Saiba como o OTIF pode melhorar a performance da transportadora

Agilidade e eficiência são duas qualidades que definem muito bem o que é OTIF. Além disso, quando o assunto é transporte de cargas, contar com métricas como esta é fundamental.

Isso porque os indicadores permitem aprimorar a qualidade das entregas, oferecendo um serviço baseado na inteligência logística, o que coloca a sua transportadora acima da média do mercado.

Para ajudar você a entender o que é OTIF e como ele pode melhorar a performance da sua transportadora, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

Entenda o que é OTIF e para que serve?

OTIF é uma sigla que significa “On Time In Full” (em português, “No Prazo e Completamente”), que é uma métrica utilizada para avaliar a eficiência da entrega de produtos ou serviços.

Essa métrica mede a porcentagem de pedidos que foram entregues dentro do prazo acordado e com todos os itens solicitados, sem qualquer tipo de atraso ou falha.

Qual a importância do OTIF?

A utilização da OTIF é importante para garantir a satisfação do cliente e evitar prejuízos para a empresa.

Um OTIF baixo normalmente indica que uma empresa está enfrentando problemas em seus processos de produção, armazenamento ou logística. Esses problemas acabam resultando em atrasos ou falhas na entrega de produtos ou serviços.

Isso pode causar insatisfação por parte dos clientes e até mesmo prejuízo nos negócios.

Dessa forma, a OTIF é uma métrica essencial para monitorar a eficiência da entrega. Isso faz com que a transportadora consiga tomar decisões para garantir aos clientes o que foi contratado.

Como calcular OTIF?

Para calcular a OTIF, é necessário seguir a seguinte fórmula:

OTIF = (número de pedidos entregues no prazo e com todos os itens corretos / número total de pedidos) x 100

Por exemplo, suponha que em um determinado período a empresa recebeu 100 pedidos e entregou 90 deles dentro do prazo e com todos os itens corretos. Nesse caso, o OTIF será calculado da seguinte forma:

OTIF = (90/100) x 100 OTIF = 90%

É importante lembrar que a OTIF é uma métrica que deve ser utilizada de forma constante e que pode variar de acordo com os processos internos da empresa e a complexidade dos pedidos.

Portanto, é necessário avaliar os resultados obtidos pela OTIF regularmente e identificar pontos de melhoria para garantir uma entrega cada vez mais eficiente.

Quais as vantagens de acompanhar os KPIs na logística?

Acompanhar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) na logística, traz diversas vantagens para a empresa. Alguns deles incluem:

  • Melhorias na eficiência operacional: o acompanhamento dos KPIs permite que a empresa identifique obstáculos e pontos de melhoria na operação logística do negócio.
  • Aumento da satisfação do cliente: a partir da análise do OTIF também é possível antever demandas e garantir a satisfação do cliente com relação às entregas dentro do prazo.
  • Aumento dos lucros: quando a companhia monitora as suas métricas, é possível utilizar melhor os recursos, o que significa mais lucros para a empresa.

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Como melhorar o OTIF e a performance da transportadora?

Para melhorar o OTIF em uma transportadora, é possível contar com a ajuda da tecnologia. Ela proporcionará ferramentas para a adoção de medidas, tais como:

Utilização de sistemas de rastreamento

Através de tecnologias de rastreamento, é possível monitorar o andamento da entrega em tempo real, o que permite que uma transportadora esteja ciente de qualquer atraso.

Com isso, é possível agir rapidamente para corrigir o problema e garantir que a entrega seja feita no prazo.

Além disso, você pode criar alertas para os seus clientes, facilitando também o acompanhamento da entrega. Isso traz pontos positivos com relação à experiência do cliente junto ao seu serviço.

Implementação de um sistema de gerenciamento de armazéns (WMS)

Com um WMS e uma boa integração de sistemas, é possível controlar a entrada e saída de mercadorias, gerenciar e organizar o estoque. Essa visibilidade pode reduzir o tempo de preparação do pedido e garantir que todos os itens sejam enviados e entregues corretamente e dentro do prazo.

Adoção de soluções de automação

A automação pode ajudar a minimizar erros e reduzir o tempo de preparação do pedido, o que pode contribuir para melhorar o OTIF.

Por exemplo, o uso de leitores de códigos de barras e RFID pode agilizar o processo de identificação.

Além disso, ao contar com software de gestão logística, é possível contar com dashboard, que disponibiliza informações para análise de dados, o que aumenta a eficiência da tomada de decisão da empresa.

Treinamento de equipe

Treinar a equipe de uma transportadora é importante, pois permite que os funcionários qualificados desempenhem suas funções de forma mais eficiente e segura.

O plano de desenvolvimento pode ser baseado nas métricas do negócio, como os dados obtidos no OTIF. Ao compartilhar esses dados, fica mais fácil sensibilizar os colaboradores para a mudança de comportamento, o que aumenta a eficiência da transportadora.

Viu como o OTIF pode melhorar a performance da sua transportadora? Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais fácil!

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