Como otimizar o processo logístico e aumentar a performance das operações de transporte?

LOGÍSTICA 17/05/2022

Como otimizar o processo logístico e aumentar a performance das operações de transporte?

A alta performance e a eficiência no transporte rodoviário de cargas estão diretamente ligadas a um processo logístico eficiente e estruturado. Só assim as empresas conseguem elevar o nível de competitividade, superar os gargalos operacionais e reduzir custos e prejuízos.

Manter um processo logístico otimizado é fundamental porque facilita a relação entre produção e movimentação de produtos. Desde a gestão da matéria-prima até a entrega da mercadoria ao consumidor final, todas as etapas demandam estratégia e alinhamento.

Um bom processo logístico equilibra os pilares tempo, custo e qualidade e permite que as empresas acompanhem, controlem e melhorem as etapas de produção, venda, armazenagem e entrega.

Mas, afinal, como otimizar o processo logístico, garantindo resultados mais expressivos para os negócios? É isso o que veremos neste artigo. Se você quer aprimorar sua cadeia produtiva e aumentar a eficiência no transporte de cargas, aproveite a leitura!

O que é o processo logístico?

O processo logístico é um conjunto de ações e etapas que levam a melhorias nas atividades de uma empresa: controle da matéria-prima, compras, recebimento, produção, armazenagem e transporte.

Quando bem alinhada, essa cadeia aprimora as rotinas, elevando os níveis de eficiência, satisfação do cliente e, é claro, ampliando a produtividade e a lucratividade. Com o objetivo de cadenciar a produção e a distribuição de mercadorias, o processo logístico permite que as etapas operacionais – tanto na fábrica, no estoque ou nas viagens – sejam acompanhadas com mais atenção.

Para que um processo logístico seja eficiente, é fundamental adotar tecnologias e soluções que permitam a automatização de tarefas, façam o mapeamento dos fluxos operacionais, facilitem a gestão de armazéns, aumentem a segurança operacional e reduzam os custos.

Quando a empresa investe em modernas ferramentas de gestão logística fica mais fácil tomar decisões estratégicas e fazer um planejamento mais assertivo. Quem sabe onde quer chegar precisa dispor também dos melhores meios de alcançar o objetivo. Ter processos logísticos bem estruturados encurta essa jornada.

Em resumo, o processo logístico busca sempre a melhor forma de produzir e distribuir o que é produzido.

Etapas do processo logístico

  • Escolha dos fornecedores.
  • Recebimento e conferência da matéria-prima.
  • Movimentação interna de cargas e otimização no uso de equipamentos (empilhadeiras, esteiras, transpaletes, prateleiras etc.).
  • Gestão da armazenagem dos produtos e controle do estoque.
  • Picking (separação e preparação dos pedidos) e packing (embalagem dos produtos antes do embarque).
  • Expedição, transporte das cargas e gerenciamento dos riscos.

Vantagens competitivas

Manter uma logística otimizada traz uma série de vantagens às empresas e representam um diferencial frente à concorrência. Entre os benefícios estão:

  • Melhor controle das etapas e dos fluxos logísticos;
  • Agilidade e organização;
  • Reconhecimento dos gargalos operacionais e adoção de medidas preventivas;
  • Mais assertividade na tomada de decisões e resolução dos problemas;
  • Maior visibilidade operacional e gerencial;
  • Identificação das oportunidades de melhoria e de crescimento;
  • Mais produtividade e lucratividade;
  • Ganhos em comunicação e gestão dos riscos;
  • Controle de custos e redução de desperdícios.

Leia aqui Software logístico: conheça as vantagens do Buonny Logo e eleve a performance nas operações de transporte.

12 dicas para otimizar o processo logístico

Ter visão 360 graus e flexibilidade para solucionar os desafios logísticos aumenta a eficiência operacional, a satisfação dos clientes – cada vez mais exigentes –, a confiança do mercado e a credibilidade, reforçando a reputação da marca.

Mas como conseguir isso?

Se você deseja otimizar seu processo logístico, confira as dicas que preparamos.

1)         Invista em tecnologias e automatização das atividades. Com isso, você ganha em agilidade, em produtividade e obtém maior controle das informações, dos custos e dos gargalos da cadeia de suprimentos.

2)         Faça análises sistemáticas das operações logísticas. Para ajudar nessa tarefa, conte com dashboards gerenciais e monitore os indicadores de desempenho.

3)         Agilize a produção, a expedição e as entregas, mapeando as fragilidades. Identificar os aspectos mais desfavoráveis da sua operação em relação à concorrência – sejam eles os prazos, os custos ou a qualidade do produto ou serviço – é o primeiro passo para melhorar os processos logísticos.

4)         Leve em conta as demandas do mercado, considerando as necessidades dos clientes e as diferenças de cada mercadoria.

5)         Conheça as particularidades da sua operação e organize a logística escolhendo a localização dos armazéns, o modal de transporte mais adequado e os fornecedores mais capacitados – sejam eles de matéria-prima ou serviços de transporte.

6)         Treine sua equipe. Qualquer gap no processo logístico pode gerar atrasos na produção e na entrega, falhas na reposição do estoque e, naturalmente, perda na competitividade.

7)         Monitore com rigor todas as etapas logísticas. Existem soluções modernas para a gestão da produção, controle de estoques, gerenciamento dos riscos e monitoramento das viagens e entregas.

8)         Invista em tecnologia para aumentar o nível de confiabilidade dos processos logísticos.

9)         Controle a cadeia de suprimentos e os estoques. Assim como a falta de produtos, o excesso em estoque também é ruim para o negócio, já que mantém capital parado nas prateleiras.

10)       Conte com ferramentas que ajudem a analisar a situação do mercado e facilitem a projeção das demandas. Analise o histórico das suas movimentações para ser mais assertivo nas previsões.

11)       Busque parceiros que sejam especialistas, inovadores e eficientes. Um bom software de gestão logística, por exemplo, desenvolvido por quem entende do assunto é ideal para monitorar as viagens em tempo real e aumentar a produtividade da frota.

12)       Aposte na integração dos softwares de gestão, dos processos logísticos e das áreas envolvidas na produção, estoque e transporte.

Tecnologia: sua melhor aliada

Melhorar os processos logísticos pode ser um desafio, mas é muito mais fácil com o uso de tecnologia. É praticamente impossível agilizar o dia a dia sem automatização, acesso a indicadores de desempenho em tempo real, ampla visibilidade em todas as etapas operacionais e otimização dos prazos e custos.

A boa notícia é que softwares de gestão logística como o Buonny Log estão disponíveis e ajudam a elevar os níveis de eficiência da sua operação. Com essa solução é possível acompanhar as viagens em tempo real e gerenciar toda a operação a partir de uma tela.

Quer saber mais? Fale com um especialista da Buonny e conheça esta e outras soluções de gestão logística e gerenciamento de riscos.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato