Por que a torre de controle logístico pode ser um bom investimento para a sua operação?

SEGURANÇA E GR 04/07/2022

Você consegue imaginar a segurança do tráfego aéreo sem as torres de controle fazendo a gestão de aterrissagens e decolagens? Pois é. A torre de controle – ou control tower – não é essencial apenas nos aeroportos. No transporte rodoviário de cargas elas têm se mostrado um excelente investimento para quem busca alta performance.

A torre de controle centraliza todas as informações sobre a operação logística e a movimentação das mercadorias, garantindo acesso a dados organizados e precisos, em tempo real. Com essa ferramenta, a tomada de decisões é muito mais ágil e assertiva.

Seja no acompanhamento das viagens ou na gestão dos processos que envolvem as etapas de embarque e entrega, a torre de controle faz a diferença. Se você quer ter certeza sobre as vantagens de investir em uma torre de controle logístico, continue a leitura!

O que é uma torre de controle?

A torre de controle logístico é uma central, uma base que reúne todas as informações necessárias ao monitoramento das operações e, assim, facilita a análise de dados em tempo real e a tomada de decisões.

Essa central de gestão integra tudo o que se faz necessário saber sobre as operações de transporte de uma empresa. O objetivo principal é ampliar a visibilidade nos processos de embarque, transporte e entrega, tornando mais eficazes e precisas as operações com muitos veículos em rota.

A torre de controle também contribui para a integração dos processos e profissionais, melhora a comunicação entre os envolvidos na operação, reduz os gargalos logísticos, controla demandas e aprimora o planejamento operacional.

Qual a diferença entre torre de controle e central de monitoramento

Embora sejam complementares e se assemelhem por reunir dados estratégicos das operações de transporte, a torre de controle e a central de monitoramento não têm exatamente a mesma função.

  • Central de monitoramento

Conta com profissionais, equipamentos e softwares para monitorar o deslocamento da frota, acompanhar e analisar acontecimentos e imprevistos ao longo da viagem, identificar desvios de padrão – como paradas inesperadas, mudanças no trajeto ou abertura de portas –, checar os padrões de temperatura no caso de cargas frigorificadas, receber alertas e acionar as equipes responsáveis em caso de sinistros.

Uma empresa pode ter centrais de monitoramento a seu serviço espalhadas pelo país para melhorar a comunicação e oferecer suporte mais rápido aos motoristas e clientes.

  • Torre de controle

A torre de controle logístico reúne e gerencia todas as informações da operação com o objetivo de tornar as decisões mais assertivas. Essas informações são enviadas pelas centrais de monitoramento para a torre de controle, que integra os dados recebidos e os transforma em inteligência para os gestores.

Em resumo, a central de monitoramento e a torre de controle logístico se complementam para que as empresas aperfeiçoem seus processos e elevem o padrão e a performance.

Informações que a torre de controle oferece

Com processos e ferramentas adequadas, a torre de controle garante maior segurança e precisão nas operações de transporte. Isso porque é possível obter um conjunto de informações estratégicas, como:

  • Eventos atípicos que extrapolam a SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço);
  • Checklists em atraso;
  • Não conformidades no atendimento;
  • Tratativas e acionamentos de PRP que extrapolam a SLA;
  • Indicadores de tecnologia;
  • Problemas em escala de importância;
  • Base de dados para investigação das características de cada problema;
  • Melhorias efetivas nos processos;
  • Nível de eficiência nas coletas e entregas;
  • Incidência de sinistros por operação e gerenciamento das ocorrências;
  • Indicadores de desempenho logístico.

Como implementar a torre de controle

A implementação da torre de controle está amparada no tripé:

1)      Pessoas

Times capacitados para o monitoramento, análise e tomada de decisões, com expertise para interpretar as informações recebidas das centrais de monitoramento e transformar os dados em inteligência para o negócio.

2)      Processos

Tarefas bem definidas e metas claras, procedimentos estabelecidos para todas as etapas do transporte de cargas e integração das áreas, com comunicação e ampla visibilidade operacional.

3)      Tecnologia

Fundamental para a automatização, coleta, processamento e compartilhamento dos dados. As soluções digitais e sistemas de gestão, monitoramento, gerenciamento de riscos e controle operacional são fundamentais para quem quer investir em uma torre de controle.

Quais os benefícios da torre de controle para a operação

As operações logísticas são altamente complexas e a torre de controle traz uma série de vantagens. Na lista estão:

  1. Possibilidade de monitoramento e acompanhamento das operações em tempo real.
  2. Identificação de possíveis atrasos na viagem que possam impactar na chegada ao destino, notificação do cliente e reagendamento conforme as janelas de entrega.
  3. Melhoria da visibilidade e mais rapidez na tomada de decisões, com base em dados apresentados em tempo real.
  4. Mais produtividade e ganhos em competitividade.
  5. Elevação dos níveis de eficiência e satisfação dos clientes.
  6. Mais agilidade para reverter cenários adversos, evitando atrasos na entrega ou prejuízos.
  7. Análises mais rápidas em situações que demandam medidas urgentes.
  8. Redução de custos operacionais, mais facilidade na escolha de transportadores e menos falhas no processo.
  9. Controle total sobre a frota, embarques, desembarques e viagens.

Como a torre de controle da Buonny pode ajudar

A Buonny é pioneira em tecnologia e no desenvolvimento de soluções para gestão logística e gerenciamento de riscos no transporte rodoviário de cargas. A torre de controle da Buonny facilita a estruturação de um método mais eficaz de monitoramento, assegurando que as operações tenham mais segurança.

As ações da torre de controle são fundamentais para o planejamento estratégico das empresas e para agilizar a identificação de não conformidades. Além disso, são customizáveis às necessidades do cliente, já que podem ter indicadores diferentes, priorizando os de maior relevância para a operação.

Indicadores da torre de controle Buonny

  • Transit Time;
  • Nível de serviço (no prazo, atrasado, adiantado etc.);
  • Tempo de retenção;
  • Dashboard com dados da frota (veículo disponível, agendado, em trânsito, entregando);
  • Controle de temperatura;
  • Estatística/embarcador (total de cargas carregadas por transportadora);
  • Sintético de entregas (por tipo de veículos, total de alvos nas viagens agrupadas por CD);
  • Mapa GR com identificação das áreas de risco.

Se você busca uma solução completa para otimizar a sua operação logística, com acompanhamento mais eficaz, visão dos eventos da viagem, dashboards com dados parametrizáveis e painéis de gestão com dados em tempo real, fale com um especialista e conheça a torre de controle da Buonny e todas as outras soluções que a empresa oferece.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato