Entenda como o sistema TMS funciona no transporte de cargas

TECNOLOGIA 07/11/2022

O TMS vem conquistando espaço entre as empresas do sistema de transporte que estão passando por um momento de transformação digital, e desejam tornar as operações mais eficientes por meio de investimentos em TI.

O principal foco do sistema TMS é solucionar os problemas de empresas que gerenciam por si só a distribuição de seus produtos, ou seja, não terceirizam esse serviço.

Para você entender o que é o sistema TMS e as principais funções no transporte de cargas, fizemos esse conteúdo completo. Continue a leitura e saiba como funciona o TMS na logística de transportes!

Saiba o que é um sistema TMS

O Transportation Management System, sistema TMS, é um software desenvolvido para otimizar a gestão de atividades relacionadas ao transporte. Basicamente, é um sistema de gerenciamento de transportes.

Por meio da promoção do fluxo de materiais e informações sobre o processo logístico, o TMS favorece a comunicação entre fornecedores e clientes.

Com ele, existe a possibilidade de integrar todas as informações da cadeia de suprimentos. Isso ocorre porque ele permite que o usuário visualize e controle a logística das operações e das entregas, garantindo uma visão ampla do seu negócio.

Com o uso do TMS você pode agrupar as operações do seu frete, o que aprimora processos como:

  • armazenagem e distribuição;
  • métodos de controle;
  • confiabilidade de registros.

Por isso, o sistema TMS auxilia na tomada de decisão para a execução das atividades de forma mais assertiva e otimizada. Isso pode levar sua empresa a se tornar mais competitiva no mercado, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação dos clientes.

Isso porque garante uma entrega final que cumpre os prazos, assegurando a eficiência da operação logística.

Entenda quais são as principais funcionalidades do TMS

Além de saber como funciona um sistema TMS na logística de transportes, é importante entender as principais funcionalidades que ele oferece para o controlador. Acompanhe!

  • Área de planejamento: controle de orçamentos e análise de variáveis, elaboração do orçamento do transporte e das rotas, cálculo da dimensão de equipamentos e a renovação da frota.
  • Área de operação: controle do transbordo, da entrega e coleta, rastreamento lógico das cargas.
  • Área de custos: conhecimento dos custos de operação e de manutenção.
  • Área de suprimentos: controle de materiais em oficinas próprias, de requisições e de compras.
  • Área de rastreamento: acesso à transmissão de dados via wireless em tempo real, à interface com rastreadores GPS, à tecnologias embarcadas nos veículos e a leitores de código de barras.
  • Área de faturamento do transporte: requisição de transporte, dos registros de notas fiscais, do cadastro (de clientes e terceiros, de taxas e tarifas, da rede de transportes), da ordem de coleta, da emissão de conhecimentos, dos manifestos de carga e da fatura de cobrança dos clientes.
  • Área de controle de estoque: controle dos produtos, dos pedidos, das compras e das movimentações, entre outros.
  • Área de expedição: controle do envio de uma mercadoria para determinado destino.
  • Área de Análise de Rentabilidade: acesso às informações sobre como cada cliente rende para a empresa.

O TMS também fornece informações importantes como:

  • cálculos e simulações de frete;
  • rotas mais adequadas para determinado transporte;
  • liberação de pagamentos e recebimentos;
  • diversas tabelas de frete;
  • gestão de ocorrências.

Entenda porque esse sistema de gestão é importante para operações de transporte

O sistema TMS é importante para o transporte de cargas porque possibilita que o usuário tenha uma visão mais ampla de todo negócio, de todos os processos, além de garantir mais segurança para a operação.

A partir dele, é possível traçar um planejamento mais eficiente no dia a dia, indo desde a aquisição até a logística e o gerenciamento do ciclo de vida da transportadora.

Além disso, o TMS também garante um dinamismo maior, o que auxilia na adequação da empresa ao ritmo do mercado.

Saiba os tipos de empresa que utilizam o sistema TMS

Por se tratar de um sistema de gerenciamento de transporte, o TMS é utilizado principalmente por empresas que precisam enviar, mover e receber mercadorias com certa regularidade, incluindo:

  • fabricantes;
  • distribuidores;
  • empresas de e-commerce;
  • comércio varejista;
  • empresas que fornecem soluções de logística, podendo ser empresas de logística terceirizadas e indiretas (3PL e 4PL) ou prestadores de serviços logísticos (LSPs).

O interessante do TMS é justamente a possibilidade de personalizá-lo de acordo com sua finalidade e interesse. Como visto acima, ele atende desde empresas de maior porte até pequenos transportadores de carga.

A liberdade de escolher os módulos que mais combinam com determinada atividade é o que faz dele a solução mais indicada para todas empresas de gestão de transporte.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Conheça os benefícios do sistema para a empresa

Por conta da complexidade do setor de transporte, muitos empreendedores ficam hesitantes quanto a investir em seu próprio negócio. Como resposta, o sistema TMS vem para otimizar sua estratégia e proporcionar uma gestão integrada.

Conheça a seguir os benefícios desse sistema de gerenciamento:

  • Redução de custos referentes ao transporte, que pode levar a preços que oferecem um custo benefício melhor do seu serviço, resultando na atração de novos clientes.
  • Melhoria no planejamento da operação, o que possibilita maior controle sobre viagens, consolidação de cargas e planejamento de rotas. Isso é possível devido à disponibilidade de dados que permitem análises de composição de frete.
  • Compatibilidade com outros sistemas, tornando possível a integração com um sistema ERP e a troca de informação com transportadoras via EDI.
  • Compartilhamento de informações, o que ajuda a empresa a criar um vínculo de confiança com clientes e parceiros, visto que ambos terão acesso aos dados referentes ao caminho da entrega.
  • Geração de relatórios gerenciais para ajudar na análise de indicadores de desempenho e na criação de estratégias.
  • Otimização do relacionamento com o cliente através de uma etapa de processamento de pedidos mais ágil aliada a automatização da função de expedição. Como resultado, a mercadoria chega mais rápido ao destinatário final.

Viu como o sistema TMS pode ser um forte aliado para a sua gestão de frotas? Ao contar com essa solução, você tem à disposição da sua transportadora os recursos necessários para a tomada de decisões, otimizando toda a operação do seu negócio!

E se você quer agregar mais segurança para o seu negócio com programas de alta tecnologia, confira aqui as soluções da BuonnyTech, com sistemas que oferecem toda a segurança e tecnologia de alto padrão para tornar a sua operação mais eficiente.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato