LinkedInFacebookXWhatsApp

Papel do embarcador no transporte de cargas: funções e otimizações

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa como embarcador no transporte de cargas

O embarcador exerce uma função que demanda desafios importantes para a transportadora, já que cabe a esse profissional cuidar da documentação e do planejamento de transporte.

Além disso, é o embarcador que contrata o seguro da carga e desenvolve outras atividades de fundamental importância para garantir que a carga seja transportada com segurança e dentro da legislação.

Dessa forma, ainda é preciso ter em mente que, embora o embarcador e o transportador façam parte da mesma cadeia logística, suas obrigações e tarefas são distintas.

Logo, o gestor de frota precisa ter esses conceitos bem definidos para fazer o gerenciamento das atividades, garantindo assim, a eficiência da cadeia logística do negócio.

Para que você entenda o que é preciso para desempenhar bem a função de embarcador, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é embarcador?

Quando falamos de embarcador no setor de transporte de cargas, estamos nos referindo à pessoa (física ou jurídica) responsável por fazer a contratação do frete terceirizado. Ou seja, o “dono” da carga.

Esse tipo de serviço é bastante comum no Brasil, sendo amplamente utilizado pelos segmentos de comércio e indústria. Ele é capaz de organizar e viabilizar grande quantidade de insumos e de mercadorias que precisam ser despachadas.

Por apresentar um melhor custo e benefício, a maior parte das empresas opta por fazer a terceirização do transporte. Para isso, existe a contratação de profissionais autônomos, cooperativas e a contratação de transportadoras.

Contudo, apesar de terceirizar, o embarcador tem a responsabilidade sobre os documentos fiscais de transporte. Nesse cenário, é preciso estar atento às legislações vigentes e também às suas atualizações.

Qual a diferença entre embarcador e transportador e suas funções?

O embarcador é o agente responsável pela contratação do frete e é sua responsabilidade fazer o planejamento para garantir o deslocamento da carga entre dois pontos.

Já ao transportador cabe a responsabilidade de deslocar as mercadorias do local de saída até o ponto de chegada. Porém, ambos possuem funções bem definidas e diferentes em determinadas situações, como em caso de multas, por exemplo. Confira a seguir esses pontos detalhados.

Funções do embarcador

O embarcador é a entidade responsável por enviar ou despachar as mercadorias. Ele é o proprietário da carga e tem a tarefa de organizar e coordenar todo o processo de transporte.

O embarcador pode ser uma empresa ou um indivíduo que precisa enviar mercadorias de um local para outro. Sendo assim, fica sob responsabilidade do embarcador:

  • Coleta de informações: O embarcador deve reunir todos os detalhes relacionados à carga, como tipo de mercadoria, quantidade, dimensões, peso, origem e destino. Essas informações são essenciais para determinar o melhor método de transporte e garantir a conformidade legal.
  • Contratação de transportadores: Com base nas informações, o embarcador deve selecionar o transportador mais adequado para o trabalho. Isso envolve fazer cotações, negociar preços, avaliar a reputação e capacidade dos transportadores.
  • Planejamento logístico: O embarcador é responsável por planejar a rota de transporte, determinar o tempo estimado de entrega e organizar todos os aspectos logísticos, como embalagem, documentação e seguro da carga.
  • Gerenciamento de riscos: É papel do embarcador identificar e mitigar os riscos associados ao transporte de cargas. Isso pode incluir a contratação de seguro de carga, garantindo que os transportadores cumpram todas as regulamentações de segurança e monitorando o progresso da entrega.

Cálculo de consumo de combustível

Funções do transportador

O transportador é responsável por efetivamente transportar a carga do ponto de origem ao destino final. Eles podem ser empresas especializadas em transporte de cargas ou proprietários de caminhões ou veículos de transporte.

Confira abaixo as principais funcionalidades desse profissional no transporte de cargas:

  • Execução do transporte: O transportador é responsável por coletar a carga no ponto de origem e entregá-la no destino final. Eles devem seguir a rota planejada pelo embarcador e garantir que a carga chegue ao seu destino de forma segura e dentro do prazo estabelecido.
  • Gerenciamento da carga: Durante o transporte, o transportador é responsável por garantir a segurança e integridade da carga. Isso envolve o manuseio adequado da mercadoria, proteção contra danos e a utilização de equipamentos de segurança adequados.
  • Monitoramento e comunicação: O transportador deve manter o embarcador informado sobre o progresso da entrega. Isso inclui fornecer atualizações em tempo real sobre a localização da carga, possíveis atrasos ou problemas e qualquer outra informação relevante.
  • Cumprimento das regulamentações: Os transportadores devem cumprir todas as regulamentações locais, nacionais e internacionais relacionadas ao transporte de cargas. Isso inclui a obtenção de licenças, a adesão aos limites de peso e dimensões, o cumprimento das leis de trânsito e a implementação de medidas de segurança.

Quem deve pagar multa ao exceder as normas de peso?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse planejamento deve seguir as normas de peso máximo para o carregamento do caminhão durante o transporte.

Quando o valor do peso da carga é excedido, o transportador deve pagar uma multa, sendo que o embarcador também pode ser punido. Isso acontece porque a legislação entende que o embarcador tem conhecimento sobre o peso da mercadoria no veículo.

Em caso de carga fracionada, a multa vai para o transportador porque o embarcador não tem como saber o peso total dos produtos transportados.

Diferenças entre embarcador e operador logístico

O operador logístico oferece uma ampla gama de serviços logísticos, incluindo armazenamento, embalagem, transporte, distribuição e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Ao contrário do embarcador, o operador logístico é especializado em fornecer soluções abrangentes para as necessidades logísticas de seus clientes.

A tecnologia na otimização das funções do embarcador

O Sistema de Gestão de Transporte e Logística (TMS) é uma ferramenta que pode ser usada para otimizar os trabalhos nas duas atividades. Ela pode ser aproveitada tanto para o embarcador quanto para o transportador.

No TMS para embarcador, é possível obter cotações automáticas de frete com transportadoras, resultados de desempenhos para tomada de decisão assertiva nos processos, contratação de transportadora, auditoria de frete, dentre outras funcionalidades.

Já o TMS para transportador é mais abrangente, pois através desse sistema é possível gerenciar todas as operações de transporte, além de fazer o gerenciamento administrativo e financeiro da transportadora.

Entendeu o que é embarcador e o que é necessário para desempenhar bem a função? Como são muitos processos a serem administrados, o mais indicado é contar com a tecnologia para garantir a eficiência das atividades.

É o caso de soluções tecnológicas de gerenciamento de risco, que podem ser integradas no TMS, por exemplo. Com mais segurança na operação, você reduz custos, garante a qualidade do serviço e a integridade da carga durante todo o trajeto.

Converse com nossos especialistas e conheça as nossas soluções de gerenciamento de riscos para transportadoras.

Somos líderes no mercado e oferecemos soluções aliadas a mais alta tecnologia para entregar o melhor em segurança e eficiência para nossos clientes.