LinkedInFacebookXWhatsApp

Aprenda a fazer o cálculo de cubagem para o transporte de cargas

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa realiza o cálculo de cubagem

Você sabe para que serve o cálculo de cubagem e qual a sua importância? Trata-se de uma operação matemática muito utilizada no transporte de cargas para determinar o volume de carga e, consequentemente,o valor do frete.

Nesse cenário, uma das principais funcionalidades do cálculo de cubagem é otimizar e assegurar o melhor aproveitamento do espaço e capacidade do veículo.

Contudo, é comum surgirem dúvidas de como fazer o cálculo e também diferenciar os termos relacionados, como  peso cubado e volume, por exemplo.

Para ajudar você, preparamos este conteúdo sobre a importância do cálculo de cubagem e como fazer. Acompanhe!

O que é o cálculo de cubagem no transporte de cargas?

No universo da logística, a cubagem de uma carga corresponde ao volume que a mercadoria ocupa dentro do caminhão, sendo que para chegar a esse denominador, é preciso calcular o peso cubado.

Isso acontece porque não é sempre que a relação entre tamanho e peso é proporcional, já que é possível que existam pesados e grandes volumes, assim como pequenos e leves, e vice-versa.

Assim, o cálculo da cubagem tem o objetivo de fazer o planejamento do carregamento do caminhão, evitando que o veículo circule com muitos espaços vazios, o que otimiza a operação da frota de veículos.

Portanto, com um eficiente cálculo de cubagem, é possível transportar mais cargas de uma só vez e, dessa forma, reduzir o preço do frete.

Qual a importância do cálculo de cubagem?

De forma resumida, fazer o cálculo da cubagem é importante levando em consideração dois pontos cruciais para o transporte de cargas: conformidade e custo.

Isso porque, para uma gestão de frota eficiente, deve ser considerado o limite de peso indicado pelo fabricante, e ainda estar alinhado com a legislação e fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.

Dessa forma, o descumprimento da legislação pode acarretar apreensão da carga e multa.

Um segundo ponto que justifica a importância do cálculo de cubagem são os fatores relacionados aos custos da operação.

Além de reduzir o número de viagens, aproveitando ao máximo o espaço do veículo para as cargas, o cálculo do metro cúbico das embalagens permite antever o consumo de combustível, fator primordial para a rentabilidade da transportadora.

Todo gestor de frota sabe que um veículo pesado consome mais gasolina que um caminhão leve, e equilibrar essa demanda pode proporcionar o melhor aproveitamento dos recursos da transportadora, ao fracionar a carga, por exemplo, além de evitar acidentes por excesso de peso.

Outro ponto a considerar é que, quanto menor o número de viagens, menor o gasto com combustível, mão de obra e manutenção do veículo, fatores que impactam de forma direta o valor do frete, do serviço e os gastos com a frota.

Como reduzir custos no transporte de cargas
Baixe agora nosso ebook Como reduzir custos no transporte de cargas

Quando deve ser utilizado o cálculo de cubagem?

Em regra, o cálculo da cubagem é usado no transporte de mercadorias que são pesadas, mas apresentam tamanhos reduzidos, ou que ocupam muito espaço, mas são mais leves.

Além de contribuir para a seleção do veículo ideal para o transporte, o resultado do cálculo de cubagem afeta o valor do frete, como já comentamos.

Qual a diferença entre volume, cubagem e peso cubado?

Ao calcular a cubagem, é comum você se deparar com certos termos, que são semelhantes, mas possuem diferenças na sua aplicação. Acompanhe a seguir!

Volume

O volume corresponde à relação entre as dimensões da carga. Sua fórmula se dá por: comprimento X altura X largura.

Cubagem

Cubagem é um termo usado na logística para se referir ao espaço que determinada mercadoria ocupa dentro do caminhão.

Peso cubado

O peso cubado é usado pelas transportadoras para que o preço do frete se torne mais justo para o cliente. Ele é usado, por exemplo, para os casos onde a mercadoria tem uma embalagem muito grande, mas que pesa pouco.

O que isso significa? Que essa carga vai ocupar um grande espaço no caminhão, o que, consequentemente, significa tomar lugar de outros objetos. Contudo, o peso cubado influencia muito pouco no limite de peso que pode ser transportado pelo caminhão.

Planilha de Cálculo de Frete de Retorno. Baixar agora!

Cálculo do peso cubado

O cálculo do peso cubado é feito da seguinte forma:

comprimento X altura X largura X fator de cubagem

Para que o cálculo do peso cubado seja o mais fiel possível, é importante verificar as medidas das embalagens. Essas podem ser em metros ou centímetros. Já o peso tem de ser em quilos, gramas ou toneladas.

Dessa forma, sempre que elas estiverem em unidades diferentes, será necessário realizar a conversão para metros e quilos.

Como realizar o cálculo de cubagem?

Para calcular o peso cubado, é preciso multiplicar a metragem cúbica (altura X largura X comprimento) pelo fator de cubagem.

Veja o exemplo:

Suponhamos que o produto a ser deslocado pesa 2.00 kg e é composto por 3 caixas que medem cada uma 2,0 m de largura x 2,0 m de comprimento e 2,0 m de altura.

Calculando o volume das caixas

  • Volume total= 3 * (2*2*2)
  • Volume total= 24 m³

Para converter os 24 m³ em peso, você deve multiplicar a metragem cúbica pelo fator de cubagem. Para este exemplo, utilizaremos o fator padrão do transporte rodoviário (300 kg):

  • Peso cubado= volume total * fator de cubagem
  • Peso cubado= 24 * 300
  • Peso cubado= 7.200 kg

Logo, o produto transportado pesa 2.000 kg, mas ocupa o lugar de 7.200 kg dentro do veículo de carga. Dessa forma, o cálculo do frete deve ser feito com base no peso cubado de 7.200 kg.

O maior peso deve ser sempre considerado quando o assunto é cubagem.

Cálculo de consumo de combustível

Conclusões sobre o cálculo de cubagem

Em outras palavras: caso as características dos volumes fossem iguais às do exemplo anterior, mas o peso real da mercadoria fosse 12.000 kg, seria preciso considerar o peso real e não o cubado, já que 12.000 kg é maior que 7.200 kg.

Viu como o cálculo de cubagem é fundamental para você precificar o frete da sua transportadora de forma justa, e ainda garantir a rentabilidade da sua empresa? Seguindo essas dicas, todo o processo fica mais fácil!

Torne a sua operação mais segura e garanta uma qualidade de serviço e eficiência para a sua transportadora. Clique aqui e conheça nossas soluções em gerenciamento de riscos. Somos referência no mercado com o desenvolvimento de programas e softwares de segurança de alto padrão.