações como onde devem parar nas pausas e o que fazer caso aconteça sinistro ou roubo.

Como reduzir custos no transporte de cargas

Para isso conte com a Buonny. Nós somos líderes em gerenciamento de riscos para transporte rodoviário de cargas.

Nossas soluções são desenvolvidas com a mais alta tecnologia para que nossos clientes garantam um serviço de qualidade com segurança e agilidade. Clique aqui e confira qual solução é mais urgente para a sua transportadora.

Se preferir, fale diretamente com nossos especialistas clicando aqui.