Como a inteligência logística pode ajudar a sua empresa

LOGÍSTICA 31/05/2022

Como a inteligência logística pode ajudar a sua empresa

Você é capaz de estimar a longevidade da sua empresa? Quais estratégias têm sido implementadas para inovar, reposicionar o negócio e manter a competitividade? Quem não quer ficar pelo caminho precisa contar com inteligência logística, um fator determinante para a tomada de decisões e a conquista de uma posição de destaque no mercado.

A inteligência logística é uma tendência que se ampara em pilares voltados ao aumento da performance operacional. É ela que traz uma visão ampla dos diferentes cenários, direciona os propósitos, identifica oportunidades e garante o tão desejado e fundamental diferencial competitivo.

Se a sua empresa ainda se limita a cumprir burocracias e realizar as atividades por meio de processos e controles manuais, sem estratégia e sem planejamento de curto, médio e longo prazo, é hora de apostar na inteligência logística.

Como usar esse recurso a favor dos resultados e da imagem? É isso o que vamos mostrar neste artigo. Continue a leitura e entenda o que é a inteligência logística, quais seus principais pilares e como aplicar com eficiência essa ferramenta de gestão.

O que é inteligência logística?

A inteligência logística envolve competências e habilidades que vão garantir a satisfação dos clientes e melhorar o relacionamento com fornecedores, parceiros, prestadores de serviço etc.

Essa prática é estratégica para as empresas e envolve o uso de tecnologias e ferramentas necessárias para atender as exigências dos consumidores e as constantes mudanças do mercado. Empresas, sejam embarcadores ou transportadores, devem usar a inteligência logística para aprimorar processos e melhorar resultados.

Considerada uma tendência de gestão, a inteligência logística envolve profissionais capacitados, processos otimizados e uso de soluções inovadoras para cumprir requisitos como agilidade, eficiência e redução de custos.

Ou seja, por meio de um conjunto de boas práticas, de estratégias bem definidas, da capacidade de organizar e automatizar as atividades rotineiras, a gestão torna as atividades mais integradas e multifuncionais. Dessa maneira, canaliza todo o seu esforço, expertise, tempo e energia na melhoria dos relacionamentos e em entregas perfeitas.

Graças à inteligência logística fica mais fácil potencializar os resultados, melhorar a reputação da marca e aumentar a lucratividade. Qual empresa não deseja isso, não é mesmo?

Inteligência logística: um diferencial competitivo

O setor logístico é altamente competitivo e falhar com o cliente pode representar sérios problemas. Por isso, pouco adianta investir em inovação e ferramentas de automação sem aliá-las à inteligência logística.

Ao entender a importância do cliente, do bom planejamento e do aprimoramento das estratégias do negócio, as empresas se diferenciam dos concorrentes. Como resultado, obtêm possibilidades reais de redução dos custos, visão geral a curto, médio e longo prazo, mitigação dos riscos e mais assertividade nas entregas.

Se sua empresa está em busca de processos mais eficientes, enxutos e baratos deve apostar nessa tendência como a grande arma da gestão focada e eficaz.

Entre as vantagens de usar a inteligência logística como um diferencial competitivo estão:

  • Redução de custos operacionais e maior lucratividade.
  • Garantia de competitividade.
  • Mais facilidade na captação de recursos.
  • Prazos e entregas mais assertivos.
  • Menos burocracia e mais organização.
  • Agilidade nos processos.
  • Melhoria da eficiência operacional.
  • Implementação de estratégias de curto, médio e longo prazo.
  • Planos de ação mais assertivos e condizentes com a realidade do mercado.
  • Melhor experiência do cliente.
  • Visão estratégica.
  • Otimização da infraestrutura e dos processos.
  • Redução de falhas, identificação de pontos fracos e melhorias contínuas.
  • Crescimento sólido.

12 pilares da inteligência logística

A inteligência logística precisa ser sustentada por alguns pilares para se tornar efetiva. Os principais são:

  1. Planejamento estratégico envolvendo diferentes áreas da empresa.
  2. Integração de sistemas, áreas e automação de processos de gestão e operação.
  3. Monitoramento dos indicadores de desempenho (KPIs) como produtividade, qualidade, prazos, índice de sinistralidade, tempo de embarque, desembarque e entrega, nível de estoque, atrasos, custos logísticos, acuracidade do inventário etc.
  4. Investimento em tecnologia.
  5. Rigor no planejamento.
  6. Ampla visibilidade operacional.
  7. Capacitação profissional e equipes multifuncionais.
  8. Foco no cliente e no clima organizacional.
  9. Suporte da liderança.
  10. Eficiência na comunicação ágil e assertiva.
  11. Organização logística.
  12. Investimentos e estratégias de melhoria contínua.

Como aplicar a inteligência logística na sua empresa

Em resumo, a inteligência logística – esse conjunto de estratégias e ferramentas de gestão – leva à melhoria da performance operacional. Se é isso o que sua empresa deseja, precisa garantir que os produtos e serviços sejam os melhores.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e os detalhes podem fazer a diferença quando o assunto é driblar a concorrência. Para aplicar a inteligência logística é fundamental ter profissionais engajados e capacitados, que conheçam sua missão e, diante de objetivos claros, aperfeiçoem os resultados.

O investimento em tecnologias e soluções logísticas integradas para o gerenciamento da produção, estoque, vendas, expedição, transporte e entregas é outro fator essencial para quem deseja aplicar a inteligência logística com sucesso.

Isso passa pelo conhecimento de mercado – e aqui valem ações de benchmarking para conhecer o modelo de trabalho dos concorrentes -, redução de desperdícios, falhas e retrabalhos, informações centralizadas e disponíveis em tempo real para a gestão, foco em treinamento e capacitação e, é evidente, conhecimento profundo do negócio.

Se você não tem certeza dos processos usados em sua empresa, terá dificuldades para identificar os problemas e corrigi-los. Tecnologia para a automação das operações e o uso de softwares de gestão, roteirização, equipamentos protecionais para a carga e veículos, gerenciamento de riscos, redução de sinistros e controle de custos são os melhores parceiros da inteligência logística.

Tecnologia a serviço do seu negócio

Para aplicar tudo isso à sua rotina e conquistar o sucesso esperado, conte com quem entende de tecnologia logística, modernize suas atividades e ofereça as melhores soluções do mercado a clientes e fornecedores.

Lembre-se: sem tecnologia é quase impossível visualizar e se antecipar aos problemas. Os custos para remediar uma ocorrência costumam ser muito maiores do que os investimentos em planejamento e gestão. Aposte em soluções eficazes como as oferecidas pela Buonny.

Especialista em conectar seu negócio à tecnologia, a Buonny tem soluções em gestão logística e de risco, prevenção de acidentes, monitoramento das viagens 24h por dia, rastreamento das cargas e o maior banco de consulta de motoristas do Brasil.

Fale com um dos nossos consultores e entenda como a Buonny pode ajudar na sua estratégia de inteligência logística.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato