LinkedInFacebookXWhatsApp

Geolocalização e seu potencial na eficiência da operação de transporte

LinkedInFacebookXWhatsApp
Imagem ilustrativa de um mapa com geolocalização

A geolocalização é uma tecnologia que permite a identificação da localização geográfica de um dispositivo ou objeto em tempo real.

Na área de logística e transporte, a geolocalização tem se mostrado cada vez mais importante. Ela permite que as transportadoras tenham mais segurança em seus processos e aumentem a eficiência de suas operações.

Neste conteúdo, você entende como a geolocalização pode melhorar a eficiência no transporte de cargas e auxiliar na gestão logística da empresa. Acompanhe!

O papel da tecnologia e geolocalização para o transporte de cargas

A tecnologia permite que as empresas de transporte monitorem as suas frotas em tempo real. Com sistemas integrados aos dispositivos de geolocalização, é possível coletar dados importantes para a tomada de decisão assertiva dentro da empresa.

Dessa forma, o gestor de frotas consegue otimizar as rotas, o tempo e o custo da operação. Além do mais, a possibilidade de acompanhar em tempo real também oferece mais segurança para que a carga seja entregue sem nenhum incidente.

Assim, a tecnologia e a geolocalização são fundamentais para a eficiência e segurança no transporte de cargas.

Elas permitem que as empresas adotem soluções cada vez mais inteligentes para aumentar a produtividade com mais segurança.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Tecnologias utilizadas na geolocalização

Existem diversas tecnologias utilizadas na geolocalização. Separamos as principais para você a seguir. Acompanhe!

GPS (Sistema de Posicionamento Global)

É um sistema de navegação via satélite que permite a determinação da posição geográfica de um objeto ou pessoa com alta precisão. É muito utilizado em dispositivos móveis e sistemas de navegação.

Wi-Fi

A localização por Wi-Fi utiliza pontos de acesso Wi-Fi para identificar a localização de um dispositivo. Assim, é medida a intensidade do sinal de Wi-Fi em diferentes locais, comparando com um banco de dados de pontos de acesso conhecidos.

Radiofrequência

Essa tecnologia utiliza transmissores de rádio para determinar a localização de um dispositivo. A localização é determinada medindo a distância entre o transmissor e o dispositivo, triangulando as informações de múltiplos transmissores.

AGPS (Sistema de Posicionamento Global Assistido)

É uma variação do GPS que utiliza informações adicionais para melhorar a precisão do posicionamento.

Ele utiliza dados de localização de torres de celular e pontos de acesso Wi-Fi para ajudar a determinar a posição do dispositivo.

Além dessas tecnologias, outros recursos de geolocalização incluem Bluetooth, sensores de movimento e RFID (identificação por radiofrequência).

Cada tecnologia tem suas próprias vantagens e limitações e é usada para diferentes propósitos de geolocalização.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Como a geolocalização pode tornar os processos mais eficientes na transportadora?

Confira as principais formas de utilizar a geolocalização para melhorar os processos na transportadora.

Planejamento de rotas

Com a ajuda da geolocalização, as transportadoras podem identificar as rotas mais eficientes para as entregas. O planejamento de rotas favorece a empresa na redução de tempo e custos, além de oferecer mais segurança e menos riscos para os veículos e motoristas da frota.

Segurança da carga

A geolocalização permite que as transportadoras monitorem em tempo real a frota. Além disso, é possível utilizar sistemas de comunicação com os motoristas, para que ações sejam tomadas de forma imediata caso aconteça sinistro ou roubo de carga.

Controle na entrega

Com a geolocalização, as transportadoras podem monitorar o status da entrega de suas cargas. Através de aplicativos, como o Buonny Driver, a gestão consegue os dados em tempo real do veículo e da carga.

Isso ajuda a garantir que as entregas sejam feitas no prazo e a reduzir as possibilidades de atrasos ou falhas de entrega.

Experiência do cliente

A geolocalização permite que as transportadoras forneçam informações em tempo real sobre o status da entrega das cargas para os seus clientes.

Isso ajuda a aumentar a transparência e a confiança dos clientes na empresa, além de melhorar a experiência do cliente como um todo.

Recuperação de carga

Em caso de roubos ou extravios de carga, o sistema de geolocalização permite que as transportadoras localizem e recuperem suas cargas com mais facilidade e rapidez.

Ações mais ágeis em caso de sinistro pela geolocalização

Em caso de acidentes ou sinistros, os recursos de geolocalização permitem que as transportadoras tomem ações rápidas e efetivas para minimizar os danos e prejuízos.

Isso ajuda a garantir a segurança dos motoristas e cargas, além de reduzir o impacto negativo sobre a imagem da empresa.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

Geolocalização para aumentar a eficiência

Viu como um sistema de geolocalização pode aumentar a eficiência da sua transportadora? Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais fácil!

Confira as soluções da Buonny. Como líderes do mercado de gerenciamento de riscos, nosso objetivo é oferecer soluções inteligentes aliadas à alta tecnologia para garantir eficiência, agilidade e segurança nas operações dos nossos clientes.

Clique aqui, converse com nossos especialistas e entenda como as nossas soluções podem trazer melhores resultados para a sua transportadora.